sexta-feira, 13 de agosto de 2010

#Falaréfácil

Entre os muitos pontos do debate de ontem (entre candidatos ao governo do estado) que merecem um comentário, quero realçar um que revela o quanto alguns deles vivem em um mundo que não tem a menor relação com a realidade dos desafios de um governante.

Do site da Band, com grifo meu:
Mercadante foi o terceiro a perguntar e direcionou seu questionamento a Skaf. O petista questionou o empresário sobre a questão da educação e da progressão continuada, na qual os alunos não são reprovados.


“No SESI tínhamos a progressão continuada e eu mandei acabar com isso”. Skaf completou dizendo que os alunos devem ir para a escola para aprender e o fim dessa forma de aprovação dos alunos não trouxe evasão ao SESI, pelo contrário, “há filas para estudar no SESI”, disse. “Nós temos que buscar excelência na educação”, completou.

Pois é, Skaf. O SESI recebe uma fortuna em recursos oriundos de contribuições compulsórias, conforme a 5.107 de 1966 (para quem reclama tanto de imposto, pedágio... Contribuição compulsória td bem,né? O_õ).

Em geral, emprega muito bem esses recursos, apesar de um escorregão aqui, outro ali (como a propaganda em que você apareceu meses atrás, que certamente custou uma fortuna no pagamento das longas inserções na TV... >:o/).

Pois bem, o SESI recebe recursos exclusivamente para "promover a qualidade de vida do trabalhador" e se gaba - com motivos - da qualidade de suas escolas. Só que... elas tem fila, veja só. Funciona assim: o Sesi diz "eu tenho x vagas". Lotadas as vagas... "Desculpem, não podemos atendê-los".

Governo é diferente, candidato. Se houver 50 vagas e 200 alunos, não dá pra fechar a porta e dizer "Lotado". Tem de dar um jeito. Aumentar o número de alunos por classe, o número de turnos por escola. Construir escolas (encontrar terrenos, licitar, fazer a obra, equipar). Fazer concursos, contratar professores. Aumentar despesas, agora e para sempre (custeio dos novos equipamentos, milhões de aposentadorias etc). Tem de atender a demanda - que é IMENSA.

Se o SESI não tem o menor compromisso com a fila, fica mais fácil manter a qualidade. Mas governo não pode dizer "é pra quem chegar primeiro".

Se a Educação precisa melhorar? CLARO que precisa. Quem estiver satisfeito com o nível da escola pública no Brasil - e olha que São Paulo tem médias melhores que o restante do país - é conformado demais para o meu gosto.

Mas prometer, como passe de mágica, "período integral para todos!", como Skaf chegou a fazer, é irresponsabilidade.

Se ele precisasse, com os mesmos recursos, dobrar a oferta de vagas no SESI, conseguiria?

>>>>
Atenção para os números:

O estado de São Paulo tem
5.610 escolas
160,4 mil docentes
2,7 milhões de alunos no ensino fundamental
1,5 milhões de alunos no ensino médio

O número de ALUNOS é igual a TODA a população de Salvador (2,8 milhões) + TODA a população de Porto Alegre (1,4 milhão).
 
Mais respeito com São Paulo, candidatos.

15 comentários:

  1. Pois é Soninha, concordo com você quanto à incoerência da resposta do Skaff. Além disso, vejo como os debates são apenas superficiais. Os candidatos criticam uns aos outros, mas não apresentam propostas concretas. O que você acha disso?

    ResponderExcluir
  2. Você falou, falou e não disse nada.
    A questão não é o Sesi e sim a progressão continuada, entendeu.
    Fale sobre ela e não fique desviando o foco.

    ResponderExcluir
  3. Soninha, por que não acabamos com as escolas particulares no Brasil?
    Assim os políticos teriam de pôr os seus filhos na escola e aí teríamos a qualidade tão esperada.
    Utopia né? deixa pra lá...

    ResponderExcluir
  4. estava escrevendo um comentario monstro aqui de como o PSDB ignora a educação de São Paulo. mas cliquei num link to favoritos e apagou tudo. volto outra hora e escrevo. mas a decepção em vê-la apoiar o psdb ainda é grande. e aquele texto sobre o jogo sujo do PT e como o Serra era bonzinho e tal, não sei, acho pouco. são muitos fatos de que o psdb governa pra elite e não tá nem aí se o povo não recebe a educação adequada. mas volto outra hora.

    abs

    ResponderExcluir
  5. Oi Soninha, acompanho seu blog desde 2008, sua transparência é o que mais me admira. Concordo com seus argumentos acima, mas estou curioso pra saber se você derrepente vai comentar alguns deslizes ou equivocos do Alckmin também, citando o nome dele.

    ResponderExcluir
  6. Só esqueceu de falar o que vocẽ acha da aprovação automática soninha...

    ResponderExcluir
  7. Sinto vergonha de um dia ter votado em voce. Vc poderia estar na campanha de qualquer candidato, da Marina, da Dilma, Plinio até do Rui Costa Pimenta, menos do senhor Serra. Quem é seu segundo candidato ao senado ? O Quercia? Vc é a maior decepção eleitoral que tive na vida....

    ResponderExcluir
  8. Estou cansada de ver o pessoal detonando nosso Estado. Se o Lula fez tanto pelo Brasil e vai dar "continuidade" c/a Dilma, como é que o nº de migrantes nordestinos em SP triplicou? Como é que podemos suprir empregos, escolas, moradia, saúde prá toda essa gente? Isso ngm fala, o Lula não fala e esse povo bobão acreditando em coisa q não é verídica. NENHUM Governador dá conta de suprir a quantidade de MIGRAÇÃO que temos aqui. Vc planeja que vai ter que educar 100 e qdo vê tem 1000! Antes de descerem o cacete, olhem pro todo e prá outros Estados. Criticar não adianta - precisamos de idéias, alternativas e soluções.

    ResponderExcluir
  9. Soninha,

    Esta mensagem é apenas para dizer que admiro muito você.
    Espero um dia ve-la em algum cargo majoritário. E que você nunca deixe de ter as opiniões e as posições que tem. Porque você é a nossa última esperança na política. Não deixe o sistema te engolir.
    Quanto ao Serra, não voto nele. Mas respeito sua opção.

    Marcelo Jacob

    ResponderExcluir
  10. Soninha, alguém que apoia o Serra deve concordar entao com o trabalho que vem sendo feito a quase duas décadas em relação à educação em Sao Paulo... Dizer que o estado tem uma das melhores medias do país não quer dizer nada. Voce poderia citar que, na ultima avaliacao, alunos do 3o ano do Ensino Médio tiveram medias menores ou iguais aos do último ano do Ens. Fundamental. E nem vou comentar sobre as universidades... ou sobre o projeto que nao saiu do papel de doar 50 reais ao aluno que conseguir melhorar seu rendimento escolar...
    O projeto PSDB para a educacao em Sao Paulo é uma lastima, fracassada em todos seus aspectos e voce vem criticar o Skaf ...
    Francamente soninha, isso é pior do que apoiar o Serra... decepção.
    abs

    ResponderExcluir
  11. Moraes,

    O Serra governou o estado nos últimos 3 anos e meio, não nos últimos 20. Eu eu concordo que a qualidade da educação despencou nos últimos anos, por muitas razões, mas o Serra fez esforços que começaram a mudar o quadro. Devagar, com muita dificuldade, porque consertar a educação não é como reformar um prédio. E que esforços foram esses? Coisas muito diferentes, desde coibir o absenteísmo - o que está longe de ser resolvido; a quantidade de faltas na rede pública é um escândalo, e nem todas as ausências tem razões aceitáveis - até recompensar os professores com mais aplicação e melhores resultados etc. O estado tem uma das melhores médias do país sim - infelizmente, nos outros estados as coisas conseguem ser piores do que aqui, apesar da população muito menor (e é evidente que quanto maiores os aglomerados urbanos, por exemplo, mais difíceis ficam todas as coisas. A população da Região Norte inteira é pouca coisa maior que a do município de São Paulo!). E por isso tudo eu insisto que é bizarro um
    candidato invocar sua própria experiência lembrando que tem escolas de ótima qualidade - com fila na porta... Ter de atender 15 pessoas é completamente diferente de ter de atender 150.

    ResponderExcluir
  12. Para esclarecer, "a questão" do meu post não é a progressão continuada, é a superficialidade das promessas que não levam em conta o tamanho do estado de São Paulo - e, por extensão, o tamanho e complexidade dos problemas. Em outro texto, posso discutir progressão continuada, ensino em tempo integral, número de alunos em sala de aula, etc. Só para começo de conversa, reproduzo o que escrevi no Twitter durante o debate: confundir progressão continuada com "aprovação automática" ou "empurroterapia", na teoria ou na prática, é um erro grave. Progressão continuada significa que um ciclo completo de aprendizagem tem 2 anos (mais razoável do que 4, como já foi estabelecido antes), ou seja, espera-se que o aprendizado esteja concluído em um prazo mais longo, com a possibilidade de recuperação ao longo dele. E quem inventou isso, e por que? Especialistas em educação que avaliaram o peso da repetência nas primeiras séries. Separar-se dos amigos, ser "o repetente", voltar TUDO para trás, ver tudo de novo do zero... O que muitas vezes, sem acompanhamento adequado, é contraproducente.Não basta rever a matéria toda de novo para que a matéria "entre na cabeça", como às vezes se diz. E os casos de alunos que repetiram "3 vezes a primeira série" muitas vezes resultam em evasão escolar, o que é gravíssimo. Enfim, o conceito da progressão é perfeito. Não é seguir em frente sem ter aprendido, é ir reforçando o aprendizado em cada passo. Se na prática é assim, é OUTRA história. Com progressão continuada ou com repetência anual, temos problemas SÉRIOS na Educação: ambientes conturbados dentro e fora da escola, famílias desfuncionais, pais com baixa escolaridade, problemas de saúde interferindo no aprendizado, professores despreparados ou absolutamente inadequados para a função (dar aula não pode ser "um emprego que apareceu", tem de ter VOCAÇÃO, por mais antiquado que pareça - vale para um garçom, um médico, um artista, um policial...), diretores completamente desinteressados da qualidade na educação e, muitas vezes, orientação política equivocada. A educação pública é cheia de dramas e tragédias, é comum se escolher um lado como "o vilão" (em geral, "o governo" - mas há quem culpe os alunos, a família, os professores). Não é certo "culpar" uma categoria toda, mas é necessário reconhecer a responsabilidade de todas as partes envolvidas (e, quando for o caso, o papel de cada INDIVÍDUO - que é o que eu defendo, por exemplo, em relação à violência nos estádios - há mil fatores envolvidos blábláblá, mas se um cara dá uma porretada em outro, esse cara tem de ser penalizado. Não adiante banir as organizadas, esvaziar as arquibancadas etc se esse cara for para casa impune). Agora há pouco, minha sobrinha estava contando o horror que vive na escola pública em que estuda. A diretora oscila entre o rigor extremo (marca falta para o professor que chegue dez minutos atrasado)e a esculhambação (ela mesma vive ausente). São muitas as escolas em que o diretor ou diretora faz da vida de todos um inferno - professores, alunos, funcionários. Aí não há prefeito, governador, Secretário, ministro que dê conta. Enfim, eu ia responder só as duas primeiras linhas, mas não resisti. Pra concluir: se eu fosse governadora, ou quando for prefeita, uma das primeiras medidas em relação à Educação será garantir que TODAS as escolas tenham Conselhos de Escola atuantes - com pais, professores, alunos, ex-alunos. Porque só o envolvimento real da sociedade lá na ponta, em torno de cada uma das mais de cinco mil escolas, pode fazer as coisas mudarem de verdade.

    ResponderExcluir
  13. (parte 1)

    Soninha, gostaria muito que respondesse a esse meu comentário. Meu voto pra presidente depende muito disso.

    Assinei o feed de seu blog por um bom tempo, mas por falta de tempo tive que sair cortando várias das minhas leituras habituais que não fossem diretamente ligadas aos temas com que trabalho (área de tecnologia). E vale dizer que seguia seu blog, antes de mais nada, por admirar sua trajetória política, já que não sou de São Paulo e alguns dos temas que você trata às vezes estivam muito distantes de minha realidade, mais ainda assim, nos debates "mais universais" ler o seu blog sempre foi um prazer.

    Pois bem, nessa eleição eu estava convicto que o meu voto deveria ir para o Serra.

    Isso por admirar sua trajetória política e acadêmica (seus trabalhos em economia), a coerência dos seus discursos e suas atuações à frente do Ministério da Saúde, do governo do estado de São Paulo e da prefeitura da capital. Mesmo não morando em SP, busquei me informar bastante sobre as gestões locais do Serra, pois valorizo muito o meu voto, neste caso pra presidente.

    A questão é que eu estava conversando com um amigo que irá votar na Dilma, e ele, que está longe de ser um militante ou algo do tipo, me mandou um link, que acabaram por me deixar indeciso sobre uma opção de voto que parecia certa há tempos.

    Eis o link: http://www.pt.org.br/portalpt/dados/bancoimg/100820164847Cartilha_REVISADA_FINAL_SITE_Layout_1.pdf

    Sabia que link era do site do PT, e que isso tem grandes chances de gerar algo tendencioso, o que me levou a pesquisar alguns desses números em sites dos grandes jornais (Folha de S. Paul, Estadão, JB, Correio Brasiliense...) e todos os gráficos dos que eu vi estavam bem próximos do que o relatório do site PT mostrava, com algumas pequenas distorções, mas que não mudam a essência do resultado. Procurei por taxas de emprego, aumento do salário mínimo, balança comercial, avanços na educação, aumento dos investimentos em saúde, tamanho da dívida pública, volume de investimentos... e está tudo correto (como eu disse, com diferenças mínimas).

    ResponderExcluir
  14. (parte 2)

    O caso é eu sempre encarei grande parte dos avanços do atual governo como uma continuidade de várias das conquistas do governo do Fernando Henrique. Mas olhando os gráficos mostrados nesse relatório (ao que parece, verdadeiro) o que se vê é que os avanços do Fernando Henrique vinham num determinado ritmo durante seus 8 anos de governo, mas ar partir do governo Lula houve saltos estrondosos. A maioria dos gráficos vem com uma linha de crescimento constante até 2002, mas a partir de 2003 sofrem uma enorme “aceleração” no seu crescimento, bem acima da linha contínua que vinha se desenhando no governo do PSDB.

    A impressão que eu fiquei é que o governo do PT, mesmo que tenha feito muito das mesmas coisas que fez o governo do PSDB, fez quase tudo de forma mais eficiente, trazendo resultados bem melhores que o governo anterior, ainda que o governo anterior tenha tido resultados positivos.

    Soninha, sei que você está envolvida na campanha do Serra, então gostaria de lhe pedir que por favor respondesse a esse meu comentário, com o porquê eu (e muitos eleitores, leitores do seu blog) deveriam manter o voto para presidente no PSDB, mesmo diante de números que dizem o governo feito pelo PT (ao menos em nível nacional) foi melhor.

    Eu ficaria muito agradecido se você fizesse um post contestando esses números, ou postasse algum link de algum relatório parecido elaborado pelo PSDB, algo assim. Fiquei mesmo em dúvida sobre se é mesmo a melhor opção votar no Serra. Por confiar em você é que estou te pedindo isso, justamente porque não fico muito entusiasmado em recorrer a muitos blogueiros e militantes que estão sempre dispostos a uma guerrinha maniqueista, em que “o meu candidato é o máximo e o outro é uma porcaria”. Confio e você.

    Espero retorno. Um abraço e obrigado desde já.

    Felipe Souza

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.