Entrevista com Haddad no começo da semana (ao jornal Metro)
*O Orçamento para 2013 foi revisto? O valor passou de R$42 bilhões para R$39 bilhões?
Ainda não recebi essa informação da equipe de transição. Cheguei na sexta-feira e preciso me inteirar sobre isso.
>>> 1) Chegou DE PARIS. #imaginesesoueu. 2) Chegou na SEXTA e até SEGUNDA ainda não tinha "se inteirado disso". Aproveitou o fim-de-semana pra descansar da viagem, né?
*Quais medidas serão priorizadas no 1º ano do mandato na educação?
Reduzir o déficit de vagas nas creches. Hoje, esse número é de 145 mil vagas. Além disso, é preciso investir na formação dos professores. Vamos adotar um programa on-line de aperfeiçoamento e oferecer bolsas de mestrado e doutorado.
>>> 1) Sobre a "aprovação automática" e a quantidade de adolescentes que estão há anos na escola e mal sabem ler e escrever, nada? Pra mim isso era TÃO URGENTE quanto a falta de vaga em creche - para a qual eu tinha uma solução de emergência também (pagar "bolsas" em berçários e escolinhas particulares ou selecionar, treinar, contratar e supervisionar cuidadoras). Aqui eu falo do mutirão de recuperação e aqui sobre as creches.
*E para os transportes?
Colocar em andamento a licitação para construção de 150km de corredores de ônibus e adotar o Bilhete Único Mensal. São medidas que terão impacto direto na vida da população.
>>> 1) Sobre fazer funcionar direito os corredores que já existem, nem uma palavra? Se eles continuarem sendo congestionamentos de ônibus, não resolve. Minha proposta - que não tem nada de novo, é a aplicação do que técnicos em transporte estão cansados de saber, testado e aprovado em outros lugares - estava aqui. 2) Opa, o Bilhete Único Mensal sai no primeiro ano, então? Porque no primeiro dia da eleição ele disse que ia ficar para 2014.
***
Na matéria ao lado da entrevista - cujo título é "Netinho de Paula será secretário" ("Gosto muito dele", diz o prefeito eleito) - tem isso também:
"Em relação ao reajuste da tarifa de ônibus, que deve ser adotado no início de 2013, Haddad diz que irá cumprir sua promessa de campanha de adotar a inflação acumulada como teto para a revisão da passagem. "O Jilmar Tatto está debruçado sobre as planilhas para avaliar todas as possibilidades possíveis. É preciso lembrar que essa decisão tem um peso direto no bolso do trabalhador", afirmou Haddad".
>>>>Ah, vá.
"Pelas contas da equipe de transição, para não aumentar a tarifa acima da inflação, o prefeito eleito terá de repassar R$1 bilhão para subsidiar as empresas de ônibus da capital".
>>> POIS É. Quando encontrei o Zaratini nos bastidores da Gazeta e fui tirar algumas dúvidas sobre o Bilhete Mensal - relacionadas à VIABILIDADE e REAL BENEFÍCIO DA BAGAÇA PARA OS MAIS POBRES - perguntei:
"Quanto isso vai significar a mais em subsídio".
"R$400 milhões/ano".
"E agora são...".
"R$600 milhões".
"Então com o Bilhete Mensal vamos ter R$1bilhão por ano em subsídio".
"Isso".
POIS É 2. O que é gasto apenas para manter o sistema operando é dinheiro que vai fazer falta para investimento em ampliação e melhorias.
Agora a equipe de transição vê que SEM o Bilhete Mensal o subsídio já vai pra 1 bilhão.
Minhas propostas para a tarifa estavam aqui...
>>> No mesmo dia, foi divulgado o ranking que mostra o Brasil, esse país glorioso cheio de autoestima, carros zero e dívidas, em PENÚLTIMO lugar em uma lista de 40 países. Quero só ver se algum desses jornalistas que se derretem pelo Haddad (o que tem de mulher suspirando por ele nas redações é uma grandeza; homem não sei) vão botar um gravador na cara dele para perguntar o que ele tem a dizer sobre isso.
HMPF.
Soninha
ResponderExcluirquero entender como este 1 bilhão não vai sair também do bolso dos mais pobres .
Pobre não paga nenhum tributo que vá para os cofres da prefeitura ?