terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Reunião reunião reunião reunião reunião reunião reun...

- Reunião sobre projetos de Bairro-escola/ Escola-bairro;

- Reunião sobre árvores - poda, remoção, plantio. Ainda vou escrever um livro.
Para a poda de UMA árvore, por exemplo, circularam para lá e para cá uns quinze papéis. Redundantes, contraditórios, inúteis... Despachos de agente vistor, engenheiro agronomo, coordenador, chefe de gabinete, subprefeita, ofícios, memorandos, relatórios, ordens de serviço... Tem de tudo. Menos o serviço executado. Vou passar a limpo as informações que recebi e depois publico aqui. Ou vou fazer um vídeo mostrando a papelada.

Mas juro, juro que tem como ser melhor do que isso. É difícil examinar, tratar, podar, remover, substituir milhares de árvores. Mas se nós nos organizarmos, seremos todos mais felizes. Nosso agrônomo, por exemplo, é muito produtivo, pelo que me disseram - chega a fazer 12 laudos em um dia. Temos centenas de árvores já avaliadas, prontas para nossa intervenção. Façamos, pois.

- Reunião sobre enchentes com um engenheiro que já executou dois piscinões e vários outros projetos relacionados para a prefeitura. A convite de uma moradora do bairro, ele explicou, voluntariamente, o que sabe sobre a região. Entregou a cópia de um estudo feito em 2002 e fez sugestões de ações a curto, médio e longo prazo. A curto prazo - embora esta seja a pior época para isso - uma senhora vistoria das galerias para desobstrução. Se funcionarem com máxima capacidade, elas dão conta da maioria das chuvas. Galeria nenhuma agüenta a tromba d'água de sábado, mas felizmente aquilo não acontece todo dia. E, se acontecer, vai transbordar, mas não transformar a Pompéia em um rio violento.

Outra providência a curto/médio prazo é aumentar o número de bocas-de-lobo ao longo das galerias, especialmente nas partes mais altas. "Falta ralo!", disse. "Àgua que não entra logo na galeria, entrará depois na forma de enchente" - é mais ou menos assim um "ditado" dos engenheiros da área. De fato, a água vai ganhando força e volume e depois os ralos da baixada não dão conta mesmo.

A longo prazo... Piscininhas e piscinões, que armazenam a água até que as galerias deem conta.

(No que me diz respeito, as principais providências são: manter limpas as ruas e bocas-de-lobo; remover obstáculos (como um muro da CPTM - preciso de mais uma reunião urgente!); desimpermeabilizar e arborizar; promover educação).

- Visita à Estação Ciência e promessa de mais reuniões.

- Reunião na Secr. de Coordenação de Subs. Assunto: ações coordenadas (Habitação + Assistencia Social + Subprefeitura, basicamente) para remoção de famílias de areas de risco ou degradadas.

(Sabe quantas favelas existem em São Paulo? 1.500. Adoro dados, números, informações, por mais desesperadores que sejam).

Outros temas: Praça de Atendimento (informatização, recursos humanos), segurança (ações do crime organizado em áreas invadidas), Parque Vilas-Boas (é preciso fechar o projeto do parque para definir as ações de descontaminação da area), recapeamento (a Vila Romana vai mal, mas o Jaguaré está um deus-nos-acuda), etc.

- Etc, etc, etc. Eu precisava ter uma estenógrafa para me acompanhar nas reuniões e transformar tudo em relatorios e encaminhamentos...

(Incrível o número de paroxítonas terminadas em ditongos crescentes, não? Vai demorar um tempo para eu parar de usar esse acento. E olha que meu nome é um caso desses, e nunca teve acento - se alguém escreve "Sônia", não sou eu!)

10 comentários:

  1. Alguns segredinhos que funcionam

    Delegar tarefas e....
    Cobrar resultados

    Elogiar bons desempenhos e
    torcer o nariz quando não...

    Dar prioridade aos assuntos
    em que alguem gastou um tempão
    se empenhando....

    Nunquinha mandar 2 ou mais pessoas
    fazerem algo sem o outro saber....

    Em resumo
    Mudar tudo que pode ser mudado.
    Conformar-se com as sem solução
    Saber distingui-las.

    []

    ResponderExcluir
  2. Burocracia, burocracia e burocracia...

    Tenho um vizinho que até hoje está com a calçada destruída esperando a prefeitura autorizar a retirada da árvore... é isso, papéis, papéis e papéis... ação e eficiência zero.

    ResponderExcluir
  3. A noção de bairro-escola é algo muito legal, mesmo! Mas meu pessimismo sempre alerta ainda se contorce ao pensar na distância que estamos disso! rs

    ResponderExcluir
  4. Soninha, quanto à reforma ortográfica, não foram as paroxítonas terminadas em ditongo crescente que perderam o acento; foram apenas as terminadas em ditongos abertos "éu”, “éi” e “ói" (por exemplo: ideia, papeis [!!], chapeu [!!], corticoide...). Portanto, a palavra "Sônia" continuará acentuada. (Obviamente, como seu nome foi registrado "Sonia", é sem acento que você deve escrevê-lo.)

    Se você fizer questão de deixar seus textos conforme o acordo ortográfico, sugiro utilizar este conversor on-line gratuito, fornecido por uma das mais respeitadas editoras de dicionários de Portugal:

    http://www.flip.pt/FLiPOnline/ConversorparaoAcordoOrtográfico/tabid/566/Default.aspx

    Cole seu texto lá, que o programa faz toda a correção ortográfica e ainda destaca as palavras que foram alteradas para a nova regra. Infelizmente, você não poderá colar de volta a versão corrigida, já que o programa junta todas as linhas num parágrafo só. Mas, ainda assim, quebra um galhão.

    Mesmo com essa ajuda, eu quero ver é você se acostumar a escrever "Pompeia" e "Assembleia" (^_^)

    ResponderExcluir
  5. Upa, corrigindo: o conversor on-line permite, sim, colar o texto de volta com suas quebras de linha originais.

    Ao clicar em "Converter para o Acordo Ortográfico", ele mostra o texto corrigido para a nova regra, mas com todos os parágrafos aglutinados num só.

    Aí basta clicar em "Aceitar texto", que ele devolve a versão original (com seus múltiplos parágrafos) já com as palavras convertidas.

    Lembre-se apenas que esse vaivém não preserva formatos de letra, como itálico, negrito, sublinhado e cores. Mas, ainda assim, quebra um galhão (hmmm, déjà-vu...)

    ResponderExcluir
  6. Sonia, nem quero me comparar com suas experiências mas, olha, cuidado com esse negócio de reunião. Existe uma enorme diferença entre reunião para se planejar trabalho e reunião para reunir.
    (Esta última é o píncaro da improdutividade, cuidado)
    Té!

    ResponderExcluir
  7. No que me diz respeito também , as principais providências são: manter limpas as ruas e bocas-de-lobo; remover obstáculos (como um muro da CPTM - preciso de mais uma reunião urgente!); desimpermeabilizar e arborizar; promover educação).Acrescentaria uma fiscalização ferrenha aos ambulantes que produzem toneladas de lixo diariamente em todo o bairro ( falo da Lapa, Lapa de Baixo e parte de Água Branca ).

    ResponderExcluir
  8. Quando eu era crianca, ouvia dizer que quem cortasse uma arvore sem autorizacao, ia preso! Nao sei se eh verdade, mas queria entender mais de podas...
    Nao sei se vc soube, mas aquela figueira linda do Colegio S. morreu, segundo me disseram, por burocracia... Ela estava com alguns cupins, a diretoria chamou a subprefeitura para poda-la, demoraram demais, e ela nao aguentou. :(

    ResponderExcluir
  9. 1) NÃO ACREDITO que a figueira do Santana morreu! Fiquei com a perna bamba agora. Aquele ser era de uma majestade, uma sabedoria... Morreu... 2) NÃO ACREDITO que são só os ditongos abertos - justo os abertos, em que faz sentido o acento agudo (PompÉia - som de "é"). Por que não eliminaram logo todos? Fiquei passada agora. 3) Burocracia é o inferno. 4) Tem reunião que é só para marcar reunião, reunião de desabafo, reunião de terapia em grupo, reunião de andar em círculos... Tenho pencas dessas. Quero pular da janela. Mas nunca tive tantas reuniões produtivas na minha vida em tão pouco espaço de tempo. Ufa.

    ResponderExcluir
  10. Soninha, falei uma gigantesca besteira para você quanto à nova ortografia. De fato, as palavras terminadas em ditongos abertos "éu”, “éi” e “ói" perderam o acento, mas dois exemplos que dei estão erradíssimos. "Chapéu" e "papéis" continuam sendo acentuadas, pois são oxítonas.

    Desculpe a confusão.

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.