quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Ainda os "cachorros de rua" de um "homem de rua"

Encaminhei a reclamação n. 1 do post abaixo para um oficial da Polícia Militar, cujo interesse e carinho em relação aos animais tive a chance de conhecer, e pedi sugestões de encaminhamento.

Eis a resposta:

"Prezada Soninha Francine

Estive, pessoalmente, no logradouro indicado pela munícipe onde pude constatar a real presença de um morador de rua em companhia de 06 (seis) cães adultos, raças não definidas e de médio porte.

Tal cidadão exerce atividade informal de “catador de papel” pelas ruas da nossa cidade e vende tal material a usina de reciclagem o que reverte em pequena renda monetária para sua sobrevivência e ao exemplar tratamento que devota aos seus animais de estimação.

A saúde dos cães está em perfeito estado sendo, inclusive, as fêmeas castradas no Hospital Veterinário da USP por iniciativa do seu dono que manteve permanência defronte a tal aparelho público até conseguir as cirurgias.

Estava disponibilizada água limpa e alimentação seca (ideal a nutrição canina) e a “carroça” estava coberta com uma lona para evitar exposição de 03 (três) dos animais abrigados ao sol.

Tive contato com os cães que demonstraram amizade e fidelidade a seu criador e dono.

A pelagem dos animais espelham completo bem estar físico e mental e são bastante dóceis, exceção a três que, se não forem acondicionados ao interior da carroça (adaptada para um canil), avançam em cães domésticos ou errantes nas vias públicas.

Os animais estão devidamente vacinados, com coleira e bem nutridos.

A alimentação fornecida aos cães é ração comercial específica à caninos e adquirida regularmente no comércio pelo próprio morador de rua que favorece parte do seu dinheiro, conquistado honestamente, a subsistência de sua “família”.

Tive a oportunidade de conversar com essa pessoa que me disse “se houvesse lugar adequado para meus cães em albergue não só eu mas vários moradores de rua dormiriam em albergues”.

A localidade de permanência escolhida pelo morador de rua está assegurada no legítimo princípio de ir e vir e assumiu tal condição por opção de vida.

O morador de rua foi devidamente identificado como José Aparecido da Silva e não possui antecedentes criminais.

Meu parecer, nesse caso em particular, é contrário ao acionamento do Centro de Controle de Zoonoses PMSP somente a diligência de assistentes sociais para entrevista com o Sr José Aparecido da Silva colocando-se à disposição para eventual apoio.

Aproveito a oportunidade para sugerir a implantação de estudo visando a criação de um Núcleo de Bem Estar aos Animais (descentralizado) sob administração da Subprefeitura da Lapa e adaptação do atual conceito dos Albergues disponibilizados pelo Poder Público Municipal aos menos favorecidos (vide fato concreto).

Att
"

Interessante, não? E incrível a diligência e zelo manifestados por ele.

5 comentários:

  1. Bom dia!

    Parabéns por ter passado o caso ao oficial e ele de ter tomado a atitude correta de averiguar... e nção apenas chamar a carrocinha!

    Fica a sugestão... montar um albergue ou adaptar um com espaço p/ cães... fiquei hospedado em albergue por um tempo... administração relativamente fácil, qdo. se tem certo $$. mas p/ levantar fundos, pode-se locar o espaço p/ treinamento canino e mini-hotel... fica aí a dica... ou... se for o caso... albergue p/ turistas que queiram conhecer a real vida dos brasucas de rua... como fazem no RJ, qdo. turistas passam o dia nas favelas e barracões das escolas de samba... pagam e pagam caro por esta experiência... pode-se adaptá-la p/ a situação de SP...

    Andrey

    ResponderExcluir
  2. Custa a acreditar que exista um servidor público ( PM ) que tenha essa visão e conhecimento sobre os animais!!

    A maior parte das ongs protetoras, avisa que quando for a delegacia ou recorrer a PM, em casos que envolvam animais, deve ter em mãos cópia imprimida da Lei de Proteção Animal, pois a grande maioria das "outoridades", não sabe que ela existe e o que contém. Simplesmente, se negam a tirar a bunda da cadeira ou do carro para que a mesma seja cumprida.

    ResponderExcluir
  3. Não custa nada e faz bem ao coração, dar ração e água aos cães que são e estão abandonados em todos os bairros da Sub Lapa.

    Eles estão latindo ? Será fome ou sede ? Que tal fornecer água e comida ? Certamente vai levar menos tempo que escrever, ligar ir até CCZ, Sub Lapa,etc para denunciar o caso.

    Não sei como pode um ser que se diz humano, ouvir, ver e passar por esse tipo de coisa e não tomar uma providência para sanar a possível carência dessas pobres criaturas jogadas na rua, mas que todos esquecem que foram criadas pela mesma energia que criou o tal "SER HUMANO".

    ResponderExcluir
  4. Estou abobalhada com o zelo desse policial. Obrigada por compartilhar esses casos, Soninha :)

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.