quarta-feira, 23 de maio de 2012

Dá ou Desce

O que quer o Sindicato dos Metroviários de SP?

Metroviários decidem realizar greve

Os metroviários decidiram, na noite de terça-feira, paralisar suas atividades a partir da zero hora de quarta-feira (23 de maio). A greve é por tempo indeterminado. O Sindicato busca negociação com o governo do Estado e o Metrô.

Os trabalhadores, que lotaram o salão de assembleia do Sindicato,não aceitaram a proposta apresentada pelo Metrô de apenas 4,15% de reajuste salarial e 1,5% de aumento real. A empresa também sugeriu VA de R$ 158,57 e VR R$ 21,00 ao dia; propostas também descartadas.

Nossas principais reivindicações são:

Reposição da inflação: 5,37% (índice ICV/Dieese)
Aumento real de 14,99%
Reajuste de 23,44% para VR e VA de R$ 280,45
PR maior e igualitária [Participação nos resultados]
Equiparação Salarial
36 horas semanais/aumento da escala base
Plano de saúde acessível para os aposentados
Periculosidade sobre todos os vencimentos
Risco de Vida de 30%
Creche própria
Aumento do auxílio-creche, extensão para os pais
Anistia aos demitidos de 2007
Preenchimento correto da PPP
2% do PIB para Transporte Público,Estatal e de Qualidade/Redução da tarifa

Meus comentários:

Reposição da inflação // OK, justo


- Aumento real de 14,99%: // Aumento real? Opa, quem não quer? Aí, se a Cia do Metrô/Governo do Estado não concordar com esse aumento real... Greve?!

- Reajuste de 23,44% para VR e VA de R$ 280,45 // Idem acima

- PR maior e igualitária // É bom mesmo que se diga "Participação nos Resultados", porque lucro o metrô não tem. A operação do metrô sequer se banca com suas próprias receitas (tarifa, publicidade etc) e depende de dinheiro do governo do estado.

A Participação nos Resultados é, digamos assim um prêmio em dinheiro para os funcionários de uma empresa que atinjam determinadas metas quantitativas e/ou qualitativas. Segundo a Cia do Metrô, a Participação nos Resultados = "pagamento de parte fixa + 40% do salário nominal (equivalente a um 14º salário)". Não sei quais os resultados a serem obtidos.

A "participação igualitária", pelo que entendi no site do sindicato, é o seguinte: os funcionários do metrô passam por uma avaliação de desempenho e, dependendo do resultado, podem ter menos acesso a benefícios (prêmio, bônus e, provavelmente, PR). Mas posso não ter entendido :oP. Na dúvida, seguem os links para "Não caia na armadilha do Skillo" e "Caça ao Skillo"

- Equiparação Salarial // Não tenho elementos pra avaliar

- 36 horas semanais/aumento da escala base // Também não sei

- Plano de saúde acessível para os aposentados // Idem.Não sei se o plano é caro, cheio de restrições etc. Mas acho curioso o segiunte: tudo tem de ser estatal, mas eles querem plano de saúde.


- Periculosidade sobre todos os vencimentos, Risco de Vida de 30% // Também não sei o suficiente para comentar.

- Creche própria, aumento do auxílio-creche, extensão para os pais // Creche própria é uma discussão séria, complexa. Talvez seja reivindicação sensata e justa. Segundo o metrô, é o valor do "Auxílio Creche-Educação é de R$ 334,58 – até 6 anos, 11 meses e 29 dias".

- Anistia aos demitidos de 2007 // Hmm... Já não me lembro em detalhes das razões da demissão, mas em princípio não concordo com a anistia. Os demitidos podem recorrer à Justiça Trabalhista, não?

- Preenchimento correto da PPP // Não faço ideia do que isso quer dizer. 

- 2% do PIB para Transporte Público, Estatal e de Qualidade/
Redução da tarifa
Aí eles estão de brincadeira. É um jeito de dizer "povo de São Paulo, nós estamos com vocês"! Essa ideia de reivindicar "x%" sobre o PIB já me pareceu certíssima, hoje vejo que é uma insensatez. Claro que vale para efeito de análise - mas não para cálculo de orçamento. Por razões ÓBVIAS: os recursos orçamentários podem ser necessários em volume maior do que o PIB. Porque o PIB pode crescer menos do que as necessidade de custeio e investimento, dã. Ou porque pode haver um momento em que outros investimentos são mais necessários e as porcentagens podem variar, claro que podem. 

Enfim, é um questionamento cabível da sociedade, mas não como reivindicação que justifique uma GREVE! Nem a de "Transporte de Qualidade". Quanto ao "Estatal"... É puro corporativismo. Transporte tem, sim, de ser de qualidade (CLARO)e ser estatal não é nem pode ser condição sine qua non. Aliás, volto à reivindicação por "plano de saúde". Por que não "saúde pública de qualidade para todos"???

Quanto à redução da tarifa... Vamos fazer uma conta hipotética simples. Aumenta o salário, o Vale Alimentação, o Vale Refeição, a cobertura do Plano de Saúde, a Participação nos Resultados, o Auxílio Creche, o Adicional Periculosidade E reduz a tarifa?? Para isso, é preciso AUMENTAR os recursos repassados pelo estado, só para custeio do sistema, isto é, pagar a conta da operação tal como ela é agora. Porque economizar dinheiro não dá... Ao contrário. E ainda tem de ter dinheiro para ampliar e melhorar o sistema. 

***

Dinheiro do governo é dinheiro do povo. E se houvesse, em vez de uma negociação entre as partes, um plebiscito na população para decidir o que aceitar e o que rejeitar?

Não, eu mesma não acho que seria justo, porque a população olharia para o tamanho da conta e pensaria em si mesmo: "Eu trabalho 40 horas e não ganho isso que eles ganham", etc. Com tudo que isso pode ter de injusto, inclusive. Queremos melhorar as condições de todos, não nivelar por baixo.

Mas digo isso até como provocação para quem acha que a forma mais elevada de democracia é fazer plebiscito e referendo para tudo, e que vença a maioria. É uma alternativa para determinadas decisões, mas se for usada para todas representará um retrocesso, não um avanço. Democracia não é somente "a vontade de maioria", mas a garantia de uma disputa equilibrada e justa, em que a divergência seja permitida e a minoria seja respeitada - e, conforme o caso, contemplada inclusive.

***
A Globo disse que "quatro milhões de pessoas foram prejudicadas". Imagine, é muito mais.

- Quem usa ônibus
- Quem anda de carro
- São muitos os trabalhadores (portaria, segurança, limpeza, atendimento ao público, operação de equipamentos) que não chegam às empresas, escolas, hospitais, prejudicando muito o atendimento. Não tenha dúvida que tem gente perdendo consulta ou exame médico hoje. Enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem também não chegam.
- Tem escola que vai ficar sem merendeira
- Tem família que vai ficar sem empregada ou babá.

São muitos milhões, muitos, de pessoas prejudicadas.

***
Aí a CET vai e suspende o rodízio. Como existe todo um método combinado para esse tipo de situação, duvido que a decisão tenha sido só da Cia. de Tráfego. Seja de quem for, é o contrário do que a cidade precisa!!Em um dia como hoje, seria melhor AMPLIAR o rodízio. Disciplinar mais ainda, por meio da restrição de horário/ escalonamento, a circulação de automóveis particulares. Para sobrar mais espaço para os ônibus extras! Para os veículos de emergência!

Como condição para "furar" o rodízio, a CET poderia permitir a circulação, independentemente do horário, para o carro que tiver no mínimo 4 pessoas. Se o motorista não tiver saído de casa já com esse número de pessoas, poderia seguir viagem se  concordasse em dar carona em pontos determinados pela prefeitura e organizados por agentes públicos - dando preferência, obviamente, para idosos, gestantes, mulheres com crianças de colo. Que poderiam até dar seu nome e RG para o GCM ou outro funcionário encarregado de garantir a ordem e a segurança.


Mas a prefeitura prefere autorizar todo mundo a ir de carro para rua em qualquer horário... Ruim para todos, inclusive para os carros.

15 comentários:

  1. Esses salários e reivindicações propostas pelos sindicatos... Quanto é que os professores ganham, mesmo? O negócio é terceirizar mesmo!

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    1. Engraçado né, quando os professores reivindicam melhores condições de trabalho o governo psdb/dem/PPS/psd respondem com truculência e violência...mas enfim, nem sei porque comento neste bloguinho, afinal a superdemocraticamodernosa soninha francine só posta comentários favoráveis né, muito diferente dos blogs sujinhos

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  2. Tenho opinião completamente diversa da sua nessa questão, porque as greves sempre me pareceram um suspiro romântico que faz surgir a igualdade nas negociações, num instante mágico de transformação ressonante do silêncio obediente.

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  3. Concordo em grande parte com seu ponto de vista. Gostaria que houvesse outra solução para o trânsito diferente do rodízio. Realmente a carona solidária, organizada pelo Poder Público seria uma experiência interessante, fomentando ainda a civilidade da população. E essa visão de que nós pagamos as conquistas salariais dos metroviários como nossos impostos, são poucos que percebem.
    Gostei muito das suas colocações.

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  4. Vamos lá. Sou um crítico seu, e gostaria, sem ironia, cinismo, honestamente, de parabenizar você pela humildade de se abster de comentar os tópicos sobre os quais você não tem pleno conhecimento e de concordar com as coisas que são obviamente justas.

    Eu sou um ex-metroviário, e orgulhoso disso, e gostaria, novamente, sem nenhum tipo de briguinha, de esclarecer uns pontos que você tem dúvida:

    - PPP: PPP significa Perfil Profissiográfico Profissional. É um documento que a empresa emite, detalhando seu histórico como funcionário, descrevendo os salários que a pessoa tinha e as funções que desempenhou. É a partir dele que é calculado o valor da aposentadoria.
    As reclamações são de que a empresa bota valores incorretos nesse papel e omite informações sobre nosso cargo que dariam direito uma aposentadoria antecipada por insalubridade. Eu não tenho detalhes de quando, e que dados exatamente são omitidos, mas sei que isso é verdade.

    - Risco de vida: os operadores de trem, que correm risco de atropelamento e eletrocução, já recebem esse valor. Mas os seguranças, que correm um risco maior em assaltos e agressões físicas, não, junto com os agentes de estação, que na atual condição desempenham as mesmas funções que eles por falta de quadro.

    - Equiparação salarial: Temos funcionários desempenhando EXATAMENTE a mesma função e ganhando salários de 1200 a 2500 reais. O problema foi atenuado ano passado, na função que eu exercia, na linha que trabalhava, tinha 5 faixas de salário diferente. Atualmente são "apenas 3".

    - Creche: vou fazer o mesmo que você: Não tenho filhos, nunca me informei a respeito do que teria direito nesse caso e muito menos posso julgar se eles são suficientes.

    - Anistia: poder eles podem. Recorreram em 2012, e tão aí, até hoje, com contas pra pagar, esperando a decisão. Segundo a rádio peão, quando da greve de 2007, o Metrô fez uma "loteria da demissão". Decidiram que um número X de pessoas ia pra rua,e assim foi. Teve gente que foi trabalhar ou tava de folga no dia da greve e foi mandada embora.

    - PR igualitária: Na prática, é questionado se o metrô não lucra. Vou comentar depois sobre isso.
    O sistema atual é injusto. Pessoas que já ganham muito mais (engenheiros, diretores) recebem muito mais quando da PR. Essa fórmula que você mencionou vale somente para nós, a "peãozada". Nós queremos que isso seja abolido e a mesma forma seja aplicada para todos.
    O Skillo é isso que você viu nos links, na prática, a nota dada pelo Supervisor se sobrepõe a sua "auto avaliação". Vou dar um exemplo claro: você recebe notas de 1 a 4 em vários quesitos. Um deles é pontualidade. Eu tenho insônia e por isso chegava atrasado, fico triste de admitir, mais do que deveria. Mas nunca faltei. Levei 3. Um outro cara nunca chegou atrasado em 2 anos. Levou 3 também. A supervisão lhe disse que "pra tirar 4, ele deveria influenciar os outros colegas a chegar no horário (caramba, como isso é possível? Indo buscar eles em casa?)". Na prática é um critério subjetivo pra dar 4 pra quem é amigo dele. E vi isso acontecer, e muito.

    (continua, não posso digitar mais)

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  5. - Plano de saúde: O plano de saúde do Metrô é, aliás, muito bom, um dos melhores. É um plano próprio, gerido por um fundo mantido pelos próprios funcionários, o qual aliás vem se tornando menos transparente pela empresa ano após ano. INCLUSIVE acredito que seja estatal, ao menos os funcionários são concursados. Acho que quando alguém tem condição de pagar saúde particular, é melhor mesmo que o faça pra liberar mais vagas pra quem precisa do SUS. É tão vazio quando exigir que o Lula/Serra se trate no SUS. O que se pede aqui é que o benefício se estenda aos aposentados que são justamente quem mais precisa dele, que eles possam continuar pagando e usufrindo do plano.


    - 2% do PIB: Soninha, o que você quer? Se a gente não põe isso, somos egoístas que só se preocupam com o próprio salário. Se pomos, tamo jogando pra galera. Pode ser questionável se a melhor forma de garantir investimentos pro metrô seja essa (e eles andam escassos, vide a batida semana passada por falha de um sistema). Só que nos preocupamos sim com a qualidade do serviço, temos uma reputação a zelar e antes de tudo nós e nossa família também somos usuários do sistema. É questionável também se o Metrô não lucra. Sabe se que no mínimo ele empata, sem receber NENHUM centavo de subsídio, coisa única no mundo. O sindicato ano passado acusou o metrô de esconder um lucro de 10%. A razão é: São Paulo é o 12o metrô mais lotado do mundo e está por volta da posição numero 50 em extensão. Temos tantas pessoas pagando passagem quanto Londres, e gastamos tanto quanto Bucareste. Aí, é duro. Tudo isso a 3 reais, porque como falei, não há subsídio.
    E cara, os gastos com pessoal tão longe de ser o maior problema do metrô. Sabe aqueles casos de má gestão e desvio de dinheiro que você acha que só acontecem no PT? Pois é. O Metrõ pagou 800 milhões num sistema de sinalização que há 2 anos eles não conseguem botar pra funcionar. 400 milhões pra instalar portas de vidro nas plataformas, que nunca foram instaladas, a empresa que as ia fazer faliu e ninguém sabe aonde foi parar o dinheiro. Trocam o padrão visual das estações de 3 em 3 meses. Ouvi boatos de que bancos para obesos nas estações custaram 3000 reais cada. Não vou nem entrar no mérito se ia ter mais ou menos com o PT no governo, mas, pois é, a corda sempre estoura mais fraco e esses barões que ganham 1500 reais por mês são os culpados da passagem ser 3 reais.

    Finalmente, duas coisas:

    - Aumento real: Pela sua trajetória de vida, jornalista, apresentadora, creio que você nunca participou duma campanha salarial, greve, assembléia na vida, e não saiba como isso funcione. Não é nenhum demérito, quisera eu ter meus direitos ao invés de ter que lutar por eles. Mas vou te explicar uma coisa:
    O número parece alto. Primeiro não é tão alto assim. Tivemos perdas salariais nos últimos anos, nosso salário era o mesmo de um policial rodoviário federal em 1995, e hoje esse é 3 vezes maior. Mas, agora vou ser meio pragmático, realpolitik, as coisas numa campanha salárial são diferentes. Vou reproduzir o que já ouvi da boca dum diretor: "A gente pede 20% pra ganhar 10, porque se a gente pedir 10 ganha 5". Certo ou errado, é assim que as coisas funcionam. Se o Metrô oferecesse um terço das coisas que tão aí, ou até menos mas mostrasse boa vontade em negociar, não haveria greve.

    (continua novamente)

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  6. "E tudo isso é motivo pra uma greve?" Sabe como é uma campanha salarial? Existe uma data base, X. Tudo que for conquistado vai ser retroativo a partir desse X. Nessa época do ano, o sindicato apresenta suas propostas, e começa o diálogo com a empresa. Via de regra, a empresa é intransigente e não cede. Então começa a pressão. Como funciona no metrô é: a gente distribui adesivos, folhetos, explicando a situação, veste coletes sobre o uniforme em forma de protesto, intensifica as conversas com o Metrô, e então, na falha de tudo isso, existe o "estado de Greve". Os funcionários declaram então que se não houver progresso haverá greve, anunciam a intenção pra não pegar o povo desprevinido, e no dia anterior a data limite, se reunem para votar. Se o governo tiver demonstrado boa vontade de negociar, não há greve. Quando tem greve, tudo isso falhou. Esse processo todo leva meses. 3 meses, 4 meses, 5 meses, já vi levar 8 para os ferroviários da CPTM.
    Na falha de tudo isso, o sindicato propos outra forma de protestar: liberar as catracas pro povo entrar de graça. O Metrô entrou no TRT pedindo a proibição. O argumento de falta de segurança é válido, mas N coisas poderiam ser feitas, tipo limitar o número de pessoas entrando. Tumulto vai ter, mas tumulto já tem por causa da superlotação todo dia mesmo. O Metrô disse não. O Metrô, repito, ESCOLHEU a greve. Preferiu a greve, forçou a greve, fazia 5 anos que não tinha uma, faz 5 anos que tamos pedindo as mesmas coisas e sendo negados e mesmo assim, em um sinal de boa vontade com a população, a gente não parou. Não estou mais no metrô, não estou mais em SP nem mesmo no Brasil, não sei como tá o clima. Mas se a coisa chegou NESSE PONTO, é porque o governo foi muito mais intransigente que a média.

    Espero que você mantenha sua humildade, consciência e aja dessa forma, leia minhas explicações e pense sobre o assunto, ao invés de acusar o PT de sabotagem de novo (a propósito, a diretoria do sindicato do Metrô é filiada ao PSOL/PSTU, que são tão ou mais críticos do PT que vocês). Prefiro essa Soninha aí,lembra aquela VJ inteligente, que manjava pra caramba de música, tinha uma mente aberta e boas opiniões, de coração mesmo.

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    1. Luiz,

      Como é bom divergir em termos educados! Obrigada :)

      PPP - Faz todo sentido. Toda razão.

      Risco de Vida – Concordo também

      Equiparação - minha dúvida é: os salários maiores para as mesmas funções não correspondem a maior tempo de serviço, gratificações incorporadas ou coisas assim?

      Anistia - Se for verdade a história da "loteria", de gente que foi mandada embora sem o menor motivo, não é nem "anistia" que tem de haver e sim readmissão com indenização e tudo. Mas... Sabe como é rádio peão... Pode ser mentira.

      Participação nos resultados: sim, acho ótimo que seja igual para todo mundo. Se não me engano, é a fórmula que aprovamos na Cetesb (espero que seja).

      Sobre o Skillo e outras formas de avaliação de desempenho: isso é sempre muito, muito, muito complicado. Tem de haver critérios tão objetivos quanto for possível - mas tem de haver uma medida de subjetividade, não tem? Porque tem gente que é assídua, pontual, dedicada, isso e aquilo mas... por alguma razão, seu desempenho profissional é ruim. Estou passando por avaliação dos funcionários aqui da Sutaco e vivo esse dilema. Tem gente que tira nota boa em todos os quesitos, mas deixa muito a desejar no cumprimento de sua função! Não vou abaixar as notas dela injustamente só para enquadrar na minha opinião, mas subjetividade é impossível de suprimir completamente. Por outro lado, confiar só na autoavaliação também seria temerário, não? Talvez o jeito fosse ter... Uma terceira opinião. Como? De quem? Não sei. Bom, se a adesão é voluntária... Não chega a ser um problema tão agudo. Em todo caso, não está na pauta da greve, fui eu que interpretei que teria algo a ver com o PLR.

      Sobre o Plano de Saúde: "liberar vagas no SUS", não sei, pode ser um argumento meio falacioso... Sei que acho muito contraditório, mesmo, exigir que o transporte público seja estatal e demandar para si tratamento na rede privada... Entende? Lula e Serra podem não se tratar no SUS, mas eu uso o sistema. Sei quando ele é muito bom (tratamento de leucemia na minha filha no HC) e quando é muito ruim (4 meses até ser atendida pelo clínico geral da UBS perto de casa). Enfim, isso é assunto para outra discussão inteira, né?

      - 2% do PIB: Como eu disse, é um tema pra ser debatido. Pra mim o transporte tem de ter custeio e investimentos na medida necessária, seja quanto for que isso represente do PIB. Até porque o PIB é uma porcaria de medida como referência para qualquer coisa (se produzirem mais munição, houver mais atendimentos nos PSs e mais consertos de amortecedor porque o asfalto do recapeamento é ruim... aumenta o PIB). Podemos concordar ou discordar da referência, mas isso não pode ser pauta pra greve. Para uma manifestação, sim. Para paralisação? Não! [continua]

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    2. - Subsídio, lucro, lotação: Sinceramente, se o metrô não recebe subsídio, isso é uma tremenda surpresa para mim. Aliás, já ouvi de diretores do metrô "Cia do Metrô é uma coisa, governo do estado é outra". Bom, a Cia é uma empresa pública, certo? Digamos que ela empate hoje a receita própria com o custo da operação: e os investimentos que o estado fez na implantação, expansão etc?? Não contam? A Cia, digamos, já ressarciu os cofres do estado por todo o dinheiro público, a ponto de dizer que eventual superávit operacional seja "lucro" a ser distribuído entre os funcionários... Esse superávit deve sim ser reinvestido no próprio transporte público, não, para o benefício dos 20 milhões de moradores da Região Metropolitana? Sobre a lotação: bom, aí eu bato o pé, não é culpa do metrô, do atraso na expansão, nada disso. Aliás, quanto mais se estende o metrô, mais e mais passageiros entram no sistema. Quanto mais integrações há com os trens, idem. A culpa é da cidade... Da desigualdade de distribuição de emprego X moradia. As beiradas da cidade crescem, se esparramam, mas o emprego não chega lá. O metrô não pode aumentar a área dos vagões (eu tiraria aquelas cabines dos trens velhos da Linha Azul, mas já está é na hora de substituí-los, não?), não pode diminuir o intervalo entre os trens... Ele é superlotado porque é superdemandado, como em outras metrópoles de alta densidade. Não foi em Tóquio que vimos pela primeira vez os "empurradores" com suas luvas brancas??
      - Desvio e má gestão: uai, desde quando eu disse que má gestão e desvio de dinheiro só acontecem no PT? Eu saí do partido, entre outras razões, porque depois de ser muito implacável com os desvios dos outros, foi muito complacente com os seus. Sobre o pagamento do sistema de sinalização, portas de vidro etc., boatos sobre o preço dos bancos... Não faço ideia se é verdade. Se for, cabe DENÚNCIA. Porque veja bem, se a greve acabar hoje ou amanhã com as reivindicações dos metroviários atendidas... isso deixa de ser assunto sério? Não, né?
      - Aumento real: na Cultura Inglesa, MTV, TV Cultura, ESPN eu nunca participei mesmo de campanha salarial, greve, assembleia, por razões distintas. Na MTV a gente quebrava o pau com a chefia por causa de sobrecarga, assédio... Uma vez eu fui castigada: um chefe a quem "denunciei" (não adiantava mais reclamar com ele sobre o acúmulo de funções desumano, então fui falar com o chefe dele) triplicou o meu trabalho depois disso. MAS minha mãe organizou uma associação de professores na Cultura Inglesa e comprou muitas brigas, que eu acompanhei na qualidade de filha. E meu primeiro marido era (é até hoje) funcionário da Caixa Federal. "Bagrinho", como se diz - ganhava o equivalente a um mínimo naquela época. Quando eles entraram em greve, ele ficava MAIS tempo fora de casa. Saía antes das 7 da manhã, voltava depois das 10 da noite. Ato, manifestação, assembleia... Um trabalho doido.

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    3. Mas nem precisa ter participado de negociação salarial pra saber como é: o outro lado, seja ele qual for, vai pressionar para baixo. Não vou entrar no mérito da discussão sobre as perdas reais - até porque não sei, por exemplo, se o policial rodoviário federal ganhava ridiculamente pouco e agora, finalmente, ganha o que deveria. E se o metrô foi intransigente e não quis negociar nada, foi... burro. Porque o poder de mobilização (e paralisação...) dos metroviários é enorme, chega a data-base e a panela começa a ferver. Mesmo assim: pedir 20 pra ganhar 10 e, caso não ganhe, parar a cidade é "uso desproporcional da força", na minha opinião. Se ao menos cumprissem o que a Justiça determinou... Já faria pressão e talvez colocasse a população mais ao lado da categoria... E ser "intransigente" também é bastante subjetivo, né? O governo pode ser intransigente, ô se pode. Mas o sindicato também pode... Não pode?
      - Sabotagem: epa, sei bem que a presidência do sindicato é PSTU, acompanhei as eleições. Nunca disse (e nem pensei) que o PT era o culpado pela sabotagem... Mas acredito MESMO que havia sabotagem (tipo uma operação-tartaruga não declarada, algumas atitudes que criavam incômodo e desconforto nas plataformas) e que ela tinha ligação com o período eleitoral. Penso isso até hoje. Sabotagem não é só colocar bomba não, é agir deliberadamente para que alguma coisa não dê certo, não funcione.
      Obrigada mais uma vez pela disposição em conversar/ discutir.
      Abração,

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    4. Brigado, como tu viu, a gente concorda com quase tudo. E mais uma vez, tenho orgulho dos meus colegas, que ao menor sinal de disposição pra negociar pararam a greve, nós não queremos a cidade de refém não.
      Espero que você seja assim na campanha pra prefeito também. Tá osso. Ninguém apresenta novas idéias. Abraço.

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  7. Soninha como companheiro de partido lhe peço q apresente 1 projeto de governo c/ metas de qualidade quantitativas para os próximos 4 aqui de Sampa.

    to medo de ficar no bláblábla PT/PSDB de novo...

    #sorte

    p.s acredito que PPP seja Perfil Profissiográfico Previdenciário que é um enquadramento do INSS, coisa da segurança do trabalho....

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  8. Na boa, esse texto é só uma repetição de lugares-comuns, pesquisa preguiçosa e filosofia de buteco (sei disso pq sou pesquisador, ganho pra isso). Soninha, vc pode até bloquear meu comentário, não sei qual é a sua política pq é a primeira vez que entro no blog. Segurando o que tenho pensado sobre você nos ultimos dias, queria perguntar o que você, que era tão progressista, acha do candidato José Serra. Você, que apoiou este candidato, podia explicar pra gente o que você vê nele, ideologicamente.
    Pergunto isso porque o que sinto não é o mesmo que ver um candidato qualquer, bandeira progressista etc etc. apoiando um cara como o Serra. Mas pergunto porque eu dava audiência pra vc na época da MTV, pq eu fiquei revoltado quando demitiram vc por causa da maconha, pq eu li a reportagem onde você foi capa de revista com a bandeira da cannabis etc. E não pq era "seu fã", mas pq era fã do que se fazia na MTV naquela época (e não se faz mais). Uns programas construtivos com o Barraco, o debate com os VJs (Cazé, e até aquela mongolóide da Sarah). Até os promos eram umas coisas que eram pura video art, faziam pensar.
    E aí oq? A Astrid vira programa-de-dondoca, uma coisa que escapou da baixaria só pq foi pra TV a cabo. Sarah foi para o video show, e Soninha? Apoiou Serra?
    Explica, POR FAVOR.

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  9. Olha, é assunto pra mais de metro e eu não vou ter tempo de responder agora. Queria, por um lado, q vc dissesse p q acha q o Serra é o antônimo de progressivo - só pq ele é feio e veste aquelas roupas de tiozinho? ahaha. Sério agora, eu tb achava q ele era um horror - por ouvir falar horrores... E depois vi quanto daquilo era mentira e quantas coisas muito progressistas, de esquerda, justas, bacanas ele fez... Podemos brincar de Supertrunfo, batendo pros e contras ehehe. Mas embora eu quisesse o Serra pra presidente, quero eu ser prefeita. Bom, segue agora uma resposta q eu dei em 2010, serve p vc Tb. Resposta a Leandro Dale



    PS:Esse texto não quis ser mesmo original, é o arroz com feijão: o que diz o sindicato e o q eu acho das reivindicações deles. De "pesquisa" não tem mesmo nada.

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    1. se quiser mesmo ganhar próxima eleição para prefeito da babi vai ter q revolucionar no discurso/atitudes, senão vai cair no blábláblá PT/PSDB, se precisar de pessoas de gestão pra criar discurso só gritar...
      a dica que deixo é que o PPS paulista já deveria estar correndo atrás de dados para fazer uma campanha com metas quantitativas.


      p.s. avisa galera do comitê que a placa de não fumar dentro da sala deve ser respeitada, os cinzeiros cheios e o cheiro da sala é nojento. Se nem partido político respeita a lei que esperar do cidadão!?!

      #sorte

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