segunda-feira, 9 de agosto de 2010

"Resposta a L.Dalle"

Meses atrás, na minha comunidade no Ning (http://www.soninhafrancine.ning.com/), alguém - o L. Dalle do título; o nome dele já circulou demais na Rede à sua revelia e sem a menor intenção da minha parte - perguntou se era verdade que eu ia apoiar o Serra na eleição para presidente e pediu que eu explicasse esse apoio. Respondi na mesma hora, de maneira bem informal (palavrões e tudo), e a mensagem acabou sendo reproduzida muitas vezes por email. Muitas vezes me procuraram para confirmar: "O texto é seu mesmo?". Hoje procuraram de novo; fui procurar a publicação original lá no Ning e o diabo do link não estava abrindo. Então, na dúvida, republico aqui no blog... Com a tentação de revisar, escrever melhor um trecho ou outro (como acontece com qualquer texto meu), mas resistindo a ela e mantendo exatamente o que escrevi naquela madrugada. [Mentira: acabo de corrigir uma crase. Aí não dá pra deixar].

***
"Posso explicar, sim. Talvez não em poucas palavras, mas em muitas informações sobre o que vi, vivi e aprendi nos últimos anos. Pra não deixar sem nenhuma resposta agora, posso resumir assim:


- Descobri que o meio em que eu vivia - de petistas - inventava muitas barbaridades sobre o Serra. Por que o Serra? Não sei, talvez porque ele tenha sido o candidato do governo à sucessão do Fernando Henrique, portanto rival direto do Lula na disputa presidencial... Porque os petistas já pintavam os tucanos como o fel da terra (e eu, mesmo quando era do PT, achava isso um pouco absurdo), e o Serra como o próprio Satanás. Só que os fatos, mesmo vistos de longe, já desmentiam algumas coisas que diziam sobre ele: como ele podia ser "queridinho" da grande mídia quando comprava briga contra a publicidade de cigarro, por exemplo - que era uma baita fonte de receita para os meios de comunicação? E como ele era parte da elite imperialista internacional, quando foi à OMC e lutou contra os lobbys e cartéis da indústria farmacêutica, conseguindo as quebras de patente em nome da saúde pública dos países mais pobres?

Mesmo com esses fatos, eu acreditava nas versões do PT... Afinal, o PT era o meu partido, eu tendia a concordar com tudo... Pensava: "Ok, eles fez uma ou duas coisas importantes, corajosas, mas nem por isso é uma pessoa decente". O PT dizia que ele era covarde, porque tinha "fugido" da ditadura... Que era um manipulador ardiloso, porque "armou" um flagrante pra Roseana Sarney (se bem que eu já pensava naquela época: o marido da Roseana Sarney tem um milhão e meio de reais de origem desconhecida e a culpa é do Serra?).

Enfim, eu o detestava. Até ser vereadora e ele, prefeito. E descobrir que o demônio que pintavam não era nada daquilo. Mal humorado, impaciente, carrancudo, ríspido demais às vezes? Sim. Mau caráter? Não.

Em 2005, começo do meu mandato, o Serra me recebeu (a meu pedido), ouviu atentamente tudo o que eu disse e reconheceu que estava equivocado em algumas medidas que havia tomado como prefeito. Na manhã seguinte, desfez o que tinha feito. Depois, me procurou inúmeras vezes para perguntar de assuntos que acreditava que eu conhecesse melhor do que ele - políticas de juventude, meio ambiente, cultura. Cansei de vê-lo pedindo idéias, sugestões, opiniões. O contrário do que diziam dele...

Enquanto isso, o PT - que era o meu partido - continuava inventando, mentindo. Uma barbaridade. Analisava um projeto de lei enviado à Câmara pelo prefeito, concluía que o projeto era muito bom e... No plenário da Câmara, fazia DE TUDO para barrar o projeto. Saía do plenário para não dar quórum, subia na tribuna e passava meia hora falando horrores de um projeto que TINHA CONSIDERADO BOM - apenas para prejudicar "os tucanos" na eleição seguinte. Mesmo assim, mesmo no meio da guerra mais suja - petistas espalhavam mentiras para assustar a população, uma coisa realmente horrorosa - se chegasse um Projeto de Lei de um vereador do PT e ele considerasse o projeto bom para a cidade, ele sancionava (isto é, aprovava). E se chegasse um Projeto de Lei de um vereador do PSDB e ele considerasse o projeto ruim para a cidade, ele vetava. Aliás, nós ficamos amigos, e ele... vetou vários projetos meus. Ou seja, um comportamento REPUBLICANO, de respeito à Casa Legislativa e ao interesse coletivo. Mas o PT continuava espalhando que ele era autoritário, mentiroso, privatista, neoliberal... E que era repressor, "inimigo dos pobres", "amigo das elites", tudo de pior no mundo.

Mas o Serra ia fazendo coisas muito legais na cidade - criou a Coordenadoria da Diversidade Sexual, a Secretaria da Pessoa com Deficiência... O Centro de Juventude da Cachoeirinha, que é do cacete... Pegou um esqueleto que estava lá abandonado desde o Janio Quadros e fez um troço muito legal. Terminou o primeiro trecho do maldito Fura-Fila do Pitta, que também estava abandonado. Voltou atrás na história dos CEUS - porque essa foi uma das coisas que eu consegui convencê-lo de que ele estava errado - e mandou fazer vários outros, mantendo o nome "CEU" (bandeira da Marta...). Idem com os Telecentros - que os petistas diziam que ele "destruir", transformar em Acessa São Paulo, que era bem diferente... Criou a Virada Cultural. Fez os benditos hospitais de Cidade Tiradentes e do M'Boi Mirim - que o PT anunciava que a Marta tinha feito, quando na verdade ela não tinha começado nem a cavar o alicerce... Sem falar que a Marta, que passou os 2 primeiros anos de seu governo sanando as contas da prefeitura detonadas pelo Pitta, passou os dois últimos anos destroçando as contas da prefeitura - e deixou dívidas absurdas, contratos temerários de 20 anos assinados "no apagar das luzes"... O Serra deu muita força para a Secretaria do Meio Ambiente, que sempre era das mais pobrezinhas. E chamou para trabalhar com ele pessoas que tinham trabalhado com a Marta, sem a menor hesitação, sem rancor e ressentimento, porque considerava que elas eram competentes.

Enfim, eu VI, eu testemunhei, condutas absurdas do meu partido - e condutas admiráveis do Serra, que o meu partido pintava como o enviado do capeta.

Resultado: (lembre-se, este é um resumo, a história completa é uma enciclopédia) saí do PT, que foi se distanciando barbaramente dos ideais que pregava, adotando o "vale tudo" (pra governar, pra ser oposição), e fui para um partido de oposição. Que hoje apóia o Serra para presidente, assim como eu.

E eu nem falei do governo do estado... De mais uma seqüência enorme de mentiras e terrorismos, como de costume ("ele vai privatizar o metrô!"; "ele publicou decretos para acabar com a autonomia universitária!"), e, da parte dele, realizações admiráveis, mais ainda para quem ficou 3 anos e pouco no governo (e 1 ano e meio na prefeitura). Uma lista de pontos em que a atuação dele me agrada muito: trens metropolitanos, metrô, meio ambiente, cultura, pessoa com deficiência... E outros mais.

Se você odeia o Serra como eu odiava, eu sei que não vai mudar de idéia assim tão fácil. Não tenho essa pretensão. Mas gostaria que você acreditasse em mim: é com muita convicção que eu voto nele, baseada nos meus 6 anos de vida mergulhada integralmente na política.

Abração
Soninha"
 
>>>
Depois eu gravei um vídeo para o Rede Mobiliza no mesmo teor: http://www.youtube.com/watch?v=gBBys63TrOc

10 comentários:

  1. Olá Soninha,

    Republica o texto (com as devidas revisões) para eu poder "espalhar" pela web.
    Faço parte do MEB, Não quero Dilma Rousseff Presidente, Cesar Maia, José Serra no Facebook.
    Sou ponderado e não faço comentários de baixo calão, isto é, procuro ajudar sem manchar a imagem daqueles que apóio.
    Este texto TEM que ser divulgado, é muito importante um depoimento que alguém que viveu e situação.
    (Você já deve ter visto em outros comentários meus no seu blog ;)

    Um abraço,

    Marcelo Souza Lima

    Ps.: O que vc está fazendo fora do Facebook ? vem pra cá ;)

    ResponderExcluir
  2. Bom texto Soninha.

    Sempre fui seu eleitor e confesso que fiquei (e ainda estou) perdidasso nesse seu apoio incondicional ao Serra.

    Ainda não me decidi em quem votar para presidente (complicado demais) e tenho escrito no meu blog o que acho dos programas de partido que tenho lido, rs. Depois, se tiver paciência, diga o que acha:

    http://ovocesariano.wordpress.com

    Queria muito ler o do Serra, mas essa história de Proposta Colaborativa (que parece linda), já era pra ter algum resultado não?

    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Soninha

    Eu não odeio o Serra, e não sabia que você o odiava há algum tempo atrás, pois nunca achei que fosse do seu feitio odiar alguém (você já não era budista nessa época?)

    Eu apenas não quero votar nele.

    Aliás, nem é isso, eu apenas quero votar num outro projeto que eu acho que está dando certo para o Brasil.

    E nunca vou tentar convencer você ou a ninguém, pois acho que assim como você tem 6 anos de política - eu acho que é mais, na verdade, pois você sempre fez política, ainda que não a partidária - todos nós temos uma trajetória de vida, de política talvez, todos nós temos a capacidade de discernimento para escolher a proposta na qual votar.

    Você está convicta e satisfeita com o seu voto, eu estou convicto e satisfeito com o meu.

    Ódio não é bom conselheiro nunca.

    boa sorte para você, sempre!

    ResponderExcluir
  4. Você tem meu voto, o Serra não. Pagar um dos IPVA's mais caros do país e deixar uma grana violenta nos pedágios de nosso estado é algo um tanto equivocado, não é?

    ResponderExcluir
  5. Soninha, admiro você demais. Podia ter ficado na mídia e ser "só" uma celebridade, mas acredita em fazer a diferença e foi atrás. Queria você de Presidente.

    Não acredito na política na maioria dos países. Para mim, só funciona onde a impunidade é mínima. E aqui no Brasil... todos farinha do mesmo saco, os mesmos escândalos e o mesmo desinteresse pela mudança real. Quem é eleito, é eleito para servir a SI, ter uma "boquinha". E aí é nepotismo puro. O problema é endêmico demais e geral demais para resolver com o voto. Vai dos policiais que aceitam 10mil para livrar o atropelador do crime até o Presidente que deixa seu filho vender uma empresa para uma telecom com interesses estatais (conflito de interesses? Quiéisso...).

    Dito tudo isso, sempre a vi como alguém diferente. Nas seguidas eleições em que anulei meu voto, já há 15 anos, as que votei em alguém foi em você (quer dizer, apesar de não ser petista votei no Lula - no primeiro mandato. Achei que seu idealismo talvez gerasse alguma mudança... claro que a decepção foi total, não mudou nada, os mesmos escândalos com personagens diferentes - e vários personagens recorrentes. Voltei a anular desde então). Ouvir você dizer isso do Serra...... me faz pensar. De verdade. Não confio no PSDB (ou PT, ou qualquer outro partido, na verdade), todos esquecem os escândalos do governo FHC também, em "tarifas para a saúde" que a saúde não viu mais que 10%, focam só no Lula - para mim, ESTÁ TUDO IGUAL. Nunca acreditei nesse papo de "votar no menos pior", mas seu texto me fez pensar.

    ResponderExcluir
  6. Não sabia que você se comportava dessa forma quando estava no PT. Que bom que mudou.

    Eu passei muito tempo também dando ouvidos a esse tipo de gente, que faz do apedrejamento um esporte. Mas, há algum tempo adotei essa postura mais cartesiana: julgo apenas pelas minhas experiencias.

    Assim, votei em você, por exemplo, embora petista, porque gostava das suas ideias e da atenção que dava aos leitores em seu antigo blog, que conheci apenas por causa dos comentários de futebol - não escreve mais sobre futebol?

    E faz tempo que vejo o PT como um partido que se mantém a base de mentiras. Depois de tudo que vi esse partido fazer contra FHC e o Plano Real, depois de ver que mesmo tendo o apoio de FHC na transição e mesmo tendo o apoio do PSDB no inicio do atual governo essa gente não conseguia mostrar um traço de civilidade, passei a ver com muita desconfiança o PT.

    Mais recentemente, com a tentativa de obrigar advogados e médicos a delatarem clientes (sou advogado), com a tentativa de silenciar o IBGE, com as reiteradas tentativas de censura e com a violação de direitos individuais, passei a odiar esse partido.

    ResponderExcluir
  7. Soninha, adoro vc e adorei o seu texto.

    Só não entendo o porque textos como o seu, depoimentos tão fortes não chegam às grandes massas, à televisão aberta, não a midia "fehcada" das redes sociais. Não entendo porque depoimentos como o seu não fazem barulho, não são mencionados nos palanques e nos programas eleitorais gratuitos.
    Enfim, não entendo como um depoimento tão sério e verdadeiro como o seu não é explicito para as grandes massas como no nordeste, agreste, norte, centro-oeste, enfim, para os 190 milhões de brasileiros.
    Espero de verdade que o povo esteja certo, senão viveremos mais 4 anos na penumbra de um partido rancoroso, de quem que quem governa realmente está nos bastidores e não na frente do povo.

    Bj

    Silvia

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.