quinta-feira, 21 de março de 2013

Aguenta - 2

Trechos do pronunciamento do vereador Ricardo Young, do PPS, na sessão plenária de ontem, que aprovou a nova lei da inspeção (grifos meus)

Por que a preocupação do vereador de que a intenção seja, na verdade, acabar com a inspeção?

"Quando o nobre Vereador Arselino Tatto iniciou a sua fala hoje, na comunicação de liderança, S.Exa. disse: “Hoje nós vamos acabar com a inspeção veicular.” É verdade. Desavisadamente, poderíamos dizer que foi um ato falho, mas temo que não tenha sido".


Pois é, Freud explica... 


Em entrevista à CBN, Arselino disse que o prefeito prometeu acabar com a taxa da inspeção, ele ganhou a eleição então é o que a população quer que ele faça. "Não precisava nem de audiência pública".


Essa postura é o que nós, no PT, chamávamos de "cheque em branco para o Executivo". Nós não estávamos no Executivo, claro.


Arselino também disse que a população foi lá e falou o que tinha de falar, pronto.


Young contestou assim o vereador: 



"A população votou Prefeito que apresentava um conjunto de propostas, dentre elas a promessa da isenção da taxa. (...) Portanto, a população não aprovou essa proposta. As duas audiências públicas feitas nesta Casa demonstraram claramente. Principalmente a segunda, porque na primeira os Vereadores ocuparam 80% do tempo da tribuna - contradizendo o que disse aqui o nobre Vereador, que vieram técnicos, ambientalistas, políticos...


Mesmo assim, nada, absolutamente nada que veio da sociedade civil foi considerado. Portanto, estamos vendo claramente que a intenção não é melhorar a inspeção e resolver um eventual ônus que a classe média usuária do transporte individual poderia ter; a intenção é acabar com a inspeção veicular".


***


No mínimo duas razões:


- O prazo para realização das inspeções será maior - ou seja, com controle menos rigoroso, a razão da inspeção (diminuir a poluição!) será prejudicada.


- A ideia de pulverizar entre várias oficinas abre caminho para vários tipos de picaretagem. Exemplo: um mecânico desonesto (creio que haja alguns) e muy amigo encontra vários problemas para aprovar o carro do cliente e gentilmente oferece um "pacote de serviços". Ou o mecânico desonesto e amigo diz "Nota mil o seu carro não está, mas um cafezinho conserta isso".


***

Continua no próximo post.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.