terça-feira, 11 de setembro de 2012

Tic tac tic tac

Acordei no sofá. Joguinho mequetrefe, só me lembro de ter visto o coitado do chinês marcando o sétimo gol do Brasil e logo depois já estava sonhando com alguma coisa de campanha.

Em vez de ir direto para a cama, fui ver se tinha mensagem no celular e... Tchanã, aqui estou. Perdi o sono lendo perguntas do Ask e resolvi parar de teclar no Aifone e vir logo para o computador de vdd.

Meus gatos ---> "Oba pessoal, hj vai ter festa!!". #mamíferosnoturnos

***
Hoje foi um raro dia em que tive meia hora para expor informalmente meu programa de governo + meia hora para responder perguntas para uma plateia de umas 40 pessoas e não gostei do meu desempenho :-(

Como estou inordinariamente cansada, minha capacidade de síntese fica seriamente prejudicada e minha exposição, inevitavelmente comprometida.

Como se vê pelas frases acima.

***
Comentário frequente ao longo de toda a campanha:

"Eu gosto das suas ideias, mas não vou votar em você porque você não tem chance de ganhar!"

Comentário comum nas últimas semanas:

"Você não vai ganhar, mas eu voto em você"!

#comoficarfelizetristeaomesmotempo

***
Variações sobre o mesmo tema:

"Meu voto é seu de qualquer jeito. Se não for dessa vez, na próxima você vai chegar lá!"

"Você é muito preparada. Pode contar com meu apoio para deputada federal".

:o( :o( :o(

***
Aí volta e meia a gente encontra uma pessoa que faz questão de dizer em altos brados à nossa passagem "Político é tudo ladrão, político nenhum presta, político só promete e não faz nada".

Quando estou inspirada, brinco com o cidadão rabugento (ou furioso) e às vezes é até possível entabular uma conversa civilizada.

Hoje eu já estava desanimada, mas resolvi entrar na briga assim mesmo, suavemente.

"Puxa, você nem me conhece, já diz que nenhum presta?"
"Nenhum. Todos prometem, prometem, depois chegam lá e não fazem nada".
"Eu não cheguei lá!! Como você pode dizer que não fiz ou não vou fazer nada?"
"Não adianta. São todos iguais. Não fazem NADA pela Saúde, NADA pela Educação, NADA. Só prometem".
"Mas alguém vai estar lá de qualquer jeito!"
"Não quero saber. Agora eu só acredito vendo, não vou mais confiar em promessa".

E assim foi até completar uns 10 pares de frases nonsense como esses. "Então tá, me diga quais são as coisas que te deixam tão revoltada, que os políticos prometerem resolver e não resolveram". "Educação, creche, saúde, transporte coletivo"... "Ok, vou anotar aqui no meu caderninho e entregar PARA O BISPO, pra ver se ele resolve".

HMPF.

***
Aí alguém fez uma pergunta malcriada no Ask - nada de mais, uma provocação boba qualquer - e eu respondi no mesmo tom. Na verdade, fui irônica, não agressiva. Tomei uma bronca de outro "asker": "É assim que você trata o eleitor?"

***
Liguei a TV para ter companhia e não achei nada que me animasse. Parei um pouco no programa Ultrafarma; um padre simpático e uniformizado falava sobre a importância de escovar os dentes e procurar um dentista caso haja sangramento das gengivas.

***
Como nossa imensa equipe virtual - isto é, aquela que não existe - não dá conta de nossa campanha virtual, vou me concentrar um pouco em arrumar nossas propostas para facilitar a consulta da população. E ter um lugar de onde fazer um copy/paste para responder às duzentas perguntas por escrito que chegam todo dia. 'Noite.

4 comentários:

  1. Olá Soninha, meu nome é David e sempre voto em você quando é candidata. Mais uma vez meu voto será seu pois você é a candidata mais diferenciada e possui linguagem clara para colocar suas propostas. Sem aquele blá blá blá de sempre... Não deve ser fácil cuidar de uma campanha e ver as pesquisas apontando sempre os mesmos candidados na frente, mas peço que não desista nem desanime. Faço minha política falando de você para todos que discutem política comigo e espero que consiga algum voto a mais para você.
    Eu li quase todas as suas propostas no site e não achei nada relacionado a questão dos Motoboys/Motociclistas que estão morrendo todos os dias no trânsito de SP. Na verdade eu não vi nenhum candidado falar sobre o assunto no Canal Livre, onde todos tiveram um tempinho para colocar suas propostas.
    Como um usuário de moto, posso te assegurar que grande do problema está na própria conduta dos usuários de moto, que não respeitam muitas regras e o bom senso tanto com os próprios motoqueiros quanto com os carros. A fiscalização também é muito ruim, o que se resume somente a multas com uma pistola nada discreta.
    Aqui no bairro onde morro (Artur Alvim) colocaram uma ciclo faixa em tempo recorde este ano e leva de Artur Alvim até o parque do Tiquatira. Acho que o tema só ganhou força depois de muita exposição da mídia.
    Acredito que a questão das motos está sendo deixada de lado por trazer muitos beneficios ao governo (DPVAT 3x maior que o carro, por exemplo). A moto é o transporte com motor que considero o mais inteligente para locomoção na cidade a longas distâncias, além de ser econômica, ocupar 1/6 de espaço de um carro e nem por isso existe um incentivo para a sua utilização. Nem por redução de impostos para a sua aquisição, nem por preço diferenciado no estacionamento (muitos estacionam suas motos na rua pois os estacionamentos praticam o mesmo preço dos carros para esses veículos ou simplismente não aceitam as motos nos estacionamentos... entre outros problemas). Existe um olhar para isso dentro das suas propostas ou mesmo dentro da política praticada hoje em nossa cidade?

    Um grande abraço!

    David Aguiar

    ResponderExcluir
  2. Soninha, super interessante a ponte entre o programa eleitoral de mídia e o website. Mas eu dei uma baita broxada quando acessei o site. Ele NÃO é funcional. Se essa ferramenta é o principal meio difusor das suas idéias, deveria ter uma navegação mais interativa, dinâmica. De todo modo, rumo ao 2º turno! =)

    ResponderExcluir
  3. Soninha gosto de você desde a ESPN, não voto em SP, mas acho que você está sendo ingenua, esse cidadão que afirma que nenhum politico presta, está correto até que alguém prove ao contrário, ele tem boas evidências para afirmar isso, você que não tem para rebater e dizer que você é diferente só te torna igual a todos que falam o mesmo, você deveria dizer que ele tem razão ou pelo menos bons motivos para e usou sua razão para chegar nessa conclusão. A questão para mim é, mesmo que exista gente realmente disposta a fazer as coisas com transparência, honestidade e não fazer as mesma práticas corruptas sejam coisas ilegais ou apenas imorais, mesmo que esse tipo exista, quem for assim está sempre do lado dos derrotados, você acha mesmo que alguém iria se eleger para um cargo muito importante assim? Em um sistema onde isso tudo é uma grande desvantagem e todos estão sem credibilidade e por bons motivos? Enquanto você se candidatar e perder se sinta bem, no dia que ganhar para algo importante, tenha auto-critica para ver porque isso aconteceu, não é normal e não será por causa apenas do seu belo sorriso, algo mudou com certeza e algo importante se perdeu nessa mudança. Acho que não vai ler isso, tudo bem fica arquivado na web, você deveria fazer politica fora da politica, mudar de fora para dentro, pois de dentro para fora, para entrar nesse vespeiro você teria que mudar, está disposta a isso? Por favor não seja ingenua, você é inteligente... Uma última coisa, o fato de abandonar um cargo que foi eleita para disputar outro, já mostra que você começou a errar logo cedo, não a desculpa ou explicação para isso, ao menos que tivesse avisado que faria durante a campanha, é um desrespeito aos seus eleitores, que quebra de promessa maior pode existir do que querer abandonar o cargo que tantos te confiaram? Coisa de politico mesmo e ainda tenta se auto-iludir, assuma esse erro pelo menos.

    ResponderExcluir
  4. Soninha, eu anulo os meus votos por não acreditar no sistema democrático brasileiro. Mas como eu gosto de ti e, lendo esse post, me compadeci com as suas dificuldades. Imagino como a campanha deve lhe deixar exaurida. Acabei de assistir o debate e achei seu desempenho formidável. Você fala com propriedade quando o assunto são os problemas do serviço público. Uma pena que o eleitorado vota em apadrinhados. Mas eu ainda vou vê-la na Prefeitura ou no Governo do Estado de São Paulo. Presidenta? Quem sabe?

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.