segunda-feira, 4 de junho de 2012

Castigo físico - "normal", será?

Houve um tempo em que bater em criança na escola era normal.

Um puxão de orelha, uma palmadinha na mão, uma senhora palmada. Faziam um artefato para isso! (Palmatória).

Criança malcriada, criança que não fez a lição de casa, que errou o exercício, que demorou demais para terminar a cópia... APANHA. Ajoelha no milho.
Fica de pé de cara para a parede.

Fazia parte da educação...

Deve ter gente que tem saudade daqueles tempos... Que, ludibriado por aquela nostalgia que apaga as arestas, acredita que as crianças daquela época se comportavem muito bem por causa daquilo. Não faziam traquinagem, não saíam da escola sem saber se comportar. Não praticavam o que hoje em dia é chamado de "bullying". Não botavam bomba no lixo, não fumavam escondido no banheiro.

Até parece.

"Ah, mas hoje em dia está muito pior!"

Verdade. Em termos de respeito aos adultos e aos colegas, de conduta violenta e irresponsável, eu acho mesmo que está tudo muito pior. Na escola e em volta dela, em casa e em volta de casa...

Mas isso acontece por mil e duas razões diferentes (adoraria fazer uma lista, mas não agora), e não porque as crianças não apanham mais da professora na escola.

***
Acredito que 90% da sociedade concorda comigo: professor não tem que bater no aluno.

Mas metade da sociedade ainda acha normal pais baterem nos filhos. Adultos usarem a força para mostrar para a criança que ela errou; para castigá-la e tentar evitar que ela faça aquilo de novo.

Será que é (normal)?

Eu apanhei da minha mãe, meu pai e minha avó. Não gostava não (claro). Chorava com MUITA raiva às vezes porque me sentia profundamente injustiçada. Mãe e avó defendiam o seguinte: alguém tem culpa e não dá pra saber quem foi? Apanhem os dois. Se foi um que começou, o outro continuou, então faça-se "justiça" assim. Meu pai não batia tanto porque não ficava tanto tempo com a gente, mas eu morria de medo da mão pesada dele.

Mas será que era apanhar, ou medo de apanhar, que me fizeram aprender e fazer o certo?

Hmm...

Em alguns casos, talvez. Mas se o medo de apanhar fosse a ÚNICA razão a me impedir de fazer alguma coisa, eu... faria, se tivesse certeza que não seria pega! :oP

A melhor educação é aquela que faz com que a gente incorpore valores - respeito, responsabilidade, solidariedade etc. De tal modo fazer ou deixar de fazer alguma coisa não acontece só por medo de punição, mas sim por realmente acreditar que determinada conduta é a certa. Se você só não joga lixo no chão porque pode ser multado, vai largar a lata de cerveja na praia deserta...

Eu não acho que um adulto bater em uma criança possa ser considerado super normal. Não acho que castigo físico seja a melhor maneira de cultivar valores.
Não acho que a "lei da palmada" possa resolver isso... É uma forma de proibir um comportamento que, como no caso das travessuras infantis, vai continuar acontecendo se o adulto não tiver totalmente convencido de que é possível educar um filho sem bater nele. Quando não tiver ninguém olhando... Ele vai bater. E nunca vai ter alguém olhando em toda casa, em todo lugar.

Por isso existem... campanhas educativas! Dias temáticos!

Hoje é o Dia Mundial contra a Agressão Infantil. Existem muitas formas de agressão criminosas, e nunca é pouco condená-las e convocar a sociedade a prestar muita atenção no que acontece com suas crianças. Mas escolhi falar dessa forma específica porque alguns adultos acreditam até mesmo que bater é uma forma de amor. Acreditam mesmo, porque querem o melhor para seus filhos. Ou estão convencidos de que não existe outra forma de educar.

Eu, que não quero bater em ninguém para que aceite minhas ideias, uso aqui minhas palavras :)

4 comentários:

  1. Prezada Soninha,
    Tenho um grande interesse pelo seu trabalho político,sou estudante de direito, tenho 23 anos e poucos exemplos no meio político. Por acaso teria um e-mail para que pudesse entrar em contato diretamente?
    Desculpe se estou sendo indiscreto por enviar por aqui, não encontrei outro meio para contato.
    Desde já agradeço pela atenção.
    Meu e-mail é focferreira@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Mais uma Eleição chegando e meu marido ainda não recebeu a tão sonhada foto autografada da Soninha desde a última eleição que participaste, tadinho dele! Beijos da Família Soninha Boa Sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Solange, boa tarde, tudo bem?

      Muito obrigada, pra onde posso mandar a foto???

      Beijosss pra vocêe sua familia também!!!

      Excluir
  3. Apanhei muito quando pequeno, nunca foram agressões estúpidas, mas apenas para me corrigir. Não fiquei com trauma por causa disso. Hoje eu entendo perfeitamente meus pais. Já com minhas duas filhas, só dei uns tapas no bum bum duas vezes. Não batia forte, só demonstrava que estava bravo e isso surtia mais efeito. A única vez que me arrependo até hoje, foi justamente numa vez que não dei tapinhas, mas "gritei furioso com elas"! Isso sim, me deixou um arrependimento amargo que até hoje não consigo esquecer. Elas nem se lembram, mas eu sim.
    É preciso definir o que é uma correção de uma agressão. Acho que a grande maioria das pessoas confunde uma com outra! Infelizmente!.

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.