quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

"É pra já" - o caso do Fórum da Lapa (parte 2)

[Obs: este texto foi escrito em maio de 2010]

A área sugerida pelo ex-Subprefeito, Adaucto Durigan, no evento promovido pelo Jornal da Gente, é ocupada pelo galpão de alegorias da Escola de Samba Águia de Ouro. A prefeitura tem o projeto “Cidade dos Sonhos”, que terá 12 galpões para Escolas de Samba – enquanto não está pronto, todas as Escolas precisam ter instalações próprias, onde desenvolvem projetos para o Carnaval e atividades o ano todo. Além disso, a quadra de ensaio da Águia está sendo desalojada dos baixos do viaduto Pompéia em função de uma nova alça de retorno a ser construída com recursos da Operação Urbana para desafogar o trânsito daquela região.

Ninguém é obrigado e gostar de Escolas de Samba (há muita gente que não gosta), mas elas tem sua importância para a cidade e precisam de espaço para suas atividades - e não é um espaço qualquer (de novo, há o problema do impacto de vizinhança...). Desde que eu era candidata a vereadora, acompanho o “drama” de escolas (não só do Grupo Especial) para terem uma sede. Em parte, elas mesmas tem a responsabilidade de encontrar e manter um lugar, mas a prefeitura também pode/deve colaborar, na expectativa de retorno na forma de ação cultural, social e de geração de renda.

(E eu quero ver algum político dizer “A escola de samba que encontre outro lugar...”. Na reunião com advogados e juízes é fácil, “aqui tem a Escola de Samba, mas podemos tirá-la daqui”).

***
Mas isso não é tudo. A área – que tem pouco menos de 13 mil m², portanto menos da metade da que ocupamos agora – tem outro destino previsto, além do barracão da Águia de Ouro: a instalação de Central de Triagem de materiais recicláveis a ser operada pela Coopervivabem – cooperativa que hoje trabalha no terreno da antiga Usina de Compostagem da Leopoldina.

Uma parte da área, é importante dizer, é da União (2.800 m²). Essa parte foi cedida para a prefeitura com a condição de que seja utilizada para a Central de Triagem – essa foi uma vitória da própria Cooperativa. Agora a Limpurb está correndo com a papelada para, usando recursos do governo federal (“PAC Saneamento”) e da própria prefeitura, fazer ali o galpão definitivo para a Coopervivabem, que vai ocupar cerca de 5 mil m².

[Obs: agora, em janeiro de 2011, a obra do galpão está bem adiantada, aleluia!]

***
“Falta vontade política”, opinou o ex-Subprefeito. “Vontade política” parece “abracadabra”, às vezes. Por minha vontade ("política"), estaria tudo certo, e eu cortaria a fita do Fórum...

Na reunião já citada na Secretaria da Justiça, eu vi o projeto que foi feito, prevendo a construção de um prédio de 3 andares e a ocupação de toda a área. Uma pena que tenham deixado correr o projeto sem verificar a real viabilidade de desocupação a curto prazo... Mas o Secretário (na ocasião, o Luiz Antontio Marrey) disse que, se a desocupação de metade da área fosse mais factível, ele mandaria refazer o projeto – seria mais fácil e rápido do que esperar até a prefeitura conseguir lugar para tudo o que funciona ali na José Maria de Faria.

Eu insisti nessa possibilidade - a Subprefeitura "encolheria" suas instalações, promovendo uma ocupação melhor da área (isso é possível!), e o Fórum seria redesenhado para caber em, digamos, 15 mil m² - um SENHOR terreno!

Os presentes insistiram em indicar outras áreas para instalar a Subprefeitura para poder ficar com o terreno todo.

***
De todo modo, há uma expectativa totalmente irreal de que o Fórum possa ser construído ainda este ano. Ainda que a Sub encontrasse HOJE um lugar para se mudar, imagine o quanto uma mudança desse tamanho é complicada (estou fazendo uma mini-obra na minha casa, de menos de 200m², e só dá problema; já adiei a mudança mil vezes), sem falar na licitação e construção propriamente dita.

Mas, se fosse para uma ocupação de, digamos, 13 mil m², ao menos poderíamos dizer “aqui está, podem pegar” em um prazo curto – não um tempo indefinido.

***
Muita gente já mentiu ou se iludiu com a possibilidade de fazer logo a obra do Fórum. Acho que só eu fiz o papel desagradável de falar da REALIDADE. Virei "inimiga do Fórum da Lapa". Então tá.

 [PS: Este post estava guardado no modo "rascunho" há quase um ano. Na época, não publiquei porque queria enriquecê-lo com mais fotos e mapas. Bobagem... Melhor publicar logo e acrescentar as ilustrações depois. Até porque fiquei sabendo que há uma reunião sobre o tema nos próximos dias, e já que não poderei estar lá, palpito por aqui]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.