quarta-feira, 11 de maio de 2011

"Tarifa zero"

Estou ouvindo agora o áudio do debate "Tarifa Zero é Possível?". Vou ver se alguém me convence da possibilidade, ehehe.

Na verdade, a pergunta deveria ser outra: "Tarifa Zero é desejável?"; "É melhor?"; "Existe?"

Há uma frase famosa em Economia - não, não me lembro o autor agora, mas é manjadérrimo: "Não existe almoço grátis".

Tudo nessa vida tem um custo, esse custo é bancado por alguém. Por muitos ou por poucos; em divisão igual ou desigual; de uma vez só ou ao longo de muito tempo.

O transporte coletivo tem um custo (ah, vá). Veículos (aquisição, manutenção, revisão, seguro, estacionamento, impostos), combustível, trabalhadores (salários, benefícios, impostos, indenizações), terminais, etc.

Um custo sujeito a variações permanentes e razoavelmente previsíveis (como o aumento/reajuste anual de salários - a necessidade pode ser maior conforme a inflação...) e "razoavelmente" imprevisíveis (o bendito "preço do barril de petróleo", por exemplo, que varia conforme um milhão de fatores diferentes).

Esse custo pode ser bancado totalmente pelos usuários diretos do serviço (isto é, os passageiros pagantes de tarifa) ou... parcialmente, que é o modelo mais comum no mundo todo.

Nesse caso, os custos são cobertos em parte por "receitas extra-tarifárias" (exemplo: publicidade nos pontos, veículos e terminais; aluguel de pontos comerciais) e/ou subsídios (recursos do Tesouro, isto é, dinheiro público, isto é, dinheiro proveniente do conjunto da sociedade).

***
Vou ter de parar por aqui. Depois eu volto.




2 comentários:

  1. Olá Soninha, tudo bem?
    Saudades!!!!!Sei que está quase sem tempo para escrever...mas por favor de uma lição de cidadania sobre o CONSELHO TUTELAR e como podemos fiscalizar o trabalho exercido por esses conselheiros...
    Estou preocupada porque recebi várias informações que na madrugada o conselheiro não atendem o celular...e o menor fica horas e horas na delegacia.... De domingo então dizem que é pior....
    Estou para testar o atendimento pelos números fornecidos..., porém não consegui ficar acordada e é fundamental que seja de madrugada...
    Com a sua experiencia de subprefeita...escreva como é esse cargo? Como funciona os plantões? São divulgados em diário oficial o plantonista da noite? O Conselho Tutelar faz relatório dos atendimentos nas madrugadas? Temos acesso a eles?
    Soninha, nos oriente....as eleições estão ai e precisamos de pessoaS comprometidas...

    Um beijo!
    Cleide Coutinho
    Presidente Conseg-Lapa
    Gestão 2011/2013

    ResponderExcluir
  2. Esse debate sobre a tarifa do transporte coletivo é bastante interessante.

    Eu achei bastante sensata e válida a sua troca de pergunta de "Tarifa Zero é Possível?" para "Tarifa Zero é desejável?"; "É melhor?"; "Existe?"

    Tipo... possível é, né caramba (o que não é possível?) mas é desejável? Dá certo? É certo?

    Se possível gostaria de saber mais sobre suas opiniões a respeito do assunto.

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.