terça-feira, 6 de setembro de 2011

Diário de Uma Usuária

Terça-feira, 06 de setembro

Quando a gente tem um problema de saúde mas não dói, fica naquelas: "Preciso marcar uma consulta para ver o que é". E vai adiando, adiando...

Se marcar a consulta for difícil, aí danou-se.

***
Fui à UBS em que eu tenho cadastro, depois de adiar, adiar, adiar.

Estava super tranquila (a UBS), o que me fez pensar que tinha sido uma boa ideia esperar passar o "rush" das 7:00 (já eram 8 e pouco).

"Como faz para marcar consulta?"

"É a partir das dez".

Fué.

***
Pensei em procurar uma Lan House e trabalhar remota até dar a hora, mas desencanei.

"Tem outro jeito de marcar?"

"Não, é só vindo aqui. Mas você pode pedir para outra pessoa vir marcar para você, trazendo a sua carteirinha".

Hmm. Pode ser.

"Qual é o horário que pode vir, então?", continuei.

"Das 10 às 17. É a hora que tem funcionário. Qual seria a consulta?"

"Bom, é um problema de pele e um de ortopedia. Marco com o clínico geral e ele encaminha para o especialista se for o caso, é isso?"

"Isso".

"Você sabe quanto tempo está demorando?"

"Depende qual é o seu clínico, porque tem dois. Mas é dezembro ou janeiro".

********
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Meus comentários:

1 - A marcação de consulta só pode ser feita pessoalmente, e em horário bastante limitado (que bom que pode ser feita por outra pessoa!)

2 - A consulta é para DEZEMBRO, na melhor das hipóteses. Aí sabe deus quanto tempo depois eu conseguirei passar pelos especialistas... Todas aquelas recomendações sobre a importância do diagnóstico precoce vão para as cucuias.

A menina que me atendeu foi muito gentil. As instalações da UBS são agradáveis, apesar dos problemas que tem (quando eu estava na Sub Lapa, conversamos muito sobre a necessidade de outro imóvel, que atendesse melhor os funcionários e usuários). Mas o sistema... O sistema tem defeitos :o(

Antes de eu ir embora, a moça disse que, dependendo da urgência, eu poderia procurar uma AMA ou um Pronto Socorro. Não é o caso de PS; vou tentar a AMA. Depois eu conto.

4 comentários:

  1. Eat you own dog food?

    Em tempos de internet, qual a razão de não existir um cadastro e um sistema unificado e integrado de marcação de consultas?

    Vai entender...

    ResponderExcluir
  2. I'm sure if I like what you write, but one thing is clear...You are beautiful and clever!!!!
    your fan Pancho Cappeletti

    ResponderExcluir
  3. Prezada Soninha Francine,

    Uma pessoa pública, eleita pelo próprio povo, deve sim ser transparente e não só abrir o voto, como publicar a sua escolha para que possamos saber de qual lado está e principalmente a importância dada ao voto em questão.
    Ao meu ver, isso se trata de uma condução moral e ética que todos os políticos deveriam seguir para que haja menos hipocrisia e demagogia em nosso país. Afinal, não estamos mais em época de ditadura militar para temermos represálias sobre a nossa liberdade de escolha e expressão.
    Dessa forma, e somente assim, com transparência e verdade será possível desmascarar o que fazem, deixam de fazer e de que lado estão, pois ao meu ver numa democracia, o dever de todo político é com o seu povo e nação, e jamais pelos interesses de seus partidos respectivos.

    Ricardo

    ResponderExcluir
  4. Mesma decepção em Santo André, Soninha.
    http://www.facebook.com/groups/107365372676203/?view=permalink&id=152314744847932

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.