sábado, 10 de setembro de 2011

Mó orgulho

Hj tem a posse dos novos Conselheiros do CADS-Lapa, e eu vou lá. (Quase posso dizer "vou aqui", porque é bem pertinho de casa, na Pça Cornélia).

Apesar da minha passagem pela Câmara Municipal ter sido bastante sofrida, com a inestimável contribuição de uma pá de inimigos que arrumei durante o mandato e que conseguiram tornar as coisas bem complicadas para mim, eu consegui fazer coisas bem legais, e essa foi uma delas: criar os Conselhos Regionais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável nas Subprefeituras (achou o nome longo demais? Mas ainda precisa incluir aí a Agenda 21 e a Cultura da Paz rsrs).

Resumo da história:

Desde o começo do meu mandato, criamos uma série de Conselhos Consultivos, abertos à participação de qualquer pessoa interessada, organizados por temas: Cultura, Esporte, Juventude, Meio Ambiente, Acessibilidade, LGBT, Inclusão Digital.

Do Conselho de Meio Ambiente surgiu a proposta de criar os CADS regionais, pelo seguinte:
 1) A descentralização administrativa realizada no governo Marta, com a criação das Subprefeituras, não havia contemplado o Meio Ambiente; 2) A questão ambiental tem um componente local que é crucial - não dá pra discutir o planeta, as florestas, os oceanos e não falar da esquina; 3) Todas as maneiras de ampliar a transparência, a participação e os mecanismos de controle social são bem vindos.

Fizemos o texto inicial, refizemos, aceitamos mil e uma sugestões (do Eduardo Jorge, por exemplo, Secr. do Verde e Meio Ambiente, que propôs alterações muito boas quanto à composição do conselho, e do W.Feldman, que pediu para incluir o tema da Cultura de Paz), e eu elegi como uma das minhas prioridades - na prática, isso significa que qdo os líderes dos partidos + o líder do governo decidiram "Vamos aprovar um projeto de cada vereador" (é assim que funciona...), foi esse o PL que eu indiquei para ser aprovado.

Pois bem, passou no plenário. Não porque a maioria dos vereadores achasse que essa era uma ideia excelente, mas sim porque havia acordo para a aprovação (é assim que funciona...). MASSS o prefeito vetou - fué. Porque havia um parecer da Procuradoria do Município dizendo que no mérito podia ser tudo muito legal, mas um vereador não tinha a prerrogativa de apresentar projeto de lei criando novos órgãos da administração, cargos e despesas, caracterizando assim o "vício de iniciativa" (isto é, projetos dessa natureza só poderiam ser de iniciativa do Executivo, e deliberados pelo Legislativo).

FUÉ.

Desisti não. Peguei o projeto vetado e saí em romaria. 4 Secretários Municipais tinham dado parecer favorável: E.Jorge, W.Feldman e também o Ricardo Montoro (Participação e Parcerias) e o Andrea Matarazzo (Coordenação das Subprefeituras). Se o único problema do projeto era o "vício de iniciativa" (um parecer absurdo, aliás, porque eu não estava criando nenhum "órgão" ou "cargos" - é um Conselho de participação voluntária de membros eleitos da Sociedade Civil + servidores), então que o projeto fosse reapresentado por iniciativa do Executivo!!

O Andrea e o Eduardo Jorge ajudaram muito nessa articulação/pressão, veio um PL do Executivo e a Câmara aprovou (não porque a maioria dos vereadores concordasse com a sua importância mas porque havia um acordo etc. etc. é assim que funciona).

E hoje os Conselhos existem e, digam o que disserem daqui a uns anos (afinal, reescrevem a história o tempo todo, revogando algumas autorias e patenteando a roda, as Bolsas-auxílio e o petróleo), fui eu que fiz :o)

Só sei que foi assim.

Um comentário:

  1. Pois é...Soninha...que legal!

    Recordo-me tambem de uma luta antiga de Cleide Coutinho, quando esta trabalhava com Moradores de Rua em nossa região,quando ela deu a idéia de dar uma enxada e vassouras para estas pessoas cuidarem de praças ao nosso derredor. Foi numa plenária que estava inclusive presente o Walter Feldman, que adorou a ideia...log após, uma auxiliar da Secretaria do Social convidou a Cleide para falar sobre isto no seu gabinete...tempos depois vieram os ZELADORES DE PRAÇA, um sucesso de publico e bilheteria...mas nunca mais se ouviu falar de Cleide Coutinho como real idealizadora deste projeto!
    Foi desse jeitim!
    Um grande abraço...Carlos Eduardo vice presidente CONSEG PERDIZES PACAEMBU.

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.