sábado, 28 de julho de 2012

156, 1188...



A cidade tem problemas imensos, estruturais, que demandam anos de trabalho e investimentos de vulto. Mas também tem uma infinidade de coisas pequenas que irritam e enlouquecem o cidadão - como o bendito telefone para atendimento ao público que atende mal pra danar. De cada dez vezes que eu liguei para 156, nove não deram bom resultado. Dessa vez foi o 1188 que frustrou.

***
Um amigo cobrou a "solucionática" para o problema. Vamos lá:

1) O sistema semafórico da cidade precisa ser todo modernizado. Isso significa colocar "semáforos inteligentes" em ALGUNS lugares, não todos. Esse semáforo toma decisões sozinho, a partir de sensores colocados no asfalto, semelhantes àqueles dos radares. Em alguns cruzamentos, esse semáforo não é o mais indicado. Mas todos os semáforos, definitivamente, precisam estar conectados em sistema eletrônico, possível de ser controlado à distância. O monitoramento e programação precisam ser feitos com inteligência - e correções pontuais tem de ser feitas imediatamente. Ah, sim, é importante (CLARO!!) que os sistemas "conversem" entre si. O corredor da Santo Amaro, por exemplo, tem 3 sistemas diferentes e INCOMPATÍVEIS. Absurdo.

2) O atendimento no telefone 1188 precisa ser muito bem planejado, para que nenhuma questão relacionada à Engenharia de Tráfego seja resolvida "em outro lugar". Os atendentes precisam passar por treinamento rigoroso, atualização e reciclagem. E o usuário precisa ter facilidade para registrar uma reclamação quando for mal atendido (até isso é difícil!)

Sugestões? Aceito :o)

2 comentários:

  1. Considero falido o sistema viário da capital, temos uma fábrica de multas instalada sem falar na taxa do controlar e na multa de quase 600,00
    Rico tem carros novos, não se precoupa com rodízio e com o controlar.
    Se tivessem preocupados com meio ambiente, a reciclagem de lixo seria de mais de 50% acima e não de apenas 1%.
    Soninha pra governar não precisa só de dinheiro, tem que ter projeto e ideias novas, quando subprefeita da lapa, me desculpe, o meu bairro sofreu muito e sofre até hoje, nem uma simples faixa de pedestre pintaram aqui , muito menos ciclovias,poda de árvores......
    Mas desejo boa sorte .
    O povo sabe votar, não pense vc que votamos no mais bonito, no mais isso aquilo, o Brasil dá exemplo de democracia, temos todos os partidos em governos estaduais e municipais e nas bancas, o povo vota em todos os partidos.

    ResponderExcluir
  2. Sugestão, implantar na gestão municipal a certificação ISO 9001 em serviços de atendimento ao cidadão relacionados à Educação, Saúde, Transporte e Segurança.

    #sorte

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.