quarta-feira, 25 de abril de 2012

Mau humor matinal - 25/04

Impacto no trânsito - 1

Não acompanhei em detalhes o caso do Shopping que teria de executar uma obra viária - mais precisamente, um viaduto - para ter autorização de funcionamento. Peguei a notícia a partir do momento que o Ministério Público entrou no caso para exigir o cumprimento dessa condição.

O Shopping alega que não fez a obra porque a prefeitura não concedeu a licença para que ela fosse feita. Eu... acredito! Acontece muito! Por causa da burocracia asfixiante, da falta de recursos humanos em quantidade necessária que causa um acúmulo de serviço, por má vontade, incompetência ou má intenção, muitas vezes os indivíduos e empresas não conseguem fazer o que precisa ser feito para regularizar seu imóvel ou seu negócio porque as coisas não andam NA PREFEITURA.

É de enlouquecer. E é nessa hora que é (muito) mais fácil ser desonesto - e tentar ignorar a lei ou pagar alguém para ignorá-la - do que ser honesto. É um senhor desafio, porque não é uma questão de mudar um item ou excluir uma pessoa do quadro de servidores; são muitos itens e muitas pessoas... Se você nunca tentou tirar um alvará, licença ou autorização, pergunte a quem tentou :oP.

E não venham dizer que esse é um problema novo!

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Impacto no trânsito - 2


As regras sobre pólos geradores de tráfego precisam ser revistas com muito cuidado e responsabilidade. Hoje em dia elas estabelecem que, a partir de determinada metragem, um empreendimento tem de oferecer um número de vagas para automóveis. Ou seja: acaba se tornando mais ainda um pólo de atração de tráfego de automóveis. Se for um hipermercado, ok - automóveis são praticamente indispensáveis para se fazer as compras do mês... Mas um prédio de escritórios, por exemplo, teria de ser autorizado a não oferecer vagas de garagem se a intenção do proprietário for estimular o uso do transporte público, de ônibus fretados, táxis, carros compartilhados ou sistema de carona!  Pra não dizer estimulado!

E as contrapartidas necessárias tem de ser mais abrangentes do que obras viárias. Que tal obrigar algum investimento na melhora do transporte coletivo?

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Ausência de CÉREBRO

Quando a escola em que estudei - Colégio Santana - participou do programa É Proibido Colar, da TV Cultura, eu fui escolhida para participar de uma das provas e responder perguntas. Uma delas era relacionada ao noticiário da época: "O que quer dizer 'anencefalia'?". Oba, eu sabia: "AUSÊNCIA DE CÉREBRO". Ponto para o Colégio Santana!

A comemoração entusiasmada não combinava com a gravidade do assunto, então logo a Clarice Abujamra observou: "São casos gravíssimos que estão acontecendo na cidade de Cubatão".

Realmente, era muito chocante na época. Dizia-se que, por culpa da poluição absurda do ar em Cubatão nos anos 70/começo dos 80, algumas crianças eram gestadas sem cérebro. Uma tragédia, um escândalo.

Agora, parece ter se tornado frequente a ponto de merecer decisão do STF autorizando a interrupção da gravidez - e já houve duas autorizações concedidas nos últimos dias. "Frequente" provavelmente é um absurdo, mas alguém pode me dizer (sério, estou perguntando) se anencefalia realmente tem relação com poluição? Se não tiver, qual a causa preponderante? Se tiver, onde é a maior incidência, isso pode ser evitado, pelo amor de deus?

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"É um trecho perigoso" #ahvá

Os cinco jovens que estavam desaparecidos depois de sair do Espírito Santo em direção à Bahia sofreram acidente gravíssimo na BR 101 e seus corpos foram encontrados ontem. Uma tragédia.

As autoridades confirmam: "É um trecho muito perigoso, em que há alta ocorrência de acidentes". Aliás, outras quatro pessoas morreram perto dali DEPOIS desse acidente.

P#RRA, é um trecho perigoso, em que acontecem muitos acidentes, E AÍ?? Providências, pfv?

Acontecem acidentes e não tem uma correção do traçado, sinalização especial, etc? Acontecem muitos acidentes e demoraram DIAS para saber que o carro tinha capotado ali? Não tem câmeras nesse trecho, nada? Socorro?

Essas m. dessas BRs continuam assassinas. Nos trechos em que houve concessões elas são muito melhores - mas o partido do governo federal passou anos dizendo que concessão é pecado mortal. Agora eles também fazem, escolhendo a concessionária conforme o preço do pedágio, dando preferência ao menor. O viajante fica feliz da vida, mas não tem COMPARAÇÃO o serviço prestado nesses casos. Peguei a Fernão Dias há pouco tempo. Ok, ela era nojenta antes, e agora está bem melhor. Mas as curvas dão torcicolo - são TODAS inclinadas para o lado errado, de modo que o motorista tem de fazer força para o carro não "escapar". E são muitas curvas, muitas. E muitos caminhões pesados. Sinalização? Deficiente. Postos de atendimento e socorro? Raros. Mas é baratinho, né?

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Sucesso 1

"Segunda noite de tiroteios no Alemão, provavelmente entre duas facções rivais". Ê, pacificação boa!

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Sucesso 2


Nova epidemia de dengue no Rio de Janeiro e em outras quatro cidades do Brasil. Mas o número de mortes no Rio ainda é menor do que em 2008, quando houve a pior epidemia dos últimos tempo. Ah, bom!

Eu aprendi, durante a campanha de 2010, que a culpa pela dengue no Rio era do Serra. O "presidengue", segundo a bloggov. Os mata-mosquitos foram até fazer corredor polonês para protestar contra ele em caminhada no Rio, mas isso é coisa que acontece no regime democrático [NOT].

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Dúvida (sério)


Ok, eu sei o que é PIB. Mas como ele é MEDIDO? Como é feita a soma de "tudo que é produzido" em um país? Quem faz?

Respostas nos comentários, por favor. Obrigada.






6 comentários:

  1. Oi Soninha, tudo bem?
    Transito e transporte na nossa cidade é algo absurdo e de enlouquecer. Moro na zona norte, jd vista alegre, regional brasilandia. Trabalho na Av Paulista, ou seja duas opções de ônibus/metro ou de carro. Pode parecer individualista da minha parte, mas eu prefiro. Prefiro pq por muito tempo usei o transporte publico para fazer esse caminho Vista Alegre/ Paulista e só para chegar até a estação mais próxima do metro seja palmeiras/barra funda ou santana, demorava uma hora, isso quando transito colaborava e mais o metro depois. Todo dia eu ficava, somando ida e volta, facilmente 4 horas no deslocamento casa - trabalho, trabalho - casa. Com o carro é uma "pouco" mais rápido na soma gasto menos de duas horas. Sem contar que é mais confortável. Mas sinceramente, se tivesse um ciclovia descente aqui na região que eu conseguisse ir até a av. paulista de forma segura eu iria de bike. A prefeitura pode alegar que tem sim uma ciclovia na Av Inajar de Souza, tem sim, mas começa e termina ali, ou seja liga nada a lugar nenhum. Eu vejo muita festa por causa das ciclofaixas de lazer, é valido ter essa opção no final de semana. Mais que é numa areá muito restrita da capital. Não contempla a ligação com outras regiões da cidade. E eu gostaria de uma opção segura e que não dispute espaço com carros e motos durante toda a semana. Mas isso vem uma questão, pq a atual prefeitura, que adora um impostinho,investiria em vias seguras para um meio de transporte gratuito? Tem os impostos na bike, mas nada se compara ao impostos que tem sobre carro e as peças que sempre é preciso substituir quando alguma quebra em algum buraco pelo caminho ou então no pagamento da tarifa de transporte. Infelizmente, enquanto não houver um governo na cidade que seja serio e pensa tb no bem da população e não apenas no bolso da população..a cidade só vai piorar.

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  2. O IBGE faz. A fórmula é esta: (consumo_da_região) + (investimentos_na_região) + (despesa_governamental) + (bens_exportados) – (bens_importados).

    Em outras palavras, quanto mais as pessoas consomem, investem (ou seja, gastam) e vendem para fora, maior será o PIB.

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  3. Oi.

    Bom, tentando lançar alguma luz as questões que você levantou no seu texto, seguem os meus comentários:

    PIB - é calculado pelo IBGE - mas estranhamente no site deles só achei noticias sobre o PIB e informações sobre o calculo do PIB dos municipios.

    Dei um lida na metodologia que eles uitilizam para calcular o PIB dos municipios. Creio que pro PIB do país nao seja muito diferente (mas veja bem, eu CREIO).

    Em resumo eles utilizam dados das pesquisas anuais (a Pesquisa Industrial Anual - PIA, a Pesquisa Anual
    de Comércio - PAC, a Pesquisa Anual de Serviços - PAS, Pesquisa Anual da Indústria da Construção - PAIC, Censo Agropecuario, PNAD, POF) e dados da Declaração de Informações Econômico-fiscais da Pessoa Jurídica fornecidos pela Receita Federal.

    A partir desses dados eles determinam o peso de cada produto/atividade no PIB nacional. Ou seja, quanto foi produzido e quanto valor o produto agregou a materia prima. Para evitar duplicação, o IBGE desconta do valor final do produto os gastos com materia prima e afins.

    Atualmente o IBGE considera para esse estudo 110 produtos e 45 atividades.

    Infelizmente eu nao achei uma formula de calculo do PIB (que nao fosse aquela que a gente aprende nas aulas de geografia), mas uma vez definido quanto cada setor produziu e eliminadas as duplicações, creio que é só somar tudo né?

    Seguem dois links interessantes:

    (explicaçao interessante e simples do How Stuff) http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br/calculo-pib.htm

    (site do IBGE com o PIB por municipios - na barra esquerda tem a metodologia da pesquisa) - http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/pibmunicipios/2006/default.shtm


    Quanto a anencefalia: achei um artigo bem consistente falando sobre as causas desse mal (http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=anencefalia+causas&source=web&cd=2&ved=0CDYQFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.revistaneurociencias.com.br%2Fedicoes%2F2010%2FRN1802%2F351%2520revisao.pdf&ei=b0ibT6X6Koyo8QS6062JDw&usg=AFQjCNFS1ExptAKWs8pDvpAR1ZodbhZzqw).

    A principal causa apontada é a deficiencia de ácido fólico na gestante. Assim, a melhor forma de prevenir a anencefalia é fornecer suprimentos de acido folico no inicio da gravidez para as gestantes.

    O estudo aponta que há uma maior incidencia de anencefalia entre bebes caucasianos e do sexo feminino. Gestantes expostas a pesticidas também tiveram problemas de mal formação devido a toxicidade dos mesmos (que possui efeito teratogênico).

    Em outro site encontrei que a poluição diminui a absorção de ácido fólico pelo organimos. Então sua hipotese pode estar correta.

    Seria necessário fazer um estudo em Cubatão para observar se a população em geral tem dificuldade para absorver acido folico. Tambem seria necessario analisar se as toxinas presentes na cidade provocam efeito tetragenico no organismo como os pesticidas. Em caso afirmativo seria possivel pensar numa politica de prevenção para o problema.

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  4. O PIB é calculado pelo IBGE:

    http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/pib/produto-interno-bruto-pib.shtml

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  5. Eu tinha postado um comentário enorme aqui... Nao sei se sumiu no limbo virtual ou se você ainda nao teve tempo de modera-lo...

    Em geral eu salvo minhas respostas em arquivos txt pro caso de precisar enviar d enovo pro blog (ja aconteceu em varias ocasioes de perderem meus comentários), mas nao foi o caso dessa vez...

    Então, só para informação nao se perder:

    Metodologia de calculo do PIB pelo IBGE (dá uma ideia bem completa de como eles lidam com os dados): http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/pibmunicipios/

    Artigo sobre causas da anencefalia, com formas de prevençao e etc (deveria abrir um PDF direto... senao, é o segundo resultado do google): http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=anencefalia%20causas&source=web&cd=2&ved=0CDYQFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.revistaneurociencias.com.br%2Fedicoes%2F2010%2FRN1802%2F351%2520revisao.pdf&ei=sYedT6-xG4mQ9QTe_PT5Dg&usg=AFQjCNFS1ExptAKWs8pDvpAR1ZodbhZzqw

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