segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Mundo pequeno

1
Hoje à tarde participei de um debate na BBC (rádio e Blog) sobre a participação das mulheres na política. A transmissão foi ancorada de uma convenção do Partido Trabalhista na Inglaterra, com a participação de parlamentares mulheres de Joanesburgo, Ruanda e Bélgica. Incrível como algumas coisas são diferentes - nos Países Baixos, a representação feminina no Parlamento europeu é de 2/3! Em Ruanda, 60% das parlamentares são mulheres! Incrível como são parecidas - a discussão sobre cotas é onipresente, bem como a sobrecarga que as mulheres sofrem por ainda serem as maiores responsáveis por família, filhos, parentes mais velhos.

2
Na saída do estúdio, procurei um velho amigo, colega dos tempos de teatro amador, que trabalha no mesmo prédio. Nos idos de 84, o teatro era minha vida. O diretor, da Convergência Socialista, nos levava para "agitar" o Sated, onde ele fazia oposição ao Celso Frateschi :o).Nessa época estudei muito; foi quando li um volume do Capital (uma xerox em espanhol :oP) e traduzi um dicionário inteiro sobre Surrealismo, entre outras mil leituras. Meu amigo, o Laerte, contou que um professor dele na universidade, ao saber que ele tinha participado de uma montagem de A Gota D'Agua, comentou: "Eu vi". "Não, você deve ter visto a montagem famosa da Bibi Ferreira, a nossa não era 'famosa'". "Não, eu vi a sua. A Soninha fazia o papel de Joana, não fazia?". Incrível. Era a nossa montagem mesmo. Aliás, anos atrás o professor tinha mencionado isso em email para a ESPN, e ele se lembra de eu ter dito: "Só você e a minha mãe conhecem essa montagem!". 

3
Na ida para o estúdio, o motorista de táxi me reconheceu e começou a falar sobre política. Disse que um dia pegou um assessor do Aécio; percebeu pelas conversas dele no telefone. Ao chegar ao destino (aeroporto), não se conteve - "Desculpe, não pude deixar de perceber o que o senhor faz. Queria dizer que não entendo por que o Aécio não sai de vice do José Serra". O assessor não falou nada, mas na hora que desceu do carro, antes de fechar a porta, respondeu.
 Depois da eleição eu conto o que ele disse.
Mundo pequeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.