terça-feira, 17 de abril de 2012

Revolta matutina

Dilma e Mantega agora fazem cara de maus, dão pito em todo mundo: nos Estados Unidos, pela desvalorização da moeda deles em relação à nossa (ooooi?); nos bancos privados, pelas taxas de juros e o spread; na carga tributária...

Serão eles colunistas de jornais? Políticos de oposição? Ah, não, eles são do governo... É mesmo.

***
Lula era bom nisso - de ser governo e fazer discurso de oposição, bravo pra caramba. Tem aquele discurso histórico no Pará, depois de 7 anos de governo: "Eu vou tirar o povo da merda!". Pensou que era candidato ainda.

***
Ao menos a bronca de Dilma e Guido é nos bancos. Lula uma vez mandou os brasileiros tirarem a bunda da cadeira para encontrar juros mais baixos.

***
Mas o que será que aconteceu com o partido da presidente, que antes xingava o governo federal pelo spread dos bancos etc? Antes o Presidente da República só não acabava com a farra dos bancos porque não queria. Agora o chefe do executivo federal só pode ralhar, mais nada?

***
Me irrita tanto lembrar de como, enquanto éramos (o PT) oposição, o FHC era culpado por tudo, tudo, tudo... Ele e seus aliados - ou, mais especificamente, o pefelê. Eu realmente acreditava nisso. Se no Brasil havia miséria, milhões de analfabetos, desigualdade, violência, apagão da ética, apagão elétrico, estradas esburacadas, hospitais nojentos, falta de trens, desemprego, salário mínimo insuficiente para atender as necessidades de uma família, corrupção, lucro excessivo dos bancos, universidades federais caindo as pedaços, cidades deterioradas, concentração dos meios de comunicação nas mãos de poucos, coronelismo, esgoto sem tratamento, burocracia, tráfico de influência, uso criminoso da máquina governamental, abuso do poder econômico, ostentação da riqueza, impunidade, lentidão da Justiça, a culpa era DO GOVERNO FEDERAL. Agora é assim: quando tem problemas, é uma questão local. "Violência em São Paulo", por exemplo. Quando alguma coisa é bacana, o mérito é do governo federal ("14 milhões de empregos! Rodoanel é obra do PAC!").

***
Estive em Recife outro dia, vi tanta miséria, tanta... Palafitas que formam uma verdadeira cidade degradada na beira do Capiberibe... Política urbana pavorosa - um trânsito medonho, empreendimentos imobiliários totalmente irracionais do ponto de vista do uso do solo... Trânsito violento, transporte público horroroso...  QUANTOS ANOS DE PT LÁ, meu deus? Na prefeitura e no governo federal? De um super aliado no governo estadual? Que MERDA.

***
E aí tem a Globo, né? Como sempre teve. Mais descarada, menos descarada... Globo e Globo News substituem perfeitamente a Hora do Brasil. Anunciam tudo como lindo, maravilhoso! "Bancos públicos reduzem os juros, isso aumenta a concorrência e é bom para os clientes, êêê!"; "com mais dinheiro no bolso [oi??], brasileiro já não quer mais carro popular"; "a classe média já pode comprar um iate" (juro, ACABEI de ouvir no Bom Dia Brasil).

***
E tem as grandes incorporadoras e empreiteiras, né? Comercial da Cyrela começa assim: "O Brasil nunca viveu uma fase tão boa! Cai a taxa de juros, economia cresce!"

***
E a festa que a "TV dos Marinho" fez com a LDO? "Governo otimista, projeto crescimento de CINCO E MEIO POR CENTO para o ano que vem e aumento de SETE POR CENTO no salário mínimo!"

***
Ontem, pra completar, o candidato do Lula - portanto, da Dilma, dos ministros, das estatais, das empresas que tem contrato com o governo federal, das empresas que dependem de uma mãozinha do BNDES - esteve na Record E na Bandeirantes.

***
Off topic 1 - Geeente, e a Cristina Kirschner? Os argentinos são tão cultos, agerridos, leem mais que os brasileiros, são mais articulados, matam a gente de inveja com seu nível de politização e engajamento etc. Mas se deixam levar na conversa desses populistas demagogos com a maior fé.

***
Off topic 2 - Chamar o Cachoeira de "bicheiro" é  uma impropriedade, né? Evidentemente essa era uma ocupação marginal, quase um hobby, porque ele ganhava dinheiro mesmo com os governos!



Um comentário:

  1. Acho tão esquisito quando vejo comemoração sobre aprovação da Presidente. Se do jeito como está uma faixa tão grande da população acha tudo ótimo e bom, eles vão mesmo deitar e rolar. Como o eleitor se conforma, não?

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.