terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Melhorando

O site da Subprefeitura já tem ("já"?)algumas novidades interessantes.

1) A atualização da Execução Orçamentária. Na verdade, essa informação já estava (sempre está) disponível no site da Secretaria do Planejamento, mas a nossa página não "linkava" com a dela. Por limitações técnicas, não é possível cair direto no orçamento da Sub, mas podem-se fazer várias consultas avançadas sem maiores dificuldades.

2) Os "Dados" também estão vitaminados. Ainda falta muita coisa, mas já dá para qualquer um saber quais são os seis distritos da Sub-Lapa, por exemplo. (Não vou contar. Quem quiser que veja lá,ehehe)

3) Essa não é novidade, mas é bom destacar: o site tem uma planilha com a freqüência das varrições nas ruas da região. A Cincinato Pomponet, por exemplo, entre a Doze de Outubro e a Conrado Moreschi, tem de ser varrida quatro vezes ao dia.

O que me espantou foi ver, na planilha, que seriam 4 varrições NO PERÍODO DA MANHÃ (!?). Outros lugares são varridos apenas à tarde.

A varrição é executada por empresas contratadas, assim como a coleta de lixo. O contrato é com a Secretaria de Serviços e nós apenas fiscalizamos a sua execução.

Será que esse esquema de varrição foi estabelecido em contrato? Não dá para ser mais inteligente?

Quanto mais eu rezo...

8 comentários:

  1. Soninha, que história é essa:
    http://oglobo.globo.com/pais/noblat/post.asp?t=roberto-freire-recebe-jetons-da-prefeitura-de-sp&cod_Post=158517&a=111

    ResponderExcluir
  2. O Roberto Freire é membro de dois Conselhos de empresas públicas municipais, como diz a nota. Pela participação em cada um deles, recebe esse jeton. Encontro o presidente muitas vezes aqui em São Paulo; ele tem muitas atividades aqui. Se acaso ele recebe jetons sem participar de reuniões, isso é absolutamente condenável (não acompanho as atividades dos Conselhos das Empresas e, pelo que vi, a matéria do jornal também não o fez). Se de fato atua como conselheiro, podemos achar que o valor é muito alto - direito de qualquer um -mas não que isso seja desonesto.

    ResponderExcluir
  3. Mas, sinceramente, com o maior respeito, o que ele tem para falar sobre a Emurb?

    ResponderExcluir
  4. Guaciara, vou tentar descobrir um email para perguntar a ele...

    ResponderExcluir
  5. O Conselheiro não é quem "fala sobre" a empresa... Eu já fui Conselheira de Administração do Instituto Ronald, muito antes de saber que o tema "câncer infantil" ia fazer parte tão intensamente da minha vida... Eu era uma representante da sociedade civil, escolhida pelo empenho com o causa (como jornalista e voluntária). Parte da minha "funçao" era analisar as planilhas de gastos do Instituto, as parcerias estabelecidas, os resultados de suas ações, ajudar a traçar estratégicas para divulgá-las, aumentar as doações espontâneas (a maior parte da arrecadação vinha sempre de Mc Dia Feliz). As funções de um Conselho são de muitas naturezas diferentes.
    Ainda sobre o valor do jeton: eu acho muito, sinceramente, especialmente se comparado com boa parte dos salários pagos na administração pública. A responsabilidade de um Secretário Municipal X quanto ele ganha torna o exercício do cargo um gesto de desprendimento. Mas ainda assim não acho que seja imoral, como parece a alguns. A menos, insista, que os conselheiros não participem efetivamente do conselho - aí, mesmo que fossem cem reais, estaria errado.

    ResponderExcluir
  6. Acho que ele precisa explicar essa história

    ResponderExcluir
  7. que polemica besta.
    alguem se dispoe a pesquisar no DOM (diario oficial), os nomes de TODOS conselheiros do
    "governo" marta?.....
    O importante é saber se o conselheiro (qualquer um em qualquer governo0
    atua ou não!

    ResponderExcluir
  8. Soninha, coloca o seu Planejamento Estratégico no site!

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.