domingo, 22 de maio de 2011

Código Florestal, parte I

Enquanto me preparo para ir à manifestação no Parque Ibirapuera contra o atual projeto de alteração do Código Florestal Brasileiro, estou lendo vários artigos sobre o tema e começo aqui a comentar um deles. É tão longo que vou dividi-lo em pedaços. Aí vai o primeiro (os grifos são meus):

O Código Florestal Tem Base Científica?
Jean Paul Metzger, Universidade de São Paulo
(Publico no Portal EcoDebate em abril de 2011)

Introdução

Existem muitas dúvidas sobre qual foi o embasamento científico que permitiu definir os parâmetros e os critérios da lei 4.771/65 de 15 de Setembro de 1965, mais conhecida como Código Florestal. 

Dentre estas dúvidas, podemos incluir as bases teóricas que permitiram definir: 

i) as larguras das Áreas de Preservação Permanente (APP);
 ii) a extensão das Reservas Legais (RL) nos diferentes biomas brasileiros; 
iii) a necessidade de se separar RL da APP, e de se manter RL com espécies nativas; e
iv) a possibilidade de se agrupar as RL de diferentes proprietários em fragmentos maiores

Neste artigo, eu procuro analisar estas questões, procurando entender se os avanços da ciência nos últimos 45 anos permitem, ou não, sustentar o Código Florestal de 1965 e suas modificações ocorridas posteriormente.

Esse trabalho não tem por objetivo fazer uma compilação completa de trabalhos científicos relacionados ao Código Florestal, objetivo esse que demandaria um tempo e esforço muito mais amplo. Dada a minha especialidade, eu vou me limitar à discussão dos quatro pontos acima, para os quais a ecologia tem importantes contribuições. Ademais, eu me ative a trabalhos feitos em ecossistemas brasileiros, para considerar a complexidade e as particularidades destes sistemas. Limitei também a busca a trabalhos com amplo respaldo internacional, dando assim preferência a artigos publicados em revistas científicas internacionais e/ou compilados pelos sistemas Scopus (http://www.scopus.com/) ou ISI Web of Knowledge (http://apps.isiknowledge.com/).

******
Resumindo, pois, a questão: trabalhos científicos dos últimos tempos, com algum indicador de confiabilidade e referentes especificamente aos ecossistemas brasileiros, confirmam o que foi estabelecido no Código Florestal de 1965 ou apontariam a necessidade de mudanças?

Segue no próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.