quinta-feira, 25 de abril de 2013

Atropela


Rolo compressor

Não sei quantos anos eu tinha quando ouvi pela primeira vez a máquina poderosa, implacável, assustadora sendo usada como metáfora para o comportamento da base governista no Legislativo. Teria sido no governo Jânio Quadros? Talvez. Lembro de ficar pasmada com a desfaçatez com que os vereadores que o apoiavam manobravam em plenário para que ele conseguisse aprovar qualquer coisa, quando e como quisesse. Os heroicos oposicionistas do PT e do PMDB sequer conseguiam registrar voto contrário a alguma proposta. O governo atropelava. Eu admirava aquela resistência e me orgulhava da atuação dos vereadores petistas.

Nunca, nunca na minha vida eu iria imaginar que o PT no poder faria igual. Marta Suplicy já foi um exemplo dolorido de "pragmatismo" e "governabilidade", conquistando maioria massacrante na Câmara  na base do clássico toma-lá-dá-cá. Mas Haddad, o "técnico", o "novo", está sendo MAIS avassalador que a Marta. A velocidade com que os projetos passam pelo Legislativo é estonteante; o desdém por um pilar fundamental da democracia - o direito à divergência, ao debate, à discussão; o respeito aos poderes instituídos - é descarado. Um esculacho. E, como no governo de Jânio Quadros, cinco ou seis parlamentares esclarecidos sequer ter a chance de LER um projeto do governo antes que seja votado.

Por essas e por outras, tenho ainda a intenção de escrever o "Manual da Desonestidade", para as pessoas não esquecerem que roubar dinheiro público é só uma das maneiras de f. com a população.

Um comentário:

  1. Pois é, o PT conseguiu o que Maluf, Collor, o pior do passado, jamais conseguiram: a instalação definitiva da latrocracia no Brasil, a inversão total de valores e o enterro definitivo da dignidade do povo.

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.