sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Ah, tá, entendi [NOT]

Do PPS para a Folha de São Paulo (grifos meus)

À Editoria de Política
c/c Ombudsman

Estranhamos o fato de não haver nenhuma citação à pré-candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo, Soninha Francine, terceira colocada em todos os cenários apresentados, com 10% das intenções de voto.

O nome de Soninha aparece apenas no gráfico impresso com o resultado integral da pesquisa, como não poderia deixar de ser, mas é omitido no texto da reportagem.

Resultado prático desta omissão: quem lê a matéria na internet, por exemplo, onde não estão disponíveis os gráficos,  nem sequer é informado que o PPS tem candidatura própria, menos ainda que ela é a terceira força eleitoral da cidade de São Paulo.

Creio que se trata de uma omissão injustificável, até porque são mencionados candidatos com menor índice que Soninha.  Solicitamos providência para reparar esse tratamento desigual e prejudicial ao PPS.

****
Resposta da Folha, com grifos e comentários meus:

"A avaliação do Mauro Paulino é a seguinte: esses cenários ainda não são muito relevantes porque apenas refletem o recall de pré-candidatos que disputaram eleições passadas.

(Oooi?? 1) Então por que divulgar com destaque, analisar, comentar se "não são muito relevantes"? Aliás, se não são, essa deveria ser a primeira informação fornecida pelo jornal. 2) "Refletem o recall"? Sim. Então como não comentar o fato de que eu, diferentemente dos outros, NÃO FUI candidata em 2010 e ainda assim tenho um ótimo recall?)

Por isso focamos a matéria nos dados novos, que são a influência do Lula e a rejeição do Serra.

(Novos? Já não estavam na pesquisa anterior?)

A citação à Marta é necessária porque ela liderava a primeira pesquisa, divulgada em setembro.

("Necessária"?!?)

E as citações a Afif e aos tucanos situam o leitor na disputa pela candidatura que será apoiada pelo governador e pelo prefeito.

( E o leitor precisa ser "situado" quanto à candidatura (totalmente incerta) da situação mais do que precisa ser situado sobre as candidaturas de oposição??)

Por razão de espaço, citamos apenas na arte os candidatos "avulsos" que estão num pelotão intermediário. É o caso de Soninha Francine, Paulinho da Força e Gabriel Chalita.

(De espaço?? Fizeram o maior escarcéu com a pesquisa, havia espaço de sobra. E que história é essa de "avulsos"??? Quem é "avulso" e quem não é? Que p#rra de critério é esse? Ah, sim, e o "avulso" Chalita teve até direito a aspas no dia seguinte, em que se disse "muito feliz" com o seu patamar inicial).

Celso Russomanno e Netinho de Paula, que estão em empate técnico na liderança, foram mencionados."

(O Russomano também teve direito a aspas no dia seguinte (o Netinho não). E eles tem mesmo de mencionar os dois - o que não justifica me extirpar da matéria)

****
Mas o comentário mais... relevante é mesmo "Os cenários não são muito relevantes". Então nem precisa explicar o resto, né? Situar o leitor aqui, focar os dados novos ali... Tanto faz, cita quem quiser, omite quem bem entender.

3 comentários:

  1. Aprovo e observo as outras tentativas de forças,lamento mas o fato que realmente sua candidatura é completamente certa e natural,portanto quaisquer manobra de manipulação midiática,só te fortalece e sinalizamos o rumo vitoriosa dos relacionamentos saudáveis da nossa sociedade.Força e rumo a vitória.

    ResponderExcluir
  2. Talk about "privataria tucana", please...

    ResponderExcluir
  3. Francamente, você "surtar" porque não teve o "devido" destaque na matéria já mostra que de diferente, você não tem nada, só discursinho... Em vez de ficar brigando com a imprensa, que tal fazer um trabalho sério e, principalmente, coerente? Que tal fazer um plano de governo e divulgá-lo? Que tal parar de ficar apoiando uma das pioresx gestões que a Prefeitura desta cidade já teve? Ah, é verdade, você fez parte dela, antes de, novamente, você renunciar ao cargo para concorrer a um outro, com o mesmo discurso de "novo".

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.