domingo, 8 de fevereiro de 2009

Show de horror

8 comentários:

  1. Pois é... já se foi o tempo em que São Paulo era apenas a "cidade da garoa"... Veja o que fizemos com o tempo.

    Mas fiquei curioso para saber o que houve com aquele córrego e os barracos montados em cima dele... no mínimo devem ter caído por água abaixo.

    ResponderExcluir
  2. Em 1980 eu tinha quinze anos e fazia ballet pertinho do SESC. Em 1980 choveu práka e eu fui arrastada pela enxurrada na avenida Pompéia. Desci rolando ladeira a baixo, sem ser força de expressão. Força mesmo era a água.

    Só não fui pro beleléu porque o dono da loja Rosa Negra (em frente ao DIC, lembra?) teve um momento heróico, se jogou naquela imundície e conseguiu me arrastar até uma calçada.

    O saldo foi a perda dos meus óculos, da minha bolsa, um pé do sapato e muitas escoriações. O saco foi tomar as tais antitetânicas. E a inesquecível sensação de não ter controle nenhum sobre o seu corpo. Inesquecível, literalmente falando.

    Essa baixada do antigo Largo da Pompéia alaga desde sempre, afinal é uma várzea do Tietê, né? O rio não está nem aí pras mudanças que fizemos na sua topografia, nem mesmo com a impermeabilização da cidade.

    Cimentamos e asfaltamos tudo, agora 'guenta.

    Com relação a esses fenômenos metereológicos não dá pra ter atitude de Rainha de Copas: não adianta mandar cortar a cabeça de ninguém (apesar de ser um santo remédio para muitos outros casos).

    Também não vai adiantar reunirmo-nos hoje (nós e "cumunidadi") e sair promovendo a caça aos irresponsáveis loucos desatinados senhores que ajudaram a construir a megalópole e não tiveram a sensatez de planejar o impacto na geografia local.

    E o que é pior, não vai resolver o problema das enchentes.

    É, Soninha, a rapadura é mais dura que doce, você não acha?

    ResponderExcluir
  3. Seria cinismo da minha parte dizer que impermeabilizamos com asfalto quase toda a cidade para os mesmos carros que são levados pelas torrentes d'agua?

    ResponderExcluir
  4. É... infelizmente por mais que se faça parece que a natureza sempre dá um jeito de desfazer, embora nós tenhamos muita culpa nisso tudo.

    São pessoas jogando lixo pela janela do seu carro, pessoas entulhando lixo nas esquinas e mais e mais concreto por toda cidade.

    Até na porta do meu prédio no alto da lapa tava alagado, isso pq só tem ladeira pra agua correr.

    Agora pergunto, o shopping Bourbon não havia feito um piscinão na região da pompeia?

    ResponderExcluir
  5. Moro na Pompeía há 24 anos, sempre vi aquela região inundar, mas essa vez foi impressionante, nunca tinha visto tão alto e tão violento. Não estava em São Paulo no dia, mas tive a oportunidade de ver no youtube o filme que o morador do prédio em frente vez e posto o endereço aqui para que vocês vejam também http://www.youtube.com/watch?v=hlHjtdyeffQ

    ResponderExcluir
  6. Soninha, São Paulo tá cheio de milionários. O que eles fizeram por São Paulo? Nem para arrumar ou fazer galerias eles prestam!!!!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Se o governo fosse outro, imagina o que a mídia iria estar tripudiando em cima dessas enchentes? E ainda por cima, vi hoje uma matéria falando que as escolas municipais começaram sem ter os equipamentos e acessórios necessários...
    As pessoas têm que ter o olho aberto na hora de votar... pq se não, olha o que acontece!
    Queria muito que vc, Soninha, como subprefeita, pudesse dar um jeito em toda São Paulo e a gente não ter que esperar mais 4 anos para que a cidade tenha um pouco de organização e dedicação.

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.