quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Itaberá 2

Hj os jornais comentaram a declaração do ministro Edison Lobão (ex-Arena e PDS, ex-PFL e DEM, atual PMDB) atribunindo o apagão à tempestade elétrica em Itaberá, sul de São Paulo. As moças do tempo concordaram que ali, sim, houve chuva forte, vendaval, raios.

Mas foi isso mesmo que causou o apagão??

No Bom Dia Brasil, o diretor do Operador Nacional do Sistema, Eduardo Barata, disse que "é possível, sim, que as condições climáticas adversas naquela região tenham sido causadoras de curto-circuitos". É "possível"! "Se foi uma descarga atmosférica que causou, isso não foi posicionado com certeza em nenhum momento. A origem desse curto pode ter sido das descargas, ventos que provocam o balanço da cadeia de isoladores e a chuva, que faz com que isolaradores se tornem condutores". Mas o ministro não teve dúvida, disse "foi um raio" e pronto!

Digamos que tenha sido. Afinal, "é possível". Perguntas:

1) Se os registros da ONS apontam claramente que houve um curto naquela linha de transmissão, por que demorou tanto tempo para que essa informação fosse conhecida? (Durante o Apagão, as autoridades só diziam "estamos tentando descobrir o que aconteceu").

2) Tendo havido o curto, o que foi feito para saná-lo? O que precisou ser substituído ou reparado?

3) O diretor da ONS diz que o sistema funcionou muito bem. Se as outras linhas de transmissão não tivessem sido todas desarmadas após a ocorrência do curto, teria havido danos graves a todo o sistema.

Peraê. Um sistema de segurança deve estar estruturado exatamente para evitar que o todo seja atingido quando há um problema com uma das partes. Se dá curto no chuveiro, queima o fusível/cai o disjuntor correspondente. Em casos de maior impacto, cai a "chave geral" - da sua casa, não do bairro todo, muito menos da cidade. O sistema tem suas cancelas, suas barreiras.

Se houve um curto nas três linhas de transmissão, é mais do que compreensível que elas caiam. Mas se todas as outras caíram também, é porque o isolamento de uma para outra não é adequado. Se toda vez que cair um raio em São Paulo (e o ministro diz que ali "tem muito raio", fica o Paraguai sem luz??

***
Ontem, na Ana Maria Braga (é, eu vi um pedaço...), um especialista em infraestrutura (não consigo achar o nome dele) deu uma entrevista muito boa, crítica e sóbria, sobre nossa bendita infra. Explicou essa história de sistema interligado, que faz com que todas as pontas da rede sejam muito dependentes umas das outras. "Qdo você recebe energia na sua casa, pode estar vindo do Sul, do Centro-Oeste, do Norte... E se ocorre um problema em algum ponto da rede, ela é toda afetada.

Mais do que isso, há um problema de concepção. O governo está investindo em outras mega usinas na Amazônia. Para a energia gerada lá chegar ao resto do país, são milhares de quilômetros de linhas de transmissão. Por melhores que sejam os cuidados, ela está exposta a um sem-número de problemas - acidentes, atentados, sabotagens.

***
Senti falta de entrevistarem a Marina Silva sobre isso. Os ambientalistas sempre ficaram de cabelo em pé com essas novas usinas (Santo Antonio e Jirau, no Rio Madeira), por várias razões. 1) Os estudos de impacto ambiental, hiper discutíveis (lembram do discurso do Lula sobre o "bagre" que atrapalhava o progresso? A condução do governo foi nessa linha - "não me venham com essas baboseiras de meio ambiente, o Brasil precisa crescer"); 2) O custo; 3) A existência de alternativas muito melhores.

Na época, o licenciamento das usinas foi considerado (mais) uma derrota da ministra do meio ambiente (achei um texto muito bom sobre isso aqui.

Em um evento em São Paulo (Seminário Produção Mais Limpa, organizado pelo vereador Natalini no Memorial da América Latina em 2008), alguns técnicos apresentaram um cálculo demonstrando que a economia que seria proporcionada pela substituição de chuveiros elétricos por aquecimento solar nos grandes centros equivaleria aos megawatts de energia a serem gerados pela futura Usina de Jirau...

Ou seja, temos IMENSAS possibilidades de depender menos de energia hidrelétrica - o que resultaria em menos custos, obras de menos impacto, menor necessidades das tais linhas megaquilométricas de transmissão. Mas os ambientalistas são sempre os chatos de plantão, que tem má-vontade e só querem atrapalhar o governo e os negócios.

E aí, vão entrevistar a Marina ou não vão? (Se alguém já entrevistou, desculpem, não vi).

11 comentários:

  1. Pois é, Soninha,

    É óbvio que Edison Lobão está mentindo... Se não tivesse, seria muita incompetência...

    Soluções como a da substituição de chuveiros elétricos por aquecimento solar são tão óbvias, que só me faz certeza que só não são adotadas por pura safadeza... Me dá uma raiva!

    Por que não subsidiar os equipamentos para a adoção dessas micro-mudanças com macro-impacto positivo ao invés de gastar bilhões com uma macro-usina no meio de uma área que deveria ser protegida?

    Entendeu por que empreiteiras ou distribuidoras de energia (ou qualquer pessoa jurídica) não deveriam poder colaborar com campanhas políticas?

    ResponderExcluir
  2. Soninha,
    lendo os seus comentários sobre o apagão, estou de certa forma concordando, mas tb surpreso. Porque alguns não são providos de uma certa sobriedade e consciência com que eu costumava ler. Acompanho vc desde a epóca de vereadora em Sampa, e fico muito feliz com a chance que vem tem agora com a Subprefeitura da Lapa.
    Sou formado em Eng. Elétrica e vou falar um pouco sobre o que eu acho da situação. Minha opinião não é única, e está mais para um pitaco, e até um pouco de desabafo.

    Primeiro, a causa do apagão foi dada: a queda de 3 linhas do sistema de transmissão que liga Itaipu. O que causou essa queda? Isso é algo mais difícil de se dizer. Pq não há monitoramento humano da linha e o sistema enxerga apenas se a linha está ali ou não.

    É sim plausível que as linhas de transmissão possam "cair" (sair do sistema) devido a vendavais. É tb possível que raios possam desligá-las, mas a corrente gerada pela descarga deve ser muito alta, como foi falado pelo próprio INPE em nota.

    Sobre as suas questões:
    1) Para mim (e para muitos outros) estava claro que houve queda nas linhas de transmissão. Isso porque Itaipu foi desligada devido a um sistema de proteção próprio (foi dito por Itaipu), com o objetivo de garantir que as máquinas mantenham a sua integridade em caso de acidentes em linha e outros problemas. Uma vez com essas linhas fora (as únicas de 750kV), o religamento NÃO pode ser feito de forma imediata sem se avaliar o que realmente aconteceu (e.g. qual tipo de curto que ocorreu).

    2) Para que a energia pudesse voltar para os centros de consumo, é necessário que o ONS, junto com as empresas de transmissão façam o realocamento das potências que devem ser dsitribuídas nas linhas para as companhias distribuidoras. Das distribuidoras, a energia é retransmitida para os consumidores. Esse processo não é simples, uma vez que as linhas de 750kV estavam foras, e tb porque a CTEEP (Transmissão Paulista), responsável pela transmissão no estado de SP e, junto com FURNAS, da energia que vem de Itaipu, estava tendo dificuldades para fazer isso. Inclusive Dilma Pena, secretária de Saneamento e Energia, estava na CBN falando que haviam problemas técnicos para isso. E tb alertou sobre a questão de investimentos em linhas de transmissão no estado. De certa forma já havia o risco de que, em certas situações, poderiam ocorrer problemas como os de agora devido à falta de investimento e atrasos em licitações. Outra coisa: sem o restabelicimento da transmissão em SP, não havia como recuperar outros estados, como RJ e ES, devido à forma que estão interligados. Acho que tb vale a pena observar que a CTEEP foi recentemente privatizada (era originalmente parte da CESP) pelo governo do estado de SP, e depois com um PDV de grande escala (engenheiros e técnicos).

    (cont.)

    ResponderExcluir
  3. 3) O sistema funcionou bem sim para a forma como estava configurado. Itaipu se manteve intacta, e vc deve concordar que, saindo Itaipu da rede, 20% da energia do Brasil vai pro limbo. Não há sistema que consiga estabelecer de forma tal rápida tanta demanda, ainda mais com as 3 linhas desligadas. Mesmo o sistema de redundância (que o repórter da Globo não parava de falar) não resolveria isso (mais detalhes posso falar depois). O Paraguai ficou sem luz devido ao sistema de proteção de Itaipu. Mas em menos de 30 min. foi reestabelecida a energia lá. Da mesma forma como as coisas aconteceram no Brasil, algo parecido pode acontecer no Paraguai (bastando inverter os países).

    Resumindo, prefiro pensar que as causas do apagão foram uma série de circunstâncias, com o agravante da questão da transmissão em SP.
    Os seus comentários acabam sendo meio "generalistas" e "sensasionalistas" nesse aspecto... Sobre a forma do sistema elétrico de energia, essa foi a opção escolhida para o Brasil. "Falar mal" do Sistema Interligado Nacional é muito fácil agora. Ele permite que a energia que é gerada em um local com grande potencial energético vá para regiões com menos potencial e trazer mais desenvolvimento. Além disso, dependendo do tipo de transmissão que é feita, pode haver a ligação de outros consumidores ao longo dela. Linhas "mega-quilométricas" não são de todo ruim.
    As opções de outras energias são válidas. A tendência agora mesmo é a "geração distribuída", com "fontes" mais próximas de centros de consumo, e utilizando fontes alternativas. Mas vejo as mesmas pessoas que pedem outras formas de energia ("eco-chatos" é exagero) criticar as opções levantadas: nuclear, com geração de resíduos... termoelétricas, com emissão de carbono... "Además", temos um potencial energético hidráulico gigantesco, ela tem muitas vantagens (podemos listar isso depois), e simplesmente negar isso é "coisa de bagre" (me desculpe o termo)... mas é claro que impactos ambientais e a forma como tudo isso está sendo feito podem ser discutidos. "Demonizar" as hidrelétricas agora é fácil tb...

    O que me deixa "cabrero" é a forma como vc coloca isso: com termos "técnicos" para a incompetência política. E tudo vira palanque. Não é esse um dos problemas que vc enfrenta no próprio executivo agora? Vc sim poderia usar a "brecha" para abir uma discussão sobre formas de energia. Sobre outras políticas a serem feitas. Sobre como o governo federal tratou mal a questão ("estamos averigüando ainda"). Como alguns cargos importantes nessa área são tratadas como "troca de favores" (em todos os governos). E vc sabe como isso vai ser usado no campo politíco (o comentário da Dilma foi assim né =P).
    Falo tudo isso pq me senti "ofendido" com o "como pode demorar tanto???" ou o "problema de concepção" ou o "isolamento de uma para a outra não é adequado". Não são coisas que eu esperaria de vc...

    E se a questão é que o apagão foi de deixar nervoso, fica um texto para recomendação: http://colunistas.ig.com.br/victormartins/2009/11/11/apagando-com-o-apagao/

    Soninha, continuo acompanhando a sua empreitada na Sub da Lapa!! E vê se aparece mais na ESPN!!! =)

    ResponderExcluir
  4. ola Soninha,não sei se ira lembrar de mim ,sou aquela loira que estava na faculdade que a senhora foi votar,eu estava trabalhando para a doutora Alda vice prefeita,sou filiada ao PPS DE Jundiaí e estou precisando muito de ajuda e não sei mais a quem recorrer,quando pedi ajuda da doutora ela me disse que nada podia fazer pois quando se está no poder é fácil mas quando se está fora não,mas hoje que ela está eu não mais falo com ele nem com minha mãe que sempre está com ela,pois ambas me deram as costas,pois percebi que é mais fácil pedir favores ilícitos do que algo licito.Meu caso envolve denuncias contra autoridades que abusaram de seus poderes e como os denunciei eles estão destruindo minha familia,pelo amor de DEUS ME AJUDE.SEGUE RELATOS RESUMIDO E DESDE JÁ AGRADEÇO.PRISCILA





    Priscila Ap do Nascimento para defesacivil

    PRECISO DE AJUDA TEMO PELA MINHA VIDA E PELOS MEUS FILHOS ,O JUIZ DA VARA DA INFÂNCIA DE JUNDIAÍ ESTÁ EXPONDO MEU FILHO DESDE OS 6 ANOS DE IDADE,AGORA ELE MANDOU UMA INTIMAÇÃO COERCITIVA A ELE QUE ESTÁ COM 12 ANOS E NÃO COMETEU CRIME ALGUM,O PROBLEMA É QUE EU O DENUNCIEI ,ESSE JUIZ É O MESMO QUE CRITICOU O GOVERNO SERRA CHAMANDO O CDP DE LATA DE LIXO DO ESTADO,E PIOR ADVOGADO ALGUM PEGA MINHA CAUSA E ÓRGÃO DE DEFESA DO MENOR E DO ADOLESCENTE QUANDO VE QUE ENVOLVE AUTORIDADES NEM ME DÃO RESPOSTAS.POR FAVOR ME AJUDE GOVERNADOR.
    Venho aqui deixar ciente os membros deste conselho alguns fatos que ocorreram com minha pessoa e meu filho que na época tinha apenas 06 anos de idade,idade essa que sugere fase de adaptação escolar,fatos esses que envolvem a pessoa do senhor Valdir Mendes Moreira Vieira, que na época ocupava o cargo de Presidente do conselho .Nos relatos que seguem é fácil observar várias contradições,omissões,mentiras, desaparecimento de minha pasta e provas não protocoladas,negativas mentirosas e levianas não só ditas pelo senhor Valdir mas até mesmo pela ex-conselheira Milena que na época sabia de tudo e dizia que eu não comparecia ao conselho toda vez que era chamada,mentira essa fácil de se comprovar através da gravação de uma conversa que tive com ela,a qual faz acusações contra o Valdir ,inclusive em um dos documentos que irei encaminhar está a degradação da conversa.Inclusive há uma gravação a qual a já Falecida Coordenadora Patricia deixa claro que sofri perseguição Política,pois minha mãe dava apoio para o Ocimar que estava sucedendo o lugar do pai (então prefeito Dorival Raymindo) da secretária da educação Elisabeth Raimundo.
    Resumindo,prejudicaram um menor pois infelizmente é o que sempre fazem pegam aquele que não pode se defender para atingir o mais forte.Dizem que eu deveria parar pois mexi com peixe grande,tanto é que advogado algum quer pegar minha causa ,pois temem serem perseguidos em seus processos pelo magistrado se me defenderem,e assim não ganharem mais causa alguma.Minhas denuncias estão em Brasilia,se irei obter êxito ,não sei,só sei que das leis dos homens nada mais espero,apenas espero nas Leis de Deus unica e verdadeira,ele tudo sabe e tudo vêe, e quanto a parar já pensei pelos meus filhos,mas para isso teria que admitir uma culpa que não tenho e pior ser omissa e permitir que aja mais injustiças com outras crianças que como meu filho poderão rejeitar não só a escola mas as pessoas por teme-las.O que fizeram conosaco foi ato de terrorismo e se vocês pegarem o ECA artigo 18 da Lei 8069/90,e mais;

    ResponderExcluir
  5. ítulo II
    Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade
    Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.
    Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:
    I - ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais;
    II - opinião e expressão;
    III - crença e culto religioso;
    IV - brincar, praticar esportes e divertir-se;
    V - participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação;
    VI - participar da vida política, na forma da lei;
    VII - buscar refúgio, auxílio e orientação.
    Art. 17. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.
    Art. 18. É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.
    Se observarmos os artigos 17 e 18 da lei vigente é fato que ambos foram violados,apartir do momento que meu filho fora submetido a todas essas situações ,desde 2003 até a data de hoje.E assim ainda querem que eu e ele depois de tantas injustiças proferidas por membros das gestões passadas e aceitas pelo Magistrado da Vara da Infância da comarca de Jundiaí -SP.

    Por isso venho aqui pedir que encaminhe está ao MM Juiz Jeferson Barbin Torelli e ao ex-presidente Valdir Mendes Moreira Vieira que TENHA A DIGNIDADE , LISURA,HOMBRIDADE,CARATER,PERSONALIDADE ,ETICA E MORAL QUE DEVERIA TER TIDO NA EPOCA QUE OCUPOU O CARGO DE PRESIDENTE A FENTE DE UMA INSTITUÇÃO TÃO IMPORTANTE PARA SOCIEDADE NO QUE DIZ RESPEITO A FIGURA DO MENOR E DO ADOLESCENTE,ESTES QUE SE NÃO HOUVER UMA LISURA NOS CUMPRIMENTOS DAS LEIS DO ECA PELAS AUTORIDADES INCUBIDAS PARA FAZE-LAS,TERMOS CADA DIA MAIS UMA PROBABILIDADE REAL DE FUTUROS REVOLTADOS E MARGINALIZADOS ESTES QUE O PRÓPRIO PODER PÚBLICO ACABA GERANDO COM AS OMISSÕES E ILICITUDES COMO OCORREU EM MEU CASO.

    CARO VALDIR SE ALGO ME ACONTECER REZE AO PAI TODO PODEROSO POIS VOCÊ E DEMAIS MEMBROS DA GESTÃO PASSADA E MAIS A VARA DA INFÂNCIA QUE MESMO SABENDO DOS SEUS ATOS ABSURDOS E DEPOIS DE UM AGRAVO CONTRO VOSSA PESSOA SE QUER SE ATEU A REAVEREM OS PROCESSOS QUE O SENHOR COLOCOU SUAS MÃOS SEM ETICA E SEM ESCRUPULO,POIS DESTRUI A MIM E A MEUS FILHOS QUE ACREDITAM QUE DEPOIS DE TUDO QUE ME ACONTECEU NÃO ACREDITAM NA JUSTIÇAS E NEM NOS HOMENS ,E DIZEM QUE SERÁ QUE VALE APENA SER HONESTO E LUTAR POR UMA VERDADE?:!

    ResponderExcluir
  6. João Ota,
    Gostei bastante do seu post. Muito esclarecedor!
    Perdoe-me pela minha possível ignorância, mas fiquei com duas dúvidas:

    1) O governo diz que houve uma descarga atmosférica (raio?) em uma das três linhas de transmissão. Houve uma sobrecarga nas outras duas e por consequência disso o sistema de segurança de Itaipú foi ativado? Se sim, não deveria haver sempre uma linha extra de contingência (a quarta, neste caso), caso descargas desse tipo aconteçam?

    2) Se houve um curto circuito decorrente de uma descarga atmosférica, não deveria haver alguma prova física? Alguma peça queimada ou algo do tipo?

    Abç!

    Fernando

    ResponderExcluir
  7. Acho tão engraçado quando você se enfia num assunto assim feito uma pequena(huahuahuahu) pilha. Fato é que essa história do apagão está mesmo muito mal contada. Aí tem.

    ResponderExcluir
  8. Fernando,
    valeu, e espero que eu consiga responder suas perguntas com outros pitacos:

    1) O sistema de proteção de Itaipu foi ativado por causa das quedas das linhas. A razão da queda não está tão clara ainda. Poderia sim haver linhas redundantes para evitar tais tipos de problemas. Não digo sempre, porque também pode haver outras formas de evitar o alastramento do apagão. O que poderia ter acontecido, ao invés de 18 estados terem caído, é que apenas alguns locais fossem apagados, mantendo os grandes centros "em pé". Olhando por esse aspecto, pode ter ocorrido sim falhas no gerenciamento do sistema e das quedas das linhas.

    Eu tinha dito que o sistema não conseguiria repor Itaipu, isso é certo. Mas a queda de Itaipu causou a queda de todas as hidrelétricas de SP e tb Angra 1 e 2. O que deveria ter sido feito é o ilhamento da falha, minimizando os consumidores afetados. Caso esse ilhamento fosse feito corretamente, a volta da energia poderia ter ocorrido mais rapidamente. Mas uma vez que o efeito dominó aconteceu, o sistema teve que "partir do zero" e por isso as 5h para reestabelecimento total.

    Outro aspecto disso tudo: se realmente uma falha tiver ocorrido, acho muito improvável que isso venha à tona divulgado pelo governo. Por quê? É óbvio que tentarão ligar a "falha técnica" com incompetência política. Ou achar que a exceção que ocorreu na verdade é a regra que rege o sistema. Está sendo dito que o sistema elétrico é vulnerável. É claro que é, não dá para evitar 100% de todos os acidentes, e isso também é regido por quanto se quer gastar para mantê-lo "em pé".
    Usar isso como pretexto de palanque é algo que me deixa "cabrero".


    2) Sobre as causas da queda das linhas, eu ainda não vi um posicionamento claro do governo. Está sendo dito que um raio causou a queda das linhas, mas isso é muito improvável. Há fotos divulgadas na Folha com marcas de descargas em torres, mas eu acho isso um argumento "meio fraco". Vendavais podem causar curtos uma vez que as linhas podem se tocar ou se romper, mas nada nesse lado foi divulgado.

    ResponderExcluir
  9. Caramba, Soninha!!!! Soube que você estava no Ratinho e deu tempo de ver um pouco. Havia me esquecido da suas habilidades pra debater (principalmente num ambiente medieval). No começo te achava inteligente. Depois da campanha passei a te achar completa (inteligência, humor e multi-mulher).Agora, depois de ver você alternando paciência com as ironias, argumentos contundentes em palavras bem escolhidas e pacificação em momentos delicados, estou convencido de que você é genial. Sério mesmo. Além de muito engraçada quando recua ligeiramente o rosto, dobrando o pescoço ao cumprimentar com sorrisos os debatedores. Sensacional!!! Que venha logo 2010...huauhauhahuauhauhauh

    ResponderExcluir
  10. Meus dois amigos (ex-postantes deste espaço...rs) sugeriram que eu também parasse, mas deixasse uma postagem alegre hoje por aqui. Afinal a alegria a gente deve “jogar para o universo”, como disse alguém que não me lembro. Pois muito bem, como adoro descobrir músicas improváveis (é tão legal) em filmes açucarados (Notting Hill), vai uma aí daquela velha série ( a gente ouve, gosta, mas não confessa publicamente), tocada no fim, pra gente sair do cinema de alma lavada...huahuahuauha: http://www.youtube.com/watch?v=b6wWI_XJQlQ

    ResponderExcluir
  11. Quem está no "poder" não tem interesse em simplicar e fazer tudo como deve ser feito para que todos fiquem bem. Quanto mais confusão melhor. Eles estão preparados e com suporte caso ocorram apagões, enchentes, terremotos, queimadas, etc. O resto? Que se dane !

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.