terça-feira, 26 de junho de 2012

"Surpresos"? "Chocados"???

O episódio Lula-vai-à-casa-de-Maluf é muito instrutivo. Não sobre Lula e Maluf, que esses não me supreendem mais já faz tempo. Sobre as pessoas.

***
As pessoas não leem jornais (ah, vá). Digo as pessoas TODAS - incluindo as "politizadas", engajadas, "bem informadas". Acompanham, na política, os escândalos mais ruidosos, os espetáculos do momento.

Não é à toa que a gente (da oposição) grita, esperneia, chora e range os dentes e ninguém escuta. Ainda dizem que "não tem oposição". Fica difícil sem ressonância na sociedade... Nos "movimentos sociais", que hoje em dia ficam cheios de dedos antes de criticar o atual governo... Já deram DEZ ANOS para esse governo promover as "grandes transformações", a gente continua naquele passo arrastado de sempre e elas atacam "o mundo", "as forças contrárias", sei lá. Mas o governo eles poupam. Teve o movimento #vetaDilma, que bom!, mas parou aí. Não fazem troça com a presidente botando na mão dela uma motossera, um saco de dinheiro, um tridente.

Desde a ditadura militar o humor não é tão cuidadoso e ainda assim patrulhado como está sendo nos últimos anos. Durante a campanha de 2010, naquela negociação (que é sempre muito parecida) com os partidos que viriam a compor a aliança - em torno de "programa de governo", claro, naaada a ver com dinheiro e cargos - um chargista desenhou a Dilma com uma bolsinha na esquina dizendo "eu sou uma candidata de programa". NOSSA, o mundo quase veio abaixo. "Falta de respeito com a mulher"! "Chovinistas"! Eu achei genial usar o duplo sentido da palavra "programa" para expor o que realmente acontecia: uma negociação que de "programática" não tinha nada. "Eu te pago o que você pede e você me dá o que eu quero".

Ainda tenho em casa várias Bundas (era uma revista) esculachando o Fernando Henrique sem dó nem piedade. A capa de uma tem o então presidente vestido de Carmem Miranda, criticando de maneira debochada a aliança com ACM. Se alguém fizer hoje coisa parecida, capaz de ser excomungado. Acusado de "golpismo" será, certamente.

***
Há muito tempo o partido do Maluf é base do governo Lula. Ok, o partido não é só Maluf e até o PP tem gente interessada no bem-estar da sociedade, tenho certeza. (Não sei o que fazem lá, mas digo o mesmo de vários ex-companheiros meus no PT... Eles tem vergonha da direção e de algumas decisões do partido, abominam os desvios de conduta, são tratados a pão e água, ficam isolados, não tem um fiapo de voz dentro do partido mas não saem. Vai entender).

Mas o PP não está no governo porque fez concessões e se alinhou a Lula-Dilma porque tem mais convergências que divergências; porque tem posições semelhantes e quer contribuir com a nação. O PP está lá porque tem sua "cota" - e ficou com um Ministério que poderia/deveria ser MUITO importante, muito estratégico: o Ministério das Cidades. Criado no governo Lula, já teve Erminia Maricato e Raquel Rolnik - elas sim, identificadas historicamente com as bandeiras do (antigo) PT. Agora tem alguém indicado pelo Partido Progressista. Cai um (por denúncias insistentes feitas na imprensa), entra outro do mesmo partido.

***
Lula é aquele que dizia que a política econômica era injusta e excludente e trouxe o Henrique Meirelles para presidir o Banco Central. Dizia que a CPMF era um absurdo; que não era dinheiro que faltava para a Saúde porque a carga tributária já era imensa; que bastava haver mais competência e menos corrupção. Depois disse que Deus ia castigar quem tinha votado contra a prorrogação da CPMF.

Lula é do partido que abominava a transposição do São Francisco, depois decidiu fazer a transposição, já gastou bilhões e não fez p. nenhuma. Do partido que criticava o projeto de uma megausina hidrelétrica na Bacia do Xingu, no Sul do Pará. Que defendia dar uma banana, e não quitar a dívida com o FMI. Que dizia que o governo queria deixar as pessoas ignorantes para continuarem reféns de seus favores (continuamos "bem" no ranking do analfabetismo). Que programa de Bolsa era que nem esmola. Que condenava a transferência de recursos públicos para o setor privado (e agora alimenta megafrigoríficos com recursos do BNDES e subsidia a construção de estádios de futebol).

Lula também é aquele que já se desculpou com Collor e disse que Sarney (na época acusado de mil e uma barbaridades na presidência do Senado) merecia "tratamento especial" por sua história. Disse também que o DEM precisava ser extirpado (claro, é oposição, né?).

É aquele que usou como NUNCA ANTES NESTE PAÍS a máquina pública para eleger sua sucessora. Um escândalo. Que atropelou a convenção do PT no Maranhão para obrigá-lo a apoiar ROSEANA SARNEY. Bom, que um dia elogiou Hitler à Playboy, pela determinação em perseguir seus objetivos. Sim, um psicopata determinado, como qualquer serial killer.

***
Aí as pessoas "descobrem" que Lula faz qualquer coisa para ganhar uma eleição. Que não está NEM AÍ para ideologia, programa de governo, postura política, biografia, ficha limpa ou folha corrida. Ficam chocadas, de queixo caído, "até tu, PT?"; "até tu, Lula"?

Eu fico chocada é com as pessoas inteligentes, politizadas, bem informadas.

:o(


Um comentário:

  1. Ótimo... bom seria se, mesmo os que acompanham (leem) jornais, artigos e comentários, a maioria da população tivesse um pouquinho de senso crítico para analisar essas ações do passado. Assim, ganhariam um pouco mais de indignação. Pois só saberem desse encontro Maluf X Lula e torcerem o nariz não adianta...

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.