quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Mau Humor Matinal Federal

Espaço dedicado à greve dos servidores federais no Bom Dia Brasil: zero minuto e zero segundo.

***
Então vamos à cata das notícias no Google

Deu no DCI  ontem, às 18h12 : Policiais federais entram em greve em todo o país


De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal (Sindipol-DF), Jones Leal, até o final do dia o comando de greve espera que 70% dos policiais tenham aderido à greve. Será mantido um efetivo de 30%, obrigado por lei, para serviços essenciais.

"Vamos manter o efetivo de 30% trabalhando [para execução de serviços básicos] e atender emergências. Entre os serviços que podem ser prejudicados está a emissão de passaportes e da carteira do estrangeiro, liberação de produtos químicos, entre outros", disse Leal. Segundo ele, "somos menos de 15 mil homens para tomar conta do país. Se tivéssemos mais estrutura e policiais, as ações feitas pelas PF seriam maiores".

A categoria reivindica aumento salarial, melhores condições de trabalho, contratação de novos policiais, além da saída do diretor-geral da PF, delegado Leandro Daiello Coimbra.


O presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Marcos Wink, disse que os policiais querem também a reestruturação da carreira para as funções de agentes, escrivães e papiloscopistas.

(...)


"Eu não sabia que a PF tinha entrado de greve. Vim renovar meu passaporte, esperei cerca de 15 minutos para ser atendidada. Agora estou preocupada se vão me entregar o documento. Eu vou viajar em outubro, talvez vá complicar para quem precisa do documento com urgência", disse a servidora pública, Susan Faria.

NENHUMA PALAVRA NO BOM DIA DE HOJE???!!! Ah, mas mostraram dez vezes os presos que se esconderam em sacos de lixo para tentar fugir de uma delegacia e o obelisco que quase caiu sobre um carro de polícia em Marília.

***
No Valor Online saiu o seguinte, às 16h36 de ontem: Três categorias engrossarão greve federal com paralisação de 24 horas


A greve parcial dos servidores públicos federais ganha novas adesões com paralisações de 24 horas previstas para esta quarta-feira. Funcionários do Banco Central, Receita Federal e delegados e peritos da Polícia Federal (PF) cruzarão os braços amanhã. Os servidores do Tesouro estão paralisados por 48 horas desde segunda-feira.

[O Valor começa a notícia qualificando a greve como "parcial". Em outros casos, ela chamaria de "greve total"? Nunca vi isso. Quem chama de "parcial" costuma ser o patrão, em nota oficial...]

A onda de greves, que tem como principal reivindicação o reajuste linear de 22% nos vencimentos básicos, se espalha pela Esplanada dos Ministérios. Há mais de 40 dias estão paralisados mais de 350 mil servidores de 35 órgãos públicos de 26 unidades da federação, segundo sindicatos e confederações de várias categorias.

Até agora apenas os professores de universidades e institutos de ensino técnico federal e os técnicos-administrativos dessas instituições receberam propostas formais de reajuste feitas pelo governo (...).

Uma das primeiras categorias a parar, os funcionários de agências reguladoras aproveitarão a quarta-feira para realizar um ato no porto de Santos. (...) A paralisação, segundo o Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências), já chega a 60% dos funcionários de dez agências reguladoras, além do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). A categoria reivindica reajuste de 30,19%.

(...) O Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical) estima em 60% a adesão dos servidores da área. Até a tarde de amanhã os servidores decidirão se haverá nova paralisação de 48 horas na próxima semana.

O Sindicato Nacional dos Funcionários do BC (Sinal) espera que 80% dos 4.540 servidores da instituição deixem de trabalhar nesta quarta-feira para reivindicar aumento de 23% nos salários, o que corresponderia às perdas decorrentes da inflação nos últimos quatro anos, segundo o sindicato.

(...) A "operação- padrão" nas aduanas continua e não tem prazo para terminar. A categoria pede reajuste salarial de 30,19%.

A paralisação dos delegados e peritos da PF deve prejudicar a emissão de passaportes e o controle em aeroportos. (...) A categoria pede realização de concurso e recomposição salarial para cobrir a inflação dos três últimos anos.

***
Aguardo manifestações nas grandes capitais - ou em São Paulo, como sempre... - das Centrais Sindicais em apoio e solidariedade aos servidores federais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.