sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Hora do fechamento

Semana agitada, pra variar (quando tiver uma semana calma por aqui, só pode ser prenúncio de Tsunami).

Um dos fatores foi a saída do Andrea Matarazzo, mas já estávamos todos mais ou menos preparados para isso... Depois de 5 anos no governo, em funções absurdamente desgastantes (Subprefeito da Sé, Secretário de Serviços, Secretário de Coordenação das Subprefeituras), tendo enfrentado também a turbulência política do período eleitoral do ano passado (com tucanos e democratas se estranhando de tudo quanto é jeito), o cansaço viria alguma hora, inclusive nas relações pessoais - e isso tem um impacto no resultado do trabalho.

Eu conheci o Andrea no primeiro ano como vereadora. A despeito do demonio que pintaram dele, a apresentação que fez dos planos da prefeitura para a Coleta Seletiva eram muito bons - justos, razoáveis. Ninguém seria obrigado a se reunir em cooperativa, mas a prefeitura só poderia estabelecer relações contratuais com cooperativas. Novas centrais de triagem seriam criadas, além de serem feitas as (muitas) melhorias necessárias nas já existentes. Mas a prefeitura não admitiria separar material na calçada, acumular sucata em área pública, jogar o rejeito em qualquer lugar... Enfim, normas muito necessárias para uma convivência saudável.

O auditório, lotado, era indócil. Parecia, muitas vezes, uma conversa de surdos. As pessoas reclamavam do que ele NÃO havia dito. "Eu não posso ser obrigado e fazer parte de uma Cooperativa!". Deu dó. E por mais que ele se mantivesse calmo, a plateia era hostil, agressiva.

Escrevi um post no meu blog comentando a apresentação e ele me convidou para sairmos juntos pelo centro da cidade discutindo os problemas. Eu aceitei, o Cesar Giobbi escreveu uma nota comentando e o PT quis comer o meu fígado por causa disso.

Mas a conversa foi ótima. Falamos muito sobre a complexidade e a dificuldade de lidar com população em situação de rua - não é "só criar albergues", "só dar trabalho", "só oferecer capacitação profissional", "só tirar da rua", como alguns gostam de dizer. E concordamos que, antes e acima de todos os problemas, há uma questão de saúde mental que é muito presente, senão preponderante. Abordar, persuadir, acolher, abrigar tem de contemplar esse elemento. Muitos são alcoolistas, deprimidos, esquizofrenicos, dependentes de outras drogas... Sem falar em tuberculose e mil outros problemas. Nem adianta passar por uma unidade de saúde e sair de lá com remédios. Imagine a dificuldade de aderir a um tratamento quem não tem onde lavar as mãos!

Desde então, o Andrea brigou muito, no governo, por essa causa da Saúde. Ficou todo feliz e até orgulhoso quando foi inaugurada a AMA Boraceia. Não conseguiu fazer a coleta seletiva avançar como gostaria, mas sou testemunha de o quanto tentou. Às vezes, de saco cheio da legendária lerdeza do serviço público (se irrita quem está fora, vocês não calculam quem está dentro!), brincava comigo (meio a serio): "Vamos nós dois montar uma ONG e fazer abordagem e encaminhamento para clínicas de tratamento?". Na abordagem eu sou boa, garanto a vocês. Morro de vontade de trabalhar com isso - um dia acho que ainda vou.

Mas o Andrea sempre foi tratado como um Hitler revivido... Injusto pra burro.

Eu não podia imaginar que, anos depois, ele seria meu chefe. E foi um bom chefe - muito prático, objetivo, direto e ainda sonhador. Às vezes um pouco impaciente demais, até ríspido nas reuniões, mas isso eu também sou... Respondia emails como se estivesse no MSN, com incrível rapidez, e já encaminhando para providências.

Mas agora saiu, e no lugar dele ficou o Ronaldo Camargo, que já era o adjunto. Conhece a Secretaria do avesso, conhece os Subprefeitos e, como vem "fresco", certamente terá menos arestas e asperezas com outros Secretários. É como quando sai o técnico e assume o auxiliar... O ambiente dá uma arejada que faz o time jogar melhor, mesmo que ainda haja problemas (que SEMPRE haverá).

***
De todo modo, esse não foi, nem um pouquinho, o maior motivo de agitação na semana. Foi todo o resto...

16 comentários:

  1. Passei pra vc tudo sobre o pedido pra auxílio de passagens via e-mail e blog, agradeço sua disposição em fazer 1 vaquinha e estimulá-la.

    ResponderExcluir
  2. O pior não é você defender um lixo de pessoa como o Andrea, é mais que compreensivo isso, ao passo que você foi pra direita é normal defender gente de lá. O pior que vejo é a influência que você acaba acarretando para os jovens que leem esse blog e que em sua maioria não buscam informação apenas esperam ela chegar, ou seja, recebe a informação completamente distorcida. O PSDB e o DEM representam o que há de pior no Brasil, representam o domínio de uma elite que não está nem ai para o povo, temos 15 anos de governo do PSDB em SP, o que mudou? O que melhorou além da vida do rico? Quanto o PT assumiu a prefeitura de SP as mudanças foram visíveis, vejo até gente da oposição concordar com isso e agora você vem querendo dizer que o PT é o ruim da história. O PT mudou muito sim, ninguém é ingênuo pra achar que não, agora, se juntar ao PSDB e DEM num partido medíocre (sim, porque o PPS sinto muito mas é um dos mais medíocres da história do Brasil) isso é puro oportunismo. Para mim não muda nada no seu caso, nunca acreditei em você nem quando era do PT e já haviam ali vários sinais de que você iria pra onde fosse melhor PRA VOCÊ e não pra população, agora se você tivesse o mínimo de caráter apagaria esse e todos os blogs para parar de influenciar essa geração cabeça de vento que daqui a pouco vai acreditar que aquele cretino e mal caráter do Serra que só serve pra mandar PM espancar gente em favela é bom, faça me o favor, se junte ao bando mas não fique atrapalhando os partidos que ainda pensam no povo e não na elite.

    ResponderExcluir
  3. Este anônimo ele(a)/ela(e) é de uma ignorância exemplar. Exemplar que o petismo criou e hoje colhe os frutos. Arghh, sai fora mala. Ninguém atura mais esse papo. PT is dead !

    ResponderExcluir
  4. Soninha, eu já fui PT. Votei no Lula - mas só da primeira vez. Isso porque eu, e imagino que você também seja assim, não fico preso a siglas, legendas, histórico e essas outras bobagens. Eu vejo, analiso, penso, escolho, tomo decisões. Eu não faço o que os outros acham melhor. Eu não siglo cegamente um líder a quem entrego meu destino e minhas idéias. E eu não escrevo notinhas ofensivas anônimas, o que é bem a característica dessa "elite de esquerda" que está achando o máximo ver o país sendo pilhado por Lula para financiar seu projeto de poder.
    O que nenhum deles parece perceber é que o Lula não está nem aí para eles. Lula não está nem aí para o PT. Lula só se preocupa com ele mesmo, sua família e seus amigos. Eles estando bem, o resto que se dane. Fique o Brasil numa situação medíocre: não importa - o que importa é que o Bolsa Família (e eu não sou contra o programa, viu?) está garantindo os milhões de votos que ele precisa para se manter em seu projeto de poder perpétuo.
    É triste ver esse tipo de comentário do anônimo aí acima. Vejo alguém com força - com sua vontade poderia ajudar a mudar o país - mas sem poder de análise pela cegueira branca à qual está voluntariamente submetido.
    A corja do país está na verdade no PMDB, PP e mais alguns. Sarney, Renan, Maluf, Collor, etc.
    Não sou grande fã do DEM, mas estou ficando contente com a atuação deles contra a corja do Senado e sinceramente acho que o Kassab está fazendo um excelente trabalho como prefeito. Tenho seriedade suficiente para dizer que Marta também fez coisas boas, mas fez muita coisa BOA de forma RUIM, simplesmente por incompetência de secretários, acessores e seus "anexos".
    Já o PSDB anda tímido demais pro meu gosto em sua oposição.
    Ando meio sem esperanças de ver uma melhora significativa no Brasil.
    Vou estudar o PPS.
    http://twiter.com/AleAssis

    ResponderExcluir
  5. Tive contato com o ex-secretário Andrea Matarazzo através do twitter, onde relatei sobre uma pequena cratera que havia em minha rua. Preenchi o formulário indicado e em menos de duas semanas o problema estava resolvido. Além disso ele sempre se mostrou muito atencioso, sempre respondendo tudo que lhe era perguntado com muita educação.

    ResponderExcluir
  6. Eu o conheci e precisei dele uma única vez enquanto pessoal individual e ele me atendeu e resolveu minha questã. Demais especulações fazem parte do dia-a-dia desgastado de uma classe sofrida-espezinhada-cansada e / ou chatonildos & os novos baianos de sempre. Rá.

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente com a frase abaixo, escrita pelo anônimo:

    temos 15 anos de governo do PSDB em SP, o que mudou? O que melhorou além da vida do rico?

    Não dá para negar.
    E agora, me desculpem, mas, mesmo sendo ateu, vou rezar para não chover. Foi o que o Duce pediu. A que ponto de mediocridade chegamos.
    O poste diz que a culpa é da Marta.
    E o criador do poste manda rezar para que tudo se resolva.

    ResponderExcluir
  8. "Não sou grande fã do DEM, mas estou ficando contente com a atuação deles contra a corja do Senado e sinceramente acho que o Kassab está fazendo um excelente trabalho como prefeito."

    santa ignorância. O cara elogia o trabalho do DEM no senado? será que ele sabe quem é um Agripino Maia, Heráclito Fortes, Marco Maciel e cia? será que ele sabe que o DEM ocupou durante 15 anos a primeira secretaria do senado e SABIA DE TUDO o que rolava no senado e que toda falcatrua por lá tem o dedinho deles? elogia o DEM? por que vc não coloca aqui o que diz a escravocrata-anti meio ambiente Kátia Abreu, do DEM-TO, que defende o trabalho escravo (quis detonar com os órgãos do ministério do trabalho que fiscalizam o trabalho escravo) e é a favor do desmatamento, contra as leis ambientais e de proteção à fauna...Meu Deus, qta ignorância ou ingenuidade para dizer que Kassab faz uma boa administração....para quem cara-pálida? pq não posta aqui a verba contingenciada (assunto que a subprefeitinha tucana-demo carguista fica bem quietinha...)da educação, segurança, saúde e limpeza por conta da crise, mas que misteriosamente ela apareceu qdo o prefeitinho DEMo apresentou projeto para aumentar os salários dos secretários em mais de 300%? pq vc não posta aqui o que a gang DEMO-TUCANA, vulgo Serra/Kassab pensam a rspeito dos precatórios e o que o secretário das finanças de Kassab falou sobre os milhares de aposentados/pensionistas que estão a espera desse dinheiro? pq vc não posta aqui o que o prefeitinho DEMente fez com a merenda escolar, provocando um rombo de quase 200 milhóes nos cofres públicos paulistanos com a terceirização da mesma...e que tal um prefeitinho que gasta mais em publicidade que em obras anti-enchentes e depois joga a culpa em um governo que acabou em 2004 e seu amiguinho de gang, o governador, culpa a natureza? aliás, se for ficar aqui escrevendo sobre a bandalheira, corrupção, gangsterismo e falcatruas da administração Kassab/Serra, vou até amanhã e ainda não chego na metade...hahahahaha, quem somente pensa nele mesmo, no próprio umbigo e pisa até no pescoço da mãe para poder chegar a presidência da república, é o mais novo queridinho da subprefeitinha carguista demo-tucana, aquele que está sentado na cadeira dos Bandeirantes e que para realizar seu sonho, não mede escrúpulos e manda descer o cacete em quem o conteste. Sejam policiais, professores, estudantes, pobres do Capão Bonito, de Heliópolis...e para esses casos, há o silêncio sepulcral da subprefeitinha demotucana e a conivência de pessoas como você...no mínimo vc não deve utilizar hospital público, nunca precisou da polícia e tampouco tem familiares estudando em escola pública. E não deve depender do transporte público....

    ResponderExcluir
  9. Filiei-me ao PT assim que vim da roça, em 1982. Desde então, também militei. Toda distância,embora às vezes sofrida e incômoda, traz visão panorãmica e crítica e como este agora é caso,e acho que será para sempre porque fica cada vez mais difícil para mim tornar a votar no PT para qualquer cargo no executivo, fica cada vez mais claro para este humilde observador que as diferenças substantivas entre PSDB e PT não existem: são diferenças subjetivas ou, se quisesse ser panfletário,diria que são diferenças cosméticas. Para alguém do PT que discorde, mesmo que seja alguém "fundamentalista", pergunto: quando o PT, no primeiro governo Lula, escolhe como guardião da chave do cofre, isto é, o presidente do Banco Central, um prócer do PSDB, conforme a imprensa umbilicalmente ligado ao capital financeiro internacional (ele o ministro), qual a diferença? E continua o mesmo presidente do Banco Central. Este é só um exemplo. Se diferença há, é a capacidade do PT, de Lula principalmente, despertar a paciência dos sindicatos e movimentos populares. Tivesse sido eleito Serra, ou Alckmin, e tivessem sido colocadas em prática exatamente as mesmas políticas econômicas e sociais, o país estaria em convulsão.
    Isto posto, deixa voltar à carga: Soninha, você começou a assistir "The Wire"? Veja,não desistirei tão cedo e portanto você tem três opções: Resposta A: Sim, não enche mais! Resposta B: Não, nem quero, não enche mais! Resposta C: Ah, é bom,é? Assim que der vou assistir,volte sempre e agradeço a preferência.
    Shabat Shalom pra todo mundo.
    Assinado: Mauro Chazanas, São José dos Campos, dica musical: "Alturas", Inti Illimani.

    ResponderExcluir
  10. Antes de mais nada não tem ninguém "anônimo" aqui, o resultado da postagem é simplesmente porque eu tinha um blog que foi apagado, mais nada, pra quem quer saber meu nome é Leandro Gambim, moro em São Mateus, na zona leste da cidade de São Paulo, felizes agora?
    No demais, melhor nem perder tempo argumentando com gente que agora é fã do DEM.
    Isso é exatamente ao que eu me referia Soninha, você tem grande parte na culpa dessa juventude cabeça de vento apoiando o DEM ou seria melhor chamar de PFL? Você que considera de "esquerda" (mesmo isso sendo uma piada enorme entre o pessoal da esquerda de fato) dorme bem sabendo que apoia um governo autoritário de direita como o de SP atualmente?
    Eu falo com a consciência extremamente limpa, nunca votei em lixos do DEM, PSDB e nem nos partido de aluguel deles como o PPS e o PV, nunca ajudei a direita, sempre estive do lado de quem defende o povo.
    Engraçado como acusar o pessoal de ainda por a culpa no FHC (olha que as palhaçadas desse cabeça de vento vão durar por muito mais que 30, 40 anos, tem contratos lá assinados por muito mais tempo que isso, mas creio que desses detalhes você não saiba, ou omite, talvez?) mas quando o Kassab diz que a culpa da enchente é da Marta (2000-2004!!!) ai você se omite, não diz nada. Quando o Serra mete a polícia pra bater na gente no campus da USP, você se omite de novo, não fala nada, quando o Serra mete a polícia pra bater no pessoal aqui da favela e das demais favelas de SP, você também fica quietinha, como uma boa teleguiada que é, quando o Kassab manda embora morador de favela pra deixar a elite medrosa mais tranquila, você não diz nada também, parabéns Soninha, você é a melhor teleguiada do Brasil atualmente, tá ganhando até dos peixes grandes do senado.

    ResponderExcluir
  11. É, a Soninha é a culpada pelos descaminhos de uma geração. O fato de nós (m'encluo)sermos alienados e não termos estômago para votar nesses 'socialistas', é tudo culpa da Soninha.Ah, Soninha, sua capacidade de influência e dominação da mente das ovelhinhas indefesas é tão grande. mas ainda bem que chegou a santa sapiencia que veio nos libertar para a gente cair 'na real'. Obrigado paladino da justiça, agora descobri que o PT é puro e santo e a Soninha a loba em pele de cordeiro. Puxa vida! Como eu era ignorante. Obrigado ser iluminado.

    ResponderExcluir
  12. Humberto:

    você não era, você continua sendo ignorante ao não enxergar o papel ridículo que a subprefeitinha demo-tucana e carguista faz, ao bater no peito e se dizer de esquerda e estar aliada e defender a política nefasta dessas pessoas...vide Capão, Heliópolis, sucateamento das escolas públicas, da segurança e por ai vai (a lista de desserviços à população, da administração corrupta e caótico do DEMO-PSDB no estado de S.P. é gigantesca. Não caberia tudo aqui...) Óbvio que o PT não é santo e comete/continua cometendo inúmeras burrices no poder. Mas não é por isso que vou votar no PSDB/DEMo e suas línguas de aluguel: PV e PPS. Caso você faça isso, mostra que além de ignorante é um pseudo moralista de ética seletiva... Muita gente boa, e de forma injusta, saiu do PT e não defendem e tampouco se aliaram a esses lixos. Muito menos se venderam por conta de um cargo, como é o caso de uma sub-prefeitura paulistana...

    ResponderExcluir
  13. Eu acho engraçado como os comentários ainda se polarizam pela saída da Soninha do PT. Não sou a favor da concepção política dos governos PSDB/DEM, a Soninha hoje faz parte do gov. Kassab pessoa que não me inspira respeito nenhum. Ainda assim, confio na Soninha como uma mulher ética, de propósitos. E também acho uma pena ela ter deixado o PT.

    ResponderExcluir
  14. Vcs acreditam em salvadores da pátria, o que não existe. Há gente boa e aproveitadores todo os lugares!
    Pragmatismo, moçada! Caso contrário se tornarão massa de manobra para o primeiro picareta que aparecer!
    Vão viajar, vão estudar, conhecer outros lugares, outras idéias! A esquerda européia está a anos luz da esquerda latino-americana!

    ResponderExcluir
  15. Entre idas e vindas estou mesmo interessado nessa volta fantástica do Faith No More: http://www.youtube.com/watch?v=6vvKnCbyp98
    Já comprei meu ingresso vip.

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.