segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Aquele mau humor básico

Hoje o Haddad vai lançar o programa de governo às 10h00. Queria ir pra ver se assim apareço na Folha ou no Estadão.

***
Mais de uma vez, um eleitor do Haddad me disse: "Parabéns pela campanha, está ótima. Sua candidatura é importante por defender temas que os outros não bancam". Ora, vão catar coquinho. Sou candidata porque quero ser prefeita, não para levantar bandeiras que eles acham importantes mas seu candidato não tem coragem ou o João Santana não deixa defender. HMPF. 

***
Reclamamos com uma jornalista do Estadão sobre a cobertura das eleições em São Paulo. "É que um é candidato da presidente; o outro, do governador e do prefeito". Ah tá. 

***
E tem o Chalita, né, que tem desde o começo bom espaço no Estado. Candidato, quem sabe, da presidente e do governador. Jornal gosta tanto de maldadezinhas e fofocas, talvez seja isso.

***
Sábado, Serra, Haddad e Chalita "faltaram" a dois eventos para os quais foram convidados. Um foi o lançamento do balanço da série "Seu Bairro, Nossa Cidade", que também não contou com a presença de Russomano e, se não me engano, do Gianazzi. Os presentes foram mencionados; os ausentes, não.

À tarde, estive no debate promovido pela Associação de Moradores de Taipas. Serra, Haddad e Chalita não foram. Nadia Campeão representou Haddad. Não pôde ficar até o fim. Puxa, nem a vice? :oP

***
Nesses debates muitas coisas são ditas com mais liberdade, e isso inclui informações, ahn, não verificadas. 
A candidata do PSTU, por exemplo, se diz contra o Rodoanel porque o transporte de carga tem de ser ferroviário. CONCORDO COMPLETAMENTE. Mas não podemos, tanto nesse caso quanto no de transporte de passageiros, esperar as linhas de trem/metrô ficarem prontas... 

Alguém (não sei se foi também a Ana Luiza ou o Gianazzi) disse que o metrô continua andando a passo de tartaruga, porque a previsão de entrega da linha que vai lá pra Zona Norte/Noroeste é 2018. Gente, não dá pra fazer metrô correndo não. Foi lerdo aí durante alguns anos? Foi. Mas vamos fazer o que, acelerar feito doido pra tirar o atraso? 

***
A Ana Luiza defendeu a "tarifa social" (R$1). "1/3 das pessoas faz seus deslocamentos a pé porque não tem dinheiro pra condução". Não é isso não... 1/3 dos deslocamentos é feito a pé, por muitas razões diferentes - inclusive as boas. Milhões saem na hora do almoço e andam até o boteco ou restaurante. Milhões andam até a escola ou o centro de compras. Andam até o ponto de ônibus e o metrô. Esse dado (1/3) é invocado sempre para demonstrar que a cidade NÃO É toda motorizada, e se dá muito mais destaque às necessidades e dificuldades da locomoção em automóvel do que nas condições para circulação de pedestres. 

***
O Miguel Manso (PPL) estava lá também. Era quem mais tinha bandeiras e militantes distribuindo material. 

***
Esse é um dos fatores de desequilíbrio para as campanhas que tem grana. O lado mais explorado na mídia é o do horário de TV e o salário estratosférico dos marqueteiros. Mas a presença das campanhas ricas na periferia é muito, muito, muito maior. São milhares de pessoas contratadas para "bandeirar" e "panfletar" - e, em gratidão, muitas delas costumam votar também... São lideranças remuneradas para orientar seus liderados. São centenas de kombis "envelopadas" percorrendo as ruas. Centenas de comitês montados. Milhares de cavaletes. Milhões de folhetos. 

E como o PT, por exemplo, tem dinheiro suficiente para fazer muito material para seus candidatos a vereador, ele sai todo padronizado - com a foto do Haddad grandona ao lado de cada um deles nos tais dos cavaletes, perfureides etc. No PPS, vou te falar, viu? Candidato arruma recurso próprio pra rodar material e, quando não "esquece" de mim, coloca meu nome no modelo "quero ver você me enxergar". 

***
Parece o tamanho das letrinhas nos cavaletes do Antonio Carlos Rodrigues indicando a qual coligação ele pertence. Vê lá se ele quer colocar em risco o eleitorado petista... Se bem que, se ACR disser que é pra votar no Cacareco, pessoal do reduto dele vota. 

***
Na campanha de 2004, estávamos almoçando perto do comitê da Marta (eu, Alexandre Youssef, Rui Falcão e, se não me engano, o Ítalo). A dona do restaurante cumprimentou os dirigentes, acostumada a vê-los ali. "A Soninha é candidata a vereadora". "Ah, me desculpe mas eu voto no Antonio Carlos Rodrigues. Ele ajuda muito a gente aqui. A lâmpada na rua aqui na frente foi ele quem consertou".

O Rui deu aquela sua risadinha meio de lado - "Não é bem assim...". "Não, olha, nós pedimos vinte vezes para virem trocar e nada. Aí falamos com ele e ele mandou consertar".

Sem querer esticar a conversa, Rui balançou a cabeça e comentou baixinho, só com quem estava na mesa: "A máquina é terrível".

***
IMAGINA se um partido da oposição estivesse sendo julgado no STF como o PT está e o presidente desse partido dissesse "o povo tá interessado na Olimpíada e na Avenida Brasil, não no julgamento". Nossa.





Um comentário:

  1. mau humorada nada...

    ***
    Folha e Estadão são deprimentes... eles destroem o espírito do jornalismo quando se vendem como sendo veículos livres... são tipo empresas que destroem o meio ambiente mas fazem uma campanha de marketing verde...

    ***
    eleitor do Haddad não existe, existe voto de cabresto que o PT impõem em seu tão mal educado curral eleitoral ,o bom é que em sampa esses ignorantes não elegem prefeito... a não ser que seja contra o Maluf... como agora eles o Maluf viraram unha e carne, não vão eleger mais nada....

    ***
    Estadão deve precisar da verba de publicidade estatal pra viver e vai puxa o saco sempre dos partidos que assinam o cheque...

    ***
    Chalita é do grupo do Temer e....

    ***
    não dá para o candidato ir em todo evento que é convidado, isso não é tão grave e não ser é lógico que tenha confirmado a presença, como não sei como o fato se deu não dá pra criticar....

    ***
    ferroanel é algo que todos sabem que é necessário para liberar os trilhos de dentro da cidade para o transporte de passageiros, mas isso demora...

    querer acelerar obra no Brasil sempre significou fazer uma obra porca e pagar caro por ela...

    ***
    "tarifa social" é descriminação, o transporte público tem que ser barato, limpo e ágil ... a circulação de veículos tem que ser taxada para subsidiar o transporte público... tem que refazer as linhas de ônibus para algo inteligente... linhas gigantes são estupidez, tem ser ter linhas locais e uma tarifa no qual faça sentido para o usuário não usar o carro.

    ***
    Partido Patria Livre, não dá nem pra comentar...

    ***
    mas meta quantitativa ninguém apresenta... blablabla e blablabla.. só isso que temos....

    ***
    curral eleitoral é assim mesmo... sem educar a população, sempre teremos essa triste realidade....

    ***
    infelizmente a incompetência do serviço publico cria essa realidade, ou você conhece alguém ou passa mal....

    ***
    "o povo tá interessado na Olimpíada e na Avenida Brasil, não no julgamento"... educamos o povo pra isso e não temos como cobrar algo diferente... (tristeza)

    ***

    #sorte

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.