sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Contrariada

"Atraso do PAC pode tirar Dilma de inaugurações". Ah, esse atraso é um sem-vergonha! Golpista!
A "lista de problemas" é outra safada. Chama eles aqui pra gente ter uma conversa. 


Deu no Valor Econômico (grifo meu em itálico + negrito)

Burocracia, estudos e projetos mal elaborados, dificuldades com desapropriação e licenciamento ambiental, corrupção, ações judiciais e baixa execução orçamentária. A lista de problemas que impôs ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) uma verdadeira corrida de obstáculos começa a fazer as primeiras vítimas na gestão Dilma Rousseff. Com praticamente metade de seu governo cumprido, Dilma terá que lidar com a contrariedade de não ter mais prazo suficiente para inaugurar uma série de empreendimentos bilionários, obras que foram iniciadas ainda na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a primeira fase do PAC, entre 2007 e 2010.

Vejam que coisa mais impessoal, imprevisível, inevitável: "A lista de problemas" impôs ao PAC uma corrida de obstáculos e agora Dilma terá de lidar com a "contrariedade" de não poder inaugurar empreendimentos bilionários.

Parece que os "problemas" caíram do céu, surgiram do chão, foram trazidos pelo furacão. Mas a lista não tem nada desse tipo (um furacão teria atrapalhado mesmo algumas coisas - mas, como diz a música do Premê: "Aqui/ não tem terremoto/ Aqui/ não tem revolução/ É um país abençoado/ Onde todo mundo mete a mão").

"Burocracia" - ahn, da administração pública, pois não? Sei bem o inferno que é - mas quando você é SUBPREFEITA por um ano, não dá pra mexer substancialmente nisso. Tempo mínimo, poder perto do zero. Mas quando você está na PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA por DEZ ANOS e faz do PAC a coisa mais importante do universo... Não conseguiu mexer na burocracia não?

"Estudos e projetos mal elaborados" - precisa comentar?

"Dificuldades com desapropriação, licenciamento ambiental, ações judiciais" - acontece. Porque as pessoas (proprietários de imóveis afetados pelas obras, por exemplo) tem a possibilidade de entrar na Justiça e é assim que as coisas funcionam e devem funcionar. Ou porque tem gente de má vontade querendo sacanear e sabotar (bem-vindos ao mundo real). Ou porque os "estudos e projetos foram mal elaborados" e por isso mesmo há dificuldades com licenciamento ambiental e a interposição de várias ações judiciais. Oras.

"Corrupção" - ...

"Baixa execução orçamentária" - isso é RESULTADO dos outros problemas. Se tinha previsão no orçamento e o dinheiro não foi gasto, é culpa de burocracia - estudos e projetos mal elaborados - dificuldades com desapropriação ambiental - etc. E... incompetência, falta de interesse, de empenho. Para enfrentar essa "lista de problemas" que surgem no bojo da própria administração pública, cacilda.

Mas a "contrariedade da presidente Dilma", que já está na METADE do seu mandato (e já fez o que mesmo de significativo?) é culpa, também, de seu antecessor, o ex-presidente Luis Inacio. Que fez um milhão de anúncios de um bilhão de obras e elas andaram a passo de automóvel na hora do rush. Portanto, a culpa é também da principal responsável pelo PAC no governo Lula, a quem ele mesmo chamava de "A Mãe do PAC".

Ups.

***
Antes de encerrar, uma salva de aplausos para a imprensa, que publica duzentos anúncios do governo: "PAC 1", "PAC 2", "Minha Casa 1", "Minha Casa 2", "Crack, é Possível Venver", sempre reproduzindo o press-release ("Vamos investir ... BILHÕES de reais") e depois conclui, em uma materiazinha, que a presidente vai ficar "contrariada" porque não vai conseguir inaugurar um monte de coisas prometidas na década passada.

Mas antes da próxima eleição ela anuncia o PAC 3, todo mundo publica, o João Santana faz um filme bem legal mostrando como vai ficar bonito quando tudo estiver pronto e, se o marqueting e a grana funcionarem de novo, Dilma ganha mais quatro anos para tentar driblar a contrariedade. Ah, essa lista de problemas não perde por esperar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.