quinta-feira, 12 de julho de 2012

É importante reconhecer a importância


"No mês de maio, a Ciclocidade e o CicloBR procuraram os principais pré-candidatos a prefeito de São Paulo para verificar quais suas propostas, metas e iniciativas em favor da promoção do uso da bicicleta e garantia da segurança dos ciclistas na cidade, no caso de um possível mandato.

Os candidatos foram convidados a enviar suas propostas até o dia 22/06 e comunicados que suas intenções seriam publicadas posteriormente, para conhecimento público".


Para nossa alegria, eu fui incluída entre "os principais pré-candidatos", ALELUIA! (Como se fosse um favor... Mas muitos tem considerado que a eleição para prefeit@ em São Paulo tem TRÊS principais candidatos. É costume levar em consideração NO MÍNIMO os cinco primeiros em intenção de voto - o que ainda deixaria o PDT e o PSOL de fora e eles tem todo direito de chiar).

Respondi de forma detalhada e bem concreta - é óbvio que não preciso explicar para o Ciclocidade e o CicloBR que a bicicleta é um meio de locomoção importante etc e tal, tenho mais é que expor como vou agir para criar melhores condições para quem já pedala e estimular mais gente a usar a bicicleta também.

Nem todos tiveram a mesma ideia... Veja, por exemplo, a resposta de um dos candidatos empatados comigo, publicada na página "Confira as ideias dos pré-candidatos à Prefeitura para a mobilidade por bicicletas", com destaques e comentários meus.

Fernando Haddad (PT)

Em primeiro lugar, quero parabeniza-los pela iniciativa de fomentar um debate democrático com o objetivo de inserir a bicicleta como modal de transporte na agenda política dos candidatos durante as eleições de 2012 [bla,bla, bla], e principalmente, por provocar na sociedade reflexões sobre mobilidade urbana e discutir propostas para serem incorporadas ao planejamento da cidade. [bla,bla, bla]


[Resumindo, se é que é possível: parabéns por fomentar o debate, provocar reflexões e discutir propostas. Ok, vamos a elas então?]


Por desconhecimento da importância que a bicicleta tem para estas pessoas, para sociedade, para o meio ambiente e para a cidade em geral, [bla bla bla - parece redação de colégio...] estamos deixando de atender milhares de cidadãos que utilizam este modal, por isso, a bicicleta, como modal de transporte, terá um destaque especial em nosso Plano de Governo, [bla,bla, bla],assim como o transporte coletivo, de cargas e a mobilidade de pedestres.

[Então é assim: bicicleta é importante e as pessoas ainda nem sabem. Bicicleta terá destaque especial em nosso Programa de governo. Tá. Vamos às propostas, então? Já estamos no terceiro parágrafo!] 

Em uma cidade aonde ["para onde?"; não, vcs quiseram dizer "onde", "na qual", né?] se viaja três vezes mais de bicicleta do que de taxi, é imprescindível termos bons projetos [ok, já entendemos] , e mais do que isso, executar, ampliar e dar manutenção as estes projetos, [isso: não basta ter projetos, é preciso executar os projetos. Sabe que isso nunca tinha me ocorrido?], e para isso precisamos da participação efetiva e de forma democrática da sociedade organizada, tanto na  elaboração quanto na execução. [bla,bla, bla],

[Resumindo: precisamos fazer projetos e executar os projetos feitos. Genial. E bem concreto, né?]

Reafirmo [é verdade, afirmar ele já afirmou e vai repetir] que defendemos soluções para a mobilidade urbana, incluindo a bicicleta, [bla,bla, bla], e que nossas propostas serão apresentadas em breve, aonde [ou melhor, "onde" - ou melhor ainda, "em que", uma vez que proposta não é lugar] selaremos com a sociedade um compromisso público, com diretrizes específicas para a bicicleta como modal de transporte e deslocamento. [bla,bla, bla]


***
Reafirmo o resumo dos resumos: "parabéns, bicicleta é importante, precisamos debater, refletir, ter projetos e executar projetos com a participação democrática da sociedade".  BOA RESPOSTA!! [NOT]


É uma masterclass em embromation. Parece aquelas respostas de Enem que o pessoal faz circular na rede, quando o estudante não faz ideia do que dizer e enrola, enrola, enrola... Bom, ao menos ele não se enrolou a ponto de dizer "a bicicleta é uma ameaça para o desenvolvimento", como na histórica declaração-ato-falho da Dilma sobre meio ambiente na Cop-15.


Depois não quer que eu trole!!!

***
Havendo interesse, as minhas respostas estão aqui.

8 comentários:

  1. Em defesa das redações de colégio, esses exemplos que circulam são casos extremos. Há jovens inteligentes, apesar da absoluta prioridade que o ministério da Educação determinou para o ensino superior em detrimento do ensino fundamental (como queria o Buarque). O Haddad infelizmente tem o discurso de um burocrata de Brasília, muito mais do que uma lingagem enroladora de jovem estudante, não só nessa fala!

    ResponderExcluir
  2. Soninha, está PERFEITO. Não tem nem o que acrescentar.. Quem me dera os políticos de São José dos Campos (onde moro) tivesse metade destas idéias que você tem.

    ResponderExcluir
  3. por #sorte Lula tem um ego muito grande, Haddad pode ser até boa pessoa, mas como gestor da educação, não fez um bom trabalho.
    Não que seja culpa apenas dele, mas ele não conseguiu inflamar a nação para a necessidade da qualidade na educação, foi uma pessoa apagada como Ministro da Educação.

    sobre transporte a campanha dele informa:
    http://pensenovotv.com.br/descricao/apagao-nos-transportes

    (temos que parabenizar as pessoas responsáveis pela peça multimídia)

    conteúdo é tipo piada total! não propõem nada e é o blábláblá de sempre!!!

    (vídeo parece ter custado caro tbm... candidato tem q por a cara pra bater e falar pra câmera sem pós produção, no máximo corte seco)

    quero ver qual candidato vai informar ao paulistano que ele não poderá usar o carro, que a liberdade das propagandas de carro são mentira e que em um grande centro urbano o carro não é um modal de transporte possível (sustentável).
    Carro tem que ser exceção no transporte não a regra. Para tarefa que se faz necessário transporte de carga, o sistema de taxi deve praticar preços acessíveis e executar essa função.

    quero ver quem vai propor ciclofaixas nas marginais e grandes avenidas! São Paulo tem uma topografia peculiar, temos 2 várzeas que fazem o terreno ser plano, podemos utilizar essas características e transportar população da ZL pra outras zonas da cidade usando bicicleta, porque tenho certeza que alguém vai preferir andar 30km de bike em uma reta que ficar espremido em um vagão!

    #sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo e faço mais uma crítica à resposta do petista. Ele comenta sobre o mapa de demandas por ciclovias. Me desculpe, mas esse mapa é falho. Não leva em conta uma enorme demanda reprimida em relação a esse transporte. Uma enorme quantidade de pessoas usariam ciclovias se essas levassem de fato a algum lugar, e funcionassem nos dias úteis, dia em que realmente faria alguma diferença no caos do nosso trânsito... Falo por experiência. o tempo de ir do bairro ao centro em dias normais é igual ou inferior à usar carro ou transporte público... Precisamos mais do que encarar bikes como esporte e lazer e muito , muito mais como meio de transporte , não só viável, como mais vantajoso em termos econômicos e ecológicos.

      Excluir
  4. "Defendemos a imediata aplicação do bilhete único 24 horas como parte de uma política de subsídios às tarifas..."

    eles só não falam como pagar isso...

    https://quero50.com.br/compromissos/outro-modelo-de-transportes

    #sorte

    ResponderExcluir
  5. Soninha, sou defensor da sua candidatura e tenho um blog http://gabriel-elementos.blogspot.com.br/ que usarei para ajudar candidatos que eu escolhi em algumas cidades. Por isso gostaria de fazer algumas perguntas para publicar lá, se não for nenhum incômodo. Se quiser, não publique o comentário, pode mandar as respostas com as perguntas para meu e-mail (gabrieltatagiba@hotmail.com). Vou perguntar, então.

    1- Como estamos presenciando nessa campanha, querem fazer um embate entre o "novo" e o "velho", como se houvesse apenas dois candidatos. Porém, como um candidato, no caso, Haddad, pode sustentar que é "novo" quando representa justamente a volta de gestões anteriores, como a de Marta, Erundina, Maluf e Pitta?

    2- Por que, mesmo sendo a candidata mais comprometida com o meio ambiente, o PV não se aliou à sua candidatura, mesmo depois de mostrar força com Ganeira em 2008 e com Marina em 2010 como um partido alternativo?

    3 - Por que o PPS não se desliga do PSDB e do DEM e vira uma terceira via, tanto nacional como estadual? As últimas eleições mostram que há espaço, há um eleitorado que deseja o fim dessa polarização. Não é um erro o PPS, que já teve três candidaturas à Presidência, acabar se tornando aliado do grupo a que fez oposição no passado, na era FHC?

    4- Você não acha que mais do que medidas de descongestionamento, é necessário que as prefeituras em geral tenham uma política contra os carros, como aumentar impostos, dificultar a venda de carros etc? Será que vai ser necessário que esse problema chegue ao seu limite para as pessoas verem que ter um carro não é bom, nem para si nem para a cidade?

    5 - Se prefeita, você terá compromissos a respeito dos direitos dos animais, como clínicas públicas, casas de adoção, entre outras coisas?

    Eu faria mais perguntas, mas prefiro ficar só com essas, muito obrigado pela atenção, mesmo se não responder. Abraços e boa sorte nas eleições!

    ResponderExcluir
  6. Por enquanto , não li as respostas de todos os candidatos , mas algo que me chamou a atenção do tamanho das respostas de candidatos que tem mais tempo de TV , com excessão do Serra , é o número de linhas que respondem a questão , poucas e com respostas que eu (desconhecedor total da matéria ) daria.
    E na resposta do Haddad me surgiu uma dúvida : se usa mais bicicleta do que taxi em SP ?

    ResponderExcluir
  7. Bom ,já sabemos da ideologia desses candidatos"goela adentro",lamentamos o nível deles,por outra lado,ficamos muito mais solar,perto de suas mentes e corações,ainda bem que temos Soninha Francine que esses "bonecos candidatos",façam que nem os escorpiões na sua morte.Quanto mais eles se revelam,mas queremos nossa candidata eleita-inteligência,lamentavelmente,só para poucos e nesse quisto 'SUSTENTO MEU VOTO RETO E FIRME A NOSSA PREFEITA'.

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.