sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Parabén$$$!!

Certo estava o meu PT dos anos 80/90: contra o poder econômico + o apoio da grande mídia, um partido que não seja dos “grandes”, que não seja governo, tá ferrado.

***
Andar pelos extremos sul e leste de São Paulo é ver cifrões em toda parte: dezenas de cavaletes, faixas, kombis, gente contratada para agitar bandeiras. A foto do Haddad “bonitão” (parece cartaz de faroeste) ladeado por Dilma e Lula a cada 15 metros. Os folhetos são grandes, de várias páginas. Tiragem: sempre pra cima de milhão.

Como se não bastasse, tem a mídia “espontânea”, que é como os publicitários e marqueteiros se referem a espaço nos meios de comunicação que não precisa ser comprado.

***
A Folha fala, reiteradamente, em “principais candidatos”. Durante muito tempo foram 3; com muita relutância, incluíram o Russomano. Eu não tive a honra de ser levada a sério por eles.

Quando saiu uma pesquisa em que eu permanecia em terceiro (onde sempre estive desde que o Netinho de Paula saiu do páreo para o PCdoB, como sempre, apoiar o PT), a Folha teve o desleixo de escrever que eu era “Soninha, do PDT”.

Quase ninguém lê jornal hoje em dia, exceto as emissoras de rádio... Então ouvi várias vezes ao longo daquele dia, em várias emissoras diferentes, que “Soninha do PDT estava empatada com Haddad e Chalita”. Quer dizer, é copy/paste no duro, sem a menor atenção.

Depois, no dia seguinte, o jornal corrige... Bem a tempo!

***
O Estadão também. Fez lá uma página de cobertura sobre o debate da Band - meu nome apareceu uma vez, quase sem querer, em um comentariozinho de um especialista. A matéria de meia página, teoricamente “objetiva”, IGNORAVA a minha presença no debate. Nada. Os jornalistas disseram depois que “foi uma distração”; que foi só “na primeira versão”. Puxa, que baita distração. Nem me viram.

***
Na pesquisa Ibope/Globo/Estadão da semana passada, apareci em terceiro sozinha - mas eles preferem dizer, claro, “empate técnico”. Dias depois, o jornal fez uma matéria com os “quatro primeiros colocados na pesquisa” - adivinhe... Texto e retratos dos outros quatro, me IGNORANDO.

Ou seja, é um puta de um faz-de-conta. Faz-de-conta que tem uma eleição justa e que a mídia está cobrindo os fatos, não torcendo pelo palpite.

***
Acontece muito no esporte: o comentarista crava que o São Caetano é cavalo paraguaio e depois fica, mesmo sem querer, torcendo para que o palpite se concretize. E enxergando o que quer enxergar. Pode o São Caetano arrasar o Gremio no Olímpico, vão dizer “tricolor gaúcho estava em um mau dia”. Atropela o Flu no Maracanã, “deu sorte”, sei lá.

Mas comentarista pode dizer o que quiser que não interfere no futebol. Já na política... Torcer pelo palpite interfere no resultado. Afinal, quem determina o placar é a torcida, não os jogadores.

***
Desde o começo, os jornalões tem uma certeza: vai dar Serra e Haddad no segundo turno. O resto é fumaça, distração, ruído, coadjuvante. E assim é tratado.

Na Jovem Pan também chamaram 4 candidatos para entrevista ao vivo no estúdio. Adivinhe quais.

Tem entidade de classe que vai na mesma toada. O Secovi não quis nem saber de mim. Anunciou, lá atrás, que o Netinho de Paula estaria entre os convidados, mas eu não. Netinho saiu, a Nadia foi ser vice do PT, tudo bem. Saiu a nova relação de convidados e eles não me chamaram outra vez. Fantástico.

***
Agora, segundo o Ibope, Haddad desencantou, o sapo começa finalmente a parecer que talvez vire mesmo o príncipe que todos estavam aguardando, e “se isola” em terceiro lugar. Diz o Ibope que ele tem 9 pontos e nosotros, 5.

Incrível o zelo com que explicam, Estadão e Ibope, o “se isola”. Normalmente, eles só falam que a margem de erro é de 3 pontos e f`da-se. Agora explicaram direitinho que a margem de erro depende da própria intenção de voto constatada. Pro Haddad, a margem de erro é de 2. Para mim, Chalita e Paulinho, é de 1,5. Assim, Haddad tem no mínimo 7, e nós chegamos a no máximo 6,5.

NUNCA vi tamanho detalhamento. Normalmente é “fulanos estão embolados” e pronto.

***
Enfim, meu esforço é maior, mas o deles dá mais resultado. E a manchete hoje seria, se não desse demais na vista, “Haddad se isola em terceiro! \o/”

Parabéns, editores dos jornalões, patrocinadores, João Santana. Assim ele realmente chega lá - embora nem quisesse ser prefeito, só queria deixar o ministério e voltar a viver em São Paulo. Foi o Lula quem o convenceu, confiante - não sem razão, percebe-se - no incrível poder da conspiração dos astros a favor. Mas, a despeito dos comentaristas-torcedores, ainda tem muito jogo pela frente.

7 comentários:

  1. Belo protesto Soninha!
    Contra a máquina pública fica impossível lutar. A luta só tem chance quando o governante não pode mais se eleger, mas mesmo assim usa a máquina para eleger quem ele apóia.
    Boa sorte na luta!

    ResponderExcluir
  2. pesquisa é uma das informações mais absurdas que a mídia divulga, informam números de uma pesquisa como sendo verdade e mesmo depois que a eleição do senador Aloysio em 2010 acabou com a credibilidade das pesquisas os meios de comunicação continuam a informar errado a população!
    mantenha o foco, não desanime e keep going!
    #sorte

    ResponderExcluir
  3. Esse modelo de pesquisa é uma forma de manipulação da opinião pública que eu acredito ser cansada, porém, infelizmente eficiente. A falta de uma cultura política na população brasileira desde o currículo básico, que dê ao povo as ferramentas para uma maior participação nesse assunto, implica diretamente na aceitação que pesquisas eleitorais, ou melhor "eleitoreiras",tem sobre a população. Por esse problema da falta de uma cultura política atingir todas as classes sociais, essas pesquisas tendem a soterrar uma nova proposta ou uma nova postura de candidato, e constroem um cenário induzido e ao mesmo tempo indutor para uma platéia sem ouvidos, mas com dedos aptos a apertar os números daquele que nos últimos dias tem aparecido "usando lata de goiabada como prato", agradecendo a "Graça Alcançada". Nesse sentido Soninha você sai na frente. Tenha certeza que seu eleitor é só seu, e a opção do segundo turno do seu eleitor será 00. Acredito que a conquista do público se dá de forma lenta, porém o tempo torna essa conquista fibrosa, concreta. Bom Trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Fico triste em ver que pessoas realmente comprometidas como você sejam atropeladas pelo poder econômico e político dos "joguinhos". Mesmo não sendo de SP (já morei aí) torço por você e realmente espero que você consiga se eleger pra ajudar a cidade.

    ResponderExcluir
  5. É a velha história do dinheiro e poder falando mais alto. Uma pena!!!
    Ei Soninha... Inclui no seu blog uma opção de RSS pra ficar mais fácil de seguir suas atualizações. Abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. salve Rodolfo! a beleza do blogspot é que só precisar incluir URL (http://gabinetesoninha.blogspot.com.br/)em seu gerenciador de RSS que ele vai entender...
      deixo a dica...
      [s]

      Excluir
    2. Opa... valeu a dica IAQUE... Vou testar aqui.

      Excluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.