quinta-feira, 10 de junho de 2010

Três Lagoas, Mato Grosso DO SUL! – 1


Estive lá esta semana para participar da Semana de Comunicação da Faculdade AEMS. Um vôo rápido e confortável até Araçatuba +  150km de estrada boa até Três Lagoas, MS, e pronto.

A expressão “outro mundo” é inevitável. Lugar muito plano, com ocupação também plana (sobre espaço...) fácil de imaginar no calor (estava frio!). Segundo meus anfitriões, por ser cercada de rios,  “parece uma panela Wok”, aquela que cozinha no vapor. Signos de agropecuária pra todo lado – caminhões enormes, chapéus de boiadeiro, lojas de implementos.

Não deu tempo de ver muita coisa da cidade, então quase tudo que eu soube dela foi pelo que os moradores me contaram:

“Três Lagoas cresceu muito nos últimos anos; estamos na expectativa do censo para dizer se a população passou de cem mil pessoas (como acredita a prefeita). Vieram para cá uma papeleira, uma siderúrgica...”
 
“A terra aqui é muito boa, a água brota fácil... Você espeta e já aflora o Aquífero Guarani. O eucalipto que leva sete anos pra brotar na China aqui cresce em três” (Não lembro se foram esses os números exatos, mas a proporção era essa).

“Agora já tem asfalto pela cidade toda, bem mais do que uns anos atrás. Mas não fizeram saneamento, drenagem...”

“Ali tem a termoelétrica do Lula. O gasoduto passa no meio da avenida”.

“Outro dia teve um vazamento da papeleira. A gente teve de cancelar as aulas na faculdade. Agora eles estão tendo de investir em medidas de controle ambiental”

“Aqui tem muita bicicleta e tem ciclovia, mas eles não respeitam muito, não”. “Eles quem” ? “Os ciclistas”.

“Tá vendo esse centro de eventos? Foi feito com dinheiro de uma compensação ambiental da CESP, que era no valor de 18 milhões. Vc acha???”

“Aqui tudo tem o nome do [Senador] Ramez Tebet”. (Que foi muito importante na história da cidade do estado morreu há pouco tempo; a prefeita é filha dele)

“Faz uma década que dizem que vão fazer uma ponte nova aqui, entre Três Lagoas e Castilho (SP). Precisa, viu, porque só tem a ponte em cima da Barragem, então todo mundo tem de vir pra cá. E é pra ser uma ponte rodoferroviária; precisa muito, porque a ponte ferroviária é velha demais. Os trens tem de circular com no máximo 20 vagões [outro número que eu não tenho certeza... Será que ele disse 30?], e podia ter muito mais. Compromete a produtividade”.

“Daqui se transporta mercadoria direto para o Porto de Paranaguá. Nem precisa de motor, a gravidade faz o serviço. Mas sai caro, porque cobram taxas altíssimas”.

“Saiu uma matéria no Correio aqui do estado dizendo que nosso maior prejuízo é com sonegação. Aí você vê o posto fiscal e realmente é uma piada”.

“Nosso Cristo é um fenômeno. Ele foi feito por um artesão de Corumbá e veio de trem. Era igual ao do Rio, com os braços abertos. Mas pra vir deitado no trem, teriam de cortar todas as árvores no caminho. Botaram ele de pé – aí não passavam nos fios. Resultado: cortaram os braços na altura do cotovelo e colocaram em outra posição, como se estivesse dando uma benção. Mas imagina o que o pessoal faz de piada – que o Cristo está sendo assaltado, ou fazendo um sinal não muito religioso...”

“A gente tá a 6km de São Paulo, mas as referências locais são sempre Campo Grande. Era tão fácil ir pra Araçatuba, Rio Preto...”

“Aqui pra baixo do rio é lindo. Você tem de vir no festival de pesca em Castilho em agosto e conhecer o “Pantanal Paulista”.”

Fiquei em frente a uma lagoa, lindo cenário. “Anos atrás, isso aqui estava abandonado, não tinha nada urbanizado. Agora tem calçada, pista, luz... A prefeita deu um bom trato. Mas não pode bicicleta nem cachorro, ‘cê acha?!”

“Às vezes vem artista aqui fazer show, aí sabe como é, o cara viaja tanto que nem sabe direito onde está. Outro dia teve um que passou o show inteiro falando “E aí, Sete Lagoas”!
“Quando o cara faz uma saudação ao “Mato Grosso”, o pessoal grita “Do Sul”!

"Naquela palmeiras moram casais de Arara Azul. Todo fim de tarde elas fazem uma revoada pela cidade" (Eu vi quatro araras, lindas!)

“Três Lagoas é o centro do Brasil. O Mato Grosso do Sul é o centro do Mercosul. Este lugar é muito especial”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.