quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Mais um capítulo

- Cena freqüente nos últimos dias:
Fulano me procura com um conselho: "Cuidado com Beltrano".
Dali a pouco, Beltrano me puxa de lado: "Deixa eu te dar um toque: Sicrano é um cara em quem você tem de prestar muita atenção. Entendeu?"
Não dá meia hora, encontro Sicrano: "Alguém já te avisou de Fulano e Beltrano?"
Ê, laiá.

- Como vereadora já era assim, como Subprefeita não diminuiu nada, ao contrário. A cada dois passos que eu dou, alguém me diz: "Preciso muito falar com você, como é que eu faço?". 90% das vezes, sinceramente, eu também quero falar. Muito. Quero contar os planos, dividir os pepinos, pedir conselhos, retomar antigos projetos (e sonhos)... Mas bate um desespero: se cada um tiver direito a 20 minutos, eu já não tenho agenda até março. Sem contar que, quando der um intervalinho, eu preciso trabalhar para fazer acontecer o que as pessoas vêm pedir/ sugerir/ exigir que eu faça...

- "E a sua equipe?". Ainda não saiu a nomeação de ninguém. Tá todo mundo trabalhando voluntariamente, "acampado" na minha sala.
O pior é que já ouvi de vários servidores o comentário: "Ah, demora mesmo, né? Depois que nomeia, ainda leva uns 90 dias para receber o primeiro pagamento".
Alguém disse "Não, isso era antes, agora melhorou, é só uns 40..."
Aquele rapaz que está há seis anos na prefeitura disse que ficou 60 dias trabalhando sem salário. Ele e os demais que começaram junto com ele iam almoçar no Bom Prato (R$1,00). A comida é boa, mas não é assim tão perto da Sub...

- O boteco da esquina tem um PF ótimo. (Prato Feito - é assim que se fala em outros lugares? Não vá alguém pensar que é um "Polícia Federal"). Sabe daqueles perfeitos? Salada-arroz-feijão-ovo frito-batata frita. Sem comentários sobre a redundência nutricional, por favor ("muita gordura e carbohidrato").

- Palavras do Padre Jaime hoje, na apresentação da pesquisa Ibope encomendada pelo Movimento Nossa São Paulo: "É bom que as pessoas tenham a percepção de que as coisas estão melhorando e tenham expectativas mais positivas em relação à administração pública, às instituições de modo geral e ao futuro da cidade. Mas, como diz o Mario Sergio Cortella, não devemos nos acostumar e achar que é normal o que é anormal [ou algo assim]. Eu sou irlandês de nascimento, e quando volto da minha terra para o Jardim Ângela, me pergunto: como a gente pode se acostumar com isso? No entanto, dali a uma semana me acostumo também..."

Isso me lembrou o quanto eu acho que viajar deveria ser considerado necessidade básica. Ver de perto coisas muito distantes; ver de longe o que nos é familiar.

- Também lá no evento, idéia do cicloativista André Pasqualini: "Nós também gostamos de metas. Deveria haver uma meta para a companhia de tráfego: reduzir o número de mortes no trânsito. Se em seis meses não for alcançada, cai toda a diretoria da CET. Se não houver redução em um ano, cai o Secretário de Transportes".

- (Já contaminada pelo clima "cuidado com tudo!" da Sub, tive um pensamento ridículo agora: "Sempre tem alguém querendo derrubar o Secretário de Transportes. São capazes de sair por aí atropelando pedestre só para que ele não consiga cumprir a meta". Antes eu diria "Preciso assistir menos filmes". Agora acho que estou precisando de mais filmes, mais seriados...)

- Lembrei agora - sei lá por quê - que sonhei que meu celular caía no rio. Um rio límpido, um espetáculo, em um cenário meio austríaco. O que eu mais lamentava era ficar sem as fotos guardadas em sua galeria.

- Hoje me reuni com o ex-Sub da Lapa, Paulo Bressan. Ele não esqueceu: "Você brigou muito com a gente". "Vocês queriam acabar com o Tendal"... Mas foi uma conversa ótima, muito amigável e proveitosa. Ele lembrou de seus maiores problemas e dificuldades - nenhuma inédita, mas enriquecida por sua própria experiência, soluções encontradas e soluções ainda perseguidas. E falou muito bem de algumas pessoas na "máquina", disse que posso contar com elas. Adoram o que fazem, são expeditas, objetivas... Algumas estão na própria Sub; outras, na Supervisão de Saúde, em "Patri" (depto. de Patrimônio), na Polícia Militar...

- Amanhã encontro Luisa Nagib Eluf, também ex-Sub. Ainda não marquei com o Adaucto, que fez a dificílima transição de Administração Regional para Subprefeitura no governo Marta.

- Um dos pepinos da minha Sub? Ceagesp. É um pedaço enorme de território cuja direção responde ao Ministério da Agricultura. Quando as competências são repartidas com órgãos da própria prefeitura, algumas coisas já são bem difíceis. Imagine quando o comando é do governo federal.

Aquela área tem problemas de todos os tipos - insegurança, insalubridade, conflitos e irregularidades várias. Qualquer lugar daquele tamanho e com aquele volume de movimentação de caminhões está inclinado a se tornar um foco de negatividades. A circulação intensa de veículos pesados acarreta danos de toda natureza e não favorece exatamente a convivência saudável entre as pessoas. Aliás, por falar em saudável, da última vez que estive no Ceagesp fiquei chocada com a promiscuidade entre escapamentos de caminhão e caixas de verdura. Um dia esse modelo de distribuição há de mudar!

Um dos gerentes do Ceagesp esteve na minha "posse". Eu o conheci como "Professor Giba"; ele foi candidato a vereador pelo PT junto comigo. Achei muito legal ele ter aparecido. Certamente vamos fazer muitas coisas juntos - mas muito foge tanto ao meu alcance quanto ao dele.

Valei-me, Barack Obama! Que mandou fechar Guantanamo, YESSSSSSSSSSSSS.

- Hoje, andando de moto por aí, me peguei com os maxilares cerrados e a testa franzida, tensa pra burro. Lembrei da desgraça vista hoje de manhã em Gaza (a Record tem imagens incríveis), do texto que li do Le Monde. Minha vontade é ir lá recolher destroços, amparar pessoas, construir tudo de novo. Mas se uma reles Subprefeitura me tira do sério... Renovei meu ânimo e destravei os maxilares.

12 comentários:

  1. Soninha, confia apenas em ti. Quanto às centenas de pessoas que querem lhe falar, que tal voce criar alguns endereços de e-mail, distribua pelas pessoas. Quem realmente quizer falar, confidenciar, pedir, reclamar etc.., que mande e-mails de ate 300 palavras. Habilite uma resposta padrao automatica... Quem valer a pena, voce fala pessoalmente.

    ResponderExcluir
  2. oi Soninha. Sou o Ricardo que trabalha com o vereador Jatene. Queria mto ter ido na sua posse, mas nao estava em SP. Te desejo toda sorte do mundo nessa nova empreitada e que você continue com a mesma energia que tinha como vereadora. Boa sorte. Bjos

    ResponderExcluir
  3. Hoje não estou pra coisa séria. Assim, aproveitando o mote pescado no post (...), compartilho um precinho camarada: cinema a 5 reais às quintas (a inteira) em qualquer das salas do Espaço Unibanco da Augusta (pode falar o nome né? – aliás, aqui mora o paradoxo da liberdade de comentar sem moderação: o peso da responsabilidade, principalmente quando o objetivo é, no mínimo, não atrapalhar). Tivesse carteirinha de estudante iria até pra cochilar, é uma delícia. Com 10 pilas dá pra assistir 3 filmes e dormir em um.

    ResponderExcluir
  4. Soninha, fico muito feliz que tenha escolhido este 'provedor' (não sei o nome) de BLOG com acessibilidade virtual.

    Obrigada por aceitar meus toques e tomar uma atitude super positiva e fundamental para mais pessoas lerem tuas sábias palavras.

    Só mais um toque: sempre siga as dicas que estão no blog sobre como mantê-lo sempre acessível, como por exemplo, descrever todas as imagens e/ou fotos postadas, tá? Valeu a atenção!

    Leu a crônica que escrevi sobre nosso encontro em dezembro de 2008? Aí vai novamente o link:http://www.saci.org.br/index.php?modulo=akemi&parametro=24008. Espero tua opinião. É pra descer a lenha mesmo, tá?

    Quando sai nosso tão esperado e prometido café? Sei que vc tá super-hiper-mega-ultra acupada, mas só preciso de 10 minutos do seu precioso tempo! Vai valer muito a pena!

    Super obrigada pela atenção. Beijos e abraços, Leandra.

    ResponderExcluir
  5. Achei SENSACIONAL essa idéia de um blog só pra falar do "nosso" Gabinete. Isso é absolutamente inédito e inovador.
    Acessarei todos os dias. Tenha um ÓTIMO final de semana.

    ResponderExcluir
  6. Cara, tô muito feliz que vc assumiu a sub da Lapa! Não podia ter sido melhor (pra mim pelo menos, que votei em vc, fiz uma super campanha e sou praticamente vizinha da sub - moro a uns 3 quarteirões)!!! Parabéns pela conquista!

    Já acompanhava seu antigo blog... e vou vir aqui todos os dias. E espero poder colaborar de alguma forma pra te ajudar nessa luta e a melhorar as coisas por aqui.

    Trabalho voluntário envolvendo artes (design digital, áudio, vídeo e música), crianças, ecologia ou animais (direitos, posse responsável, vegetarianismo), só gritar! (sei que vc não vai se lembrar disso com tanta coisa na cabeça, mas é só pra vc saber que tem gente do seu lado, te acompanhando, torcendo por vc, disposta a ajudar, a elaborar, apoiar e por em prática projetos, de verdade!)

    =)

    Força e boa sorte!!!

    =*

    ResponderExcluir
  7. Foi uma surpresa muito agradável descobrir que vc assumiu a sub da Lapa, Soninha! Fiz questão de tirar meu título pra poder votar nessa eleição, e te defendi com um orgulho que eu nunca senti por nenhum outro político! Parabéns pelo sucesso, e boa sorte com as burocracias todas...

    Não moro no seu distrito por alguns quarteirões, mas passo sempre por aí: vou começar a fazer faculdade agora em 2009, no Senac/Lapa, e minha namorada mora também em Perdizes. Acho que vou empurrar meu prédio uns 400 metros pro norte pra poder ter uma sub-prefeita tão legal quanto vc! :p

    Adorei a ideia desse blog aqui. Não vou deixar de acompanhar. E se vc não achar que é muita impertinência, vou deixar minhas sugestões aqui quando alguma coisa passar pela minha cabeça!

    Abraços. Tudo de bom.

    Rafael

    ResponderExcluir
  8. Soninha,
    o que aconteceu com seu blog da folha? Ele não está mais na paginas dos blogs do jornal.
    Eu gostava dele! :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Soninha!! Tudo bem? Hoje fiquei sabendo que estamos ligados por uma pessoa muito especial na tua vida, a Rachel. Fiquei surpreso. Inclusive, foi ela quem me disse deste blog.
    Lendo a este post lembrei-me de um livro que estou lendo: O Príncipe, de Maquiavel. Isso existe em todo cargo alto, né? Sempre haverá quem pensa que conseguirá algo fazendo esses tipos de comentários. Mas o bom líder sabe a quem dar ouvidos, concorda?
    Não escrevo com tanta frequência, apenas uma vez por mês, mas dê uma olhada em www.oagitador.zip.net.
    Boa sorte para ti!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Sei muito bem esse cuidado com sicrano e beltrano.

    Soninha, visite meu blog, que trata do comportamento político em São Paulo e no Brasil. www.agenalei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Fui no CEAGESP este fim de semana, mas como pessoa física. Realmente, está bem largado. Mas também pensamos no potencial que o lugar tem de além de ser um ponto de distribuição de atacado, ser também um lugar turístico, ter um pedaço igual aquele mercado em Londres, o mais antigo, o Borough Market - http://www.boroughmarket.org.uk/ - com um twist sustentável...Aliás, Londres tem muitos projetos legais de desenvolvimento de vizinhanças sustentáveis.

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.