"Quando o nobre Vereador Arselino Tatto iniciou a sua fala hoje, na comunicação de liderança, S.Exa. disse: “Hoje nós vamos acabar com a inspeção veicular.” É verdade. Desavisadamente, poderíamos dizer que foi um ato falho, mas temo que não tenha sido".
Pois é, Freud explica...
Em entrevista à CBN, Arselino disse que o prefeito prometeu acabar com a taxa da inspeção, ele ganhou a eleição então é o que a população quer que ele faça. "Não precisava nem de audiência pública".
Essa postura é o que nós, no PT, chamávamos de "cheque em branco para o Executivo". Nós não estávamos no Executivo, claro.
Arselino também disse que a população foi lá e falou o que tinha de falar, pronto.
Young contestou assim o vereador:
"A população votou Prefeito que apresentava um conjunto de propostas, dentre elas a promessa da isenção da taxa. (...) Portanto, a população não aprovou essa proposta. As duas audiências públicas feitas nesta Casa demonstraram claramente. Principalmente a segunda, porque na primeira os Vereadores ocuparam 80% do tempo da tribuna - contradizendo o que disse aqui o nobre Vereador, que vieram técnicos, ambientalistas, políticos...
Mesmo assim, nada, absolutamente nada que veio da sociedade civil foi considerado. Portanto, estamos vendo claramente que a intenção não é melhorar a inspeção e resolver um eventual ônus que a classe média usuária do transporte individual poderia ter; a intenção é acabar com a inspeção veicular".
***
No mínimo duas razões:
- O prazo para realização das inspeções será maior - ou seja, com controle menos rigoroso, a razão da inspeção (diminuir a poluição!) será prejudicada.
- A ideia de pulverizar entre várias oficinas abre caminho para vários tipos de picaretagem. Exemplo: um mecânico desonesto (creio que haja alguns) e muy amigo encontra vários problemas para aprovar o carro do cliente e gentilmente oferece um "pacote de serviços". Ou o mecânico desonesto e amigo diz "Nota mil o seu carro não está, mas um cafezinho conserta isso".
***
Continua no próximo post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.