sábado, 17 de julho de 2010

Comparando abordagens

Título do Correio Braziliente sobre a passagem de Serra por Pernambuco ontem

Ao chegar atrasado a um concerto, Serra é recebido com vaias

Serra não "chegou atrasado a um concerto" - dá a impressão de que ele tinha um compromisso e perdeu a hora (ok, não é a coisa mais rara do mundo...). Mas não foi assim. Em Gravatá, onde acontece o esplêndido festival Virtuosi, ele caminhou por cerca duas horas pelo Pólo Moveleiro, parando a cada dois passos para ouvir, falar, tirar fotos (ninguém fala muito sobre "o impacto dos celulares nas caminhadas de campanha", mas é imenso :o)) e, depois dessa atividade, passou pela Igreja Matriz de Sant'ana,  onde estava se apresentando Victor Asuncion, aclamado pianista filipino. Claro que ele não quis perder a oportunidade de vê-lo; nem precisaria que seus anfitriões tivessem insistido tanto... Por um lado, seria até indelicado não ir (com má vontade, não faltaria quem dissesse: "Sem poder pedir votos, Serra esnoba recital..."); por outro, entrar na igreja na metade da apresentação causaria indesejável incômodo - e não deu outra.

Mas veja o que o próprio Correio Braziliense relata no primeiro parágrafo da matéria:

Caruaru e Gravatá (PE) — O candidato à Presidência da República, José Serra (PSDB), experimentou, pela primeira vez no Nordeste, o peso da desaprovação. O tucano, ao chegar atrasado a um concerto na igreja matriz de Gravatá, cidade do agreste pernambucano, foi recebido com vaias em repúdio à chegada estrepitosa da comitiva tucana. Segundos depois, o público percebeu quem eram os visitantes e transformou as vaias em aplausos.

O título (que é tudo que aparece no Google, por exemplo), fala em "vaias para Serra". A primeira frase, no "peso da desaprovação". Logo depois explicam que a desaprovação foi ao barulho da comitiva - e que as vaias se transformaram em aplausos quando viram quem era!

No menu das "últimas notícias em destaque", na lateral da página em que aparece essa "notícia" (acho incrível que nem ao menos se aproveite a ocasião para informar aos leitores que Gravatá, no agreste pernambucano, tem um Pólo Moveleiro e um festival de música clássica), há os títulos de notícias anteriores: "José Serra deve visitar ao menos uma vez por semana estados em que está atrás de Dilma nas pesquisas" - uma pegada negativa, sem dúvida. Logo abaixo tem: "Dilma faz no Rio primeiro comício de campanha ao lado de Lula". Pegada... neutra, para dizer o mínimo. Na foto que ilustra a matéria, Lula ergue o braço de Dilma, triunfante.

A matéria fala em "15 mil pessoas", segundo "estimativa da Polícia Militar". Outros veículos falam em "cinco mil pessoas". Não comenta as declarações de Sérgio Cabral antes do comício, de que esperava "entre cinqüenta e cem mil pessoas", publicada em vários lugares.

No comentário de um leitor em um site de notícias, alguém que termina dizendo "Dilma 13" reclama do próprio governador, reproduzindo um texto sem citar a fonte: "Num comício esvaziado no Centro do Rio, ao lado da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, e do governador Sérgio Cabral (PMDB), que tenta a reeleição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou ontem para menos de mil pessoas - a PM calculou os presentes em mil, mas havia cerca de 500 - e foi mais aplaudido que os candidatos. Foi o primeiro comício das campanhas de Dilma e Cabral, mas, apesar da presença de militantes pagos e carros oficiais, a chuva atrapalhou e a maior parte do público foi embora antes dos discursos no palanque, na Cinelândia" E conclui: "Fora Cabral".

No mesmo site, um comentário reproduziu outra notícia sem citar a fonte: 



Servidores encaram ida a comício no Rio como serviço extra Nem a anunciada presença do presidente Lula animou os moradores da Baixada Fluminense a enfrentar a distância e a chuva para participar do comício da candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, e do governador Sérgio Cabral (PMDB), que concorre à reeleição. Por volta das 15h, dois ônibus estacionaram na praça do Eucalipto, em Queimados (55 km do centro do Rio), para levar moradores gratuitamente para o comício. Eles estavam a cerca de 100 metros da prefeitura. Durante uma hora, não apareceu nenhum interessado. Aos poucos, chegaram 18 empregados da prefeitura. Com ar cansado, alguns torciam para que a viagem fosse cancelada e que os ônibus voltassem para a garagem. Mas o compromisso foi mantido. Um ônibus voltou para a garagem, por falta de passageiros; o outro seguiu viagem, semivazio. O prefeito de Queimados, Max Lemos (PMDB), tinha convocado moradores para o comício com carros de som. No dia anterior, ele afirmara que dez ônibus sairiam de lá em direção ao Rio.

***
Ontem vi um vídeo mostrando uma kombi "a serviço da prefeitura do Rio", como dizia a placa colocada no painel, com material de campanha do PT. 

***
Tentando descobrir (no Google) alguma fonte oficial da PM sobre a presença de público, foi engraçado encontrar essa matéria no clipping do Ministério do Planejamento - tiveram a honestidade de não retirá-la do ar. É de abril de 2010: Palanque para Dilma, Rio recebe o triplo de verba. 


Ainda no Correio Braziliense, a notícia sobre Marina saiu assim: Marina faz corpo a corpo em Goiânia e apresenta um estilo de fazer campanha recheado de frases de efeito. Tem uma cutucadinha também... E não tem foto. A notícia do Zé Maria é neutra, eu diria: Estatização do sistema bancário é uma das bandeiras de Zé Maria.  Nada de foto. A única dessas notícias com foto é mesmo a que mostra Dilma e Lula. 



***
Corrigindo: acabo de ver outra matéria com foto: Socialismo Marxista é a solução para os problemas do país, defende Rui Costa Pimenta.

Acho que não há há menos possibilidade de discordar de que se trata de uma abordagem muito mais simpática à candidata do governo do que aos opositores - ou ao menos os opositores com mais visibilidade e expressão

Já me perguntaram várias vezes o que eu acho sobre a suposta neutralidade dos veículos de comunicação. Como neutralidade não existe, costumo dizer que prefiro que os editores assumam, no espaço adequado, suas escolhas. O espaço adequado é o espaço opinativo... No noticiário, deve-se procurar o equilíbrio, a honestidade, a justiça. Não é fácil porque, de novo, o olhar não é de um robô, é de uma pessoa, que sempre será influenciada de alguma maneira por suas próprias visões. Mas é preciso ao menos procurar.

Em alguns casos, veículos procuram ser "justos" - sendo injustos, alternadamente, com os dois lados, com matérias superficiais, mal apuradas ou mal redigidas. Aí cada lado aproveita a injustiça que lhe interessa para atacar o outro lado. #lástima

53 comentários:

  1. Realmente o comicio foi um fracasso, estive lá! Mas tem blog dilmista dizendo que fou um sucesso de público! Gostei de seus comentários, muito lucidos! Parabens!

    ResponderExcluir
  2. Olá Soninha , quanta arrogãncia de sua parte quando disse que era você que trazia votos para o PT . Aqui no PR , um senador se elegeu na onda Lula e se filiou ao PT em 2002. Ano passado debandou para o PSDB e hoje nem para síndico se elege.
    E a mídia é toda pró-Serra , é só ver o Estadão, Globo , Veja e qualquer revistinha da Ed. Abril.

    sds

    ResponderExcluir
  3. "Acho que não há há menos possibilidade de discordar de que se trata de uma abordagem muito mais simpática à candidata do governo"
    Ah sim claro soniha, a Globo e a Veja q o digam nãoo é verdade!http://veja.abril.com.br/acervodigital/?edicao=2173&pg=10

    ResponderExcluir
  4. "Todo mundo sabe que o PT é ligado às Farc, ligado ao narcotráfico, ligado ao que há de pior. Não tenho dúvida nenhuma disso", afirmou.


    esse foi mais um ataque do vice do seu candidato. Por ai percebe-se o nível da campanha que a caterva que você tanto bajula, chamada PSDB vai praticar nessas eleições. Por que será que a carguista, canalha, hipócrita, amoral e oportunista da sua laia não cita nada a respeito??? por que também não coloca aqui as declarações da vereadora TUCANA do RJ, Andréia Gouveia a respeito de quem é Índio da Costa. Vamos lá carguista sem caráter, não era você que escrevia que criticaria quem quer que fosse quando necessário? Tudo bem que você, sendo bajuladora da gang demotucanalha esquece das críticas quando seu amado candidato manda a polícia descer o cacete em professores, quando manda invadir a USP, quando manda a polícia retirar à força mulheres grávidas, idosos e crianças dos barracos em Capão Redondo ou então quando o secretário da educação de S.P., o abjeto Paulo Renato, contrata SEM LICITAÇÃO E A PESO DE OURO (10 milhões de reais) empresa acusada de financiar o mensalão do DEMo de Brasília, para que a mesma preste "assessoria pedagógica" para a secretaria. Onde que a carguista sem caráter e amoral se encontra nessas horas, que foge da crítica????

    ResponderExcluir
  5. Muito bem Soninha! Mas será que você também irá usar o mesmo raciocínio para se dirigir à FSP, Estadão, Organizações Globo e Veja (que por sinal, cada um separado tem um alcance muito maior que Correio Braziliense?)?

    ResponderExcluir
  6. Olá, Soninha.

    Gostaria de saber sua explicação para a qualificação de BOM ou ÓTIMO para o Governo Lula por quase 80% da população.

    Obrigado.
    Paulo

    ResponderExcluir
  7. Cá pra nós, nada a ver com o texto de jornal X ou Y: invadir um concerto que já começou, que incoveniente.

    ResponderExcluir
  8. Soninha... demorei pra vir confirmar em que você se converteu... musa da MTV, maconheira assumida, mãe aberta... Serrista?

    Nem quero entender os seus motivos...

    ResponderExcluir
  9. Cláudio: o motivo é simples. A carguista nunca teve caráter e sempre fez um tipo. Alguns cairam na lábia dela. No poder se mostrou quem realmente é: amoral, sem caráter, oportunista e carguista. Será que ela vai endossar as declarações do banditismo que ela tanto apóia? vamos lá Soninha, apareça na mídia para também dizer que o PT é do narcotráfico e tem ligações com as FARCs...estamos esperando! ah, mas não esqueça de dizer também quem faz negociações secretas com o crime organizado, para que este não faça mais ataques no estado de S.P. e possa mandar e desmandar em presídios. Tenha caráter minha filha, assuma sua nova postura de ser língua de aluguel da gang demotucanalha....não é assim que eles pensam???

    ResponderExcluir
  10. Soninha,tinha uma idéia diferente de vc, por suas posturas liberais, de questionamentos para o crescimento de nossa sociedade,gostava e te apoiava, mas agora ? O que houve ?
    Do lado do retrocesso ? do neo-liberalismo falido ? Do conservadorismo ?, Do lado de um candidato que diz que se "pode ter amantes, mas tem que ser discreto", que diz que o governo da Bolívia aprova a produção e tráifico de cocaína? De um vice ensandecido, que faz um projeto querendo proibir esmolas para mendigos, acusa o PT de ter ligações com as FARC colombiana ? Sinceramente, não entendo, só lamento.

    Carlos Jullien - carlosjullien@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Soninha,

    Concordo com seu post. O Correio Braziliense mandou mal.

    Qual o próximo alvo da sua cruzada contra contra o jornalismo tendencioso? A Veja, a Folha, talvez a Globo?

    Estou aguardando o próximo capítulo!

    ResponderExcluir
  12. Soninha onde está vc? Discuta com seus leitores sua postura, venha aqui nos dizer o q te faz apoiar serra, o q te faz analisar esses jornais e não analisar o liberalismo da veja, da globo e de outras midias?

    ResponderExcluir
  13. Pessoas bem informadas, essas que comentam aqui. Acompanham o trabalho da Soninha e, claro, não são MANDADAS por ninguém para só criticar, ao invés de conhecer e respeitar a opinião alheia.

    Vou ajudar: http://www.mobilizapsdb.org.br/mobilizados/mobiliza-entrevista-soninha-revela-porque-mudou-de-opiniao-sobre-serra.html (aqui é um video onde ela explica o apoio ao Serra e neste mesmo site, deve ter textos e outros videos explicando).

    muito obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  14. Sem querer parecer ofensivo, mas quanto tempo foi preciso para vc perceber que os jornalistas são,em geral,simpáticos ao PT no momento de construir o noticiário político.Como surgiu a aura de partido moralmente limpo e ideologicamente puro criada em torno do PT?
    A Linha editorial dos jornais pode ser liberal, mas as redações são maciçamente petistas.E,na prática, o poder de imprimir uma certa lógica ao noticiário não está nas mãos dos editorialistas e colunistas, mas na redação.

    Veja a reação da folha,por exemplo,após a declaração do Índio da Costa. Qualquer um pode questionar a fala, apontar exageros, ou, se for o caso,desmenti-la. O que aconteceu? a folha simplesmente desqualificou o sujeito. Indio da costa virou, do dia para a noite, Jean-Marie le Pen. E não foi um caso isolado. A folha parece ter uma especial predileção pelos políticos do Dem na hora de destruir reputações.

    Mas porque tal procedimento é tolerado?
    Porque essa gente do dem, direitista e maléfica merece, né?

    Em um país onde expressões como conservador ou direitista são xingamentos,qualificativos usados para excluir um oponente do debate público,é natural que qualquer coisa um pouco menos esquerdista que o PT seja imediatamente criminalizada. É claro que essa mentalidade vai mobilizar ataques ao PSBD e a qualquer adversário do PT.

    E,a meu ver, o PSDB é igualmente responsável por tal estado de coisas. Se compartilha com o PT a crença de que todo conservador ou liberal é necessariamente um canalha herdeiro do regime militar ou um privatista louco que deseja ver criaçinhas negras e pobres morrendo de fome,então deveria dispensar o apoio do Dem e de qualquer outro aliado impuro.

    O fato é que uma parcela signigicativa do eleitorado é conservadora, de direita mesmo, apesar de não formalizar este juízo.
    Eu me pergunto é se faz algum sentido alguém que pretende construir um projeto alternativo ao do PT ignorar sistematicamente os anseios deste grupo?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. o mobilizapsdb.org.br é o msm das declarações do vice, né? e não tem nada a ver com a campanha, né?
    mas... por falar em vice... Soninha, qual é a importância de um vice? perguntei isso no seu twitter, mas acho que vc tbém não responde por lá.
    vc qdo estava no PT também traficava, ou são só algumas pessoas do partido é que são envolvidas com as FARC e com o CV? vc sempre soube desse envolvimento? não seria motivo de denûncia?, se é que vc sabia. vc concorda com os seus candidatos? seus 3 candidatos afirmaram isso!
    vc é a favor da pena de morte pra traficantes, ou nisso vc discorda do seu candidato? punição pra quem da esmola????
    Lylian, quero acreditar que nem eu, nem vc somos MANDADOS aqui!
    Pedro

    ResponderExcluir
  16. Olá, Soninha.

    Venho me despedir do seu blog e – mesmo sem nunca tê-la conhecido – de você. Frequentei esse espaço quase que diariamente como cidadão paulistano e lapeano durante os últimos meses.
    Entendi, aceitei e apoiei a sua saída do PT. Votei em você, mas votei no Lula. Uma coisa não invalidava a outra.
    Fiquei feliz quando você se tornou subprefeita. "ótimo. Mesmo ela estando do lado de gente que eu desconfio, ela estará no poder e vai fazer algo pelas pessoas."
    Sempre me lembrava de uma frase sua quando lhe perguntavam como era o poder: "O poder é ótimo! Difícil é não poder". Perfeito. Acho que a gente tem que fazer alianças com quem quer que seja pra construir um mundo mais justo.

    Mas agora você não está mais no poder. Seu trabalho agora é somente o de defender o indefensável e mascarar o que já foi escancarado. Seu trabalho agora é dizer para quase 80% do povo brasileiro: vocês estão errados.

    Boa sorte no seu novo trabalho, Soninha. E obrigado por ter me recebido neste seu espaço durante esse tempo todo.

    Felicidade, paz, sabedoria e equilíbrio pra você.

    ResponderExcluir
  17. É Soninha, "seja a mudança que voçê quer no mundo", estou me despedindo tb do seu blog, pois para mim que foi "comprada" não merece merito de ser lida. Se vc apoia um partido claramente neoliberal que f... com o país, e até tempos atrás vc criticava, a mudança que vc quer para o país é de outrora, uns mandam outros obedecem, uns ganham(provavelmente vc vai estar no meio) e outros perdem. Chega de hipocrisia e desse papinho q tive uma conversa com o Serra e vi q não era bem assim.
    Allan vc me parece leitor da veja, e lá o PT tah representado massivamente não é msm?!

    ResponderExcluir
  18. A chuva de fato atrapalhou, e mesmo que tivesse 3 pessoas no local, a festa da democracia teria acontecido. A oposição está se mordendo de medo de Cabral, e com razão né! Cabral vai ganhar e vocês terão que engolir !

    ResponderExcluir
  19. Soninha, sou grande admiradora de você e de tudo que sempre falou e defendeu.
    Esperava ansiosa sua candidatura para o senado, mas não foi dessa vez. E como sei que está trabalhando para a campanha do Serra (pelo menos foi o que li), e confio em você, peço que me explique uma coisa que li no site da Folha.

    A matéria: http://www1.folha.uol.com.br/poder/771203-serra-promete-manter-proibida-pratica-do-aborto-no-brasil.shtml

    A declaração:
    Serra também disse que não pretende legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo se assumir a Presidência. Na opinião do tucano, as relações homoafetivas não são de responsabilidade do Estado.

    "É um assunto que Estado não entra, é problema das pessoas. Cada crença tem a sua orientação. Se uma igreja não quer casar, mesmo reconhecendo união civil, a igreja não pode ser obrigada a isso. Se duas pessoas querem viver juntas, ter herança, é problema delas, não é do Estado."



    Como a matéria usa aspas, fiquei um tanto quanto desapontada. Como pode haver um candidato a presidência de uma república contemporânea q não compreende os conceitos de união cívil e casamento gay?

    Não sei se esse é o local certo pra que você possa me responder, pois espero que responda.


    Eu tinha um candidato para presidência, agora não tenho mais. E assim como eu, muitas outras pessoas. Espero que possa responder.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  20. Soninha eu votei em você em 2004 porque achei que você seria diferente, mas você me decepcionou muito. Acho que você tem que apoiar quem quer que seja, mas você não se construiu assim. Esta não é a pessoa para qual a maioria das pessoas deu seu voto.

    Você está apoiando o Serra, e parece não perceber que ele a cada dia, está se mostrando como o representante mór da direita no Brasil. Mas do que isso, o poder que ele está depositando ao Democratas que é o partido mais conservador do país, já teria que deixar você em alerta.

    Acho uma grande traição. Eu não sei se você é realmente de esquerda, mas acredite, não foram os eleitores do Serra que votaram em você. Foram os eleitores do Serra que te julgaram como usuária de maconha, não a esquerda.

    E a liberação da Maconha? Qual é a posição do Serra? E a mobilidade urbana? O que foi feito neste sentido? A expansão da Marginal? Cadê as ciclovias? E os professores? Acha coerente que eles sejam tratados com cacetete? Cadê o dialogo com o jovem? As políticas neste sentido.

    Este é meu desabafo. Acima de qualquer corrupção, a traição da ideologia é algo imperdoável.

    ResponderExcluir
  21. Thais,
    resposta da Soninha:

    Thais,

    Vixe, a edição saiu muito confusa. O Serra já se pronunciou publicamente a favor da união civil - na Sabatina da Folha, por exemplo.
    O que ele quis dizer quando cita as igrejas é o seguinte: se uma igreja não reconhece o direito ao casamento entre homossexuais, isso é lá com ela. O reconhecimento da União Civil e de todos os direitos civis associados a ela é com o Estado. Mas, ao contrário do que dizem alguns (como um deputado carioca que propõe um projeto "contra a discriminação de heterossexuais" :oP), a igreja não pode ser obrigada a fazer um casamento. As religiões não podem condicionar o Estado, o Estado não pode se impor às doutrinas... Ah, e o que ele diz que "não é problema do Estado" é se uma relação afetiva é entre dois homens, duas mulheres, um homem e uma mulher... O que é problema do Estado é justamente garantir os direitos de todos os cidadãos igualmente, e isso inclui homossexuais, por supuesto :o)

    ResponderExcluir
  22. Obrigada pela resposta.
    Fiquei mais aliviada.
    Não estava acreditando que ele seria capaz de falar tamanha besteira.

    ResponderExcluir
  23. Thais,

    a Soninha que agradece. É melhor perguntar e esclarecer, que ficar tirando conclusão por causa de mal entendido, né? :o) Pergunte sempre!
    bj
    Lylian

    ResponderExcluir
  24. pergunte sempre! a resposta vem desde que convenha.
    Soninha, o Serra é simpático? vc confia nele? devo confiar??
    agora pode ser que a resposta venha!

    ResponderExcluir
  25. Desde que seja uma pergunta de verdade, de quem não tem "aquela velha opinião formada" e está disposto a ouvir, mesmo não concordando depois. Agora, o que eu tenho visto aqui são afirmações e ofensas. Para essas coisas realmente não tem resposta. E se for para responder pq ela saiu do PT, porque ela gosta do Serra, pq ela faz campanha para ele, isso tudo já está respondido mil vezes por aí.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. não falo para comparar os candidatos - SIM, pq o Lula NÃO É CANDIDATO, pq a Dilma não tem o que comparar. Sorry

    ResponderExcluir
  28. ah e para participar, conhecer o Serra, propor um programa de governo para ele, é só entrar no site www.serra45.com.br - ali tem bastante informação que explica muita coisa. Desde que ele era criança...

    ResponderExcluir
  29. usando uma tática da Soninha (mto boa!!)

    Desde que seja uma pergunta de verdade, de quem não tem "aquela velha opinião formada" e está disposto a ouvir(OUVIR O QUE, SE ELA NÃO RESPONDE?? A MINHA OPINIÃO É A MSM DE ANTES, QUEM MUDOU FOI A SONINHA, E É EXATAMENTE POR ISSO QUE FAÇO QUESTIONAMENTOS), mesmo não concordando depois(NÃO TENHO CHANCE DE CONCORDAR, PQ ELA - JÁ ALEI ISSO?? - NÃO RESPONDE). Agora, o que eu tenho visto aqui são afirmações e ofensas (SE VC ACHAR UMA OFENSA MINHA, COLE AQUI. NÃO ME LEMBRO DE NENHUMA!). Para essas coisas realmente não tem resposta (FAZ MTO TEMPO QUE NÃO TENHO RESPOSTAS!). E se for para responder pq ela saiu do PT, porque ela gosta do Serra, pq ela faz campanha para ele, isso tudo já está respondido mil vezes por aí(ISSO EU PERGUNTEI - E TIVE RESPOSTAS - QDO ELA SAIU. AGORA QUERO SABER OUTRAS COISAS).

    Lylian, eu entendo que vc defenda a Soninha e o novo ponto de vista dela. Mas pq ela não responde o que a gnt pergunta??
    teve uma época que eu recebia e-mails com todas os questionamentos que eu fazia.
    uma das coisas que ela sempre falou, é que as pessoas deviam cobrar o posicionamento dos políticos, cobrar que eles fossem coerentes com aquilo que propunham...
    pois bem... venho aqui, pra questioná-la. pq não posso?? faz pelo menos 6 anos que faço isso com frequência, não é só agora na campanha. devo parar?? vc que responde por ela, acha que ela não defende mais isso?? não devos mais cobrar os políticos?? como a gnt deve fazer??
    pq ela não fala sobre a política de tentar vincular o PT ao tráfico? pq ela não fala o que ela acha dos 16 anos de PSDB em SP (aprovação continuada, que o candidato dela defendeu hj, por exemplo)? pq ela não compara a política do Serra, Alckmin e Kassab? pq ela não fala das declarações do vice?
    são debates políticos, e quem está na política - teoricamente - deve aceitar.
    vc pode não acreditar, mas eu respeito mto a Soninha, e é exatamente por isso, que cobro.
    sobre as comparações dos candidatos, a gnt podia começar pelos diplomas (onde está o do Serra. se ele tem, pq não mostra, e cala a boca de todo mundo que critica? não que isso seja fundamental, o que se questiona, e a mentira!) deles. depois, pela atuação política, depois, pelo histórico dos governos que trabalharam...
    enfim... eu vou continuar vindo aqui pra fazer as minhas perguntas, mas não espero ter respostas aqui, no e-mail, no twitter, ou em qq lugar (pelo menos, respostas da dona oficial do blog).
    abçs,
    Pedro

    ResponderExcluir
  30. Eu não respondo por ela. Eu dou a MINHA opinião. Mesmo quando a defendo. Tem coisas q só ela pode responder e, por pura falta de tempo eu copio e colo para ela. Mas sempre aviso quem está respondendo.
    Em todo caso, vamos ver se ela te responde desta vez. Vou dizer que é urgente. Afinal, vc é especial. Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  31. Aliás, pergunta lá no Blog do Lula. Ele, PESSOALMENTE, vai te responder na hora!

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Pronto, resposta da Soninha:

    Pedro,
    O Indio não devia ter dado uma declaração que pudesse dar a entender que o PT tem associação com o tráfico. O PT tem uma ligação histórica com as FARC - talvez tenha rompido, mas não vi ninguém dizer isso. Sério: não vi ninguém dizer "não temos ligação com as FARC porque elas se desvirtuaram" ou coisa parecida. Não sei por que não dizer. Antes o partido defendia as "Forças Revolucionárias", lembro até de ouvir discurso de colega na tribuna da Câmara. Era uma importante resistência contra o militarismo estadunidense etc. etc. Na época, refutava as acusações de que as FARC tivessem ligações com o narcotráfico. Os sequestros eram defendidos por alguns no partido (não todos) como parte de uma guerra; alguns desde sempre discordavam do método. Hoje, acho que não dá mais para negar a conexão de uma e outra. Sobre os 16 anos de PSDB em São Paulo: as críticas que eu sempre fiz continuam valendo. Não gostava da política de Educação, Segurança, Habitação e Meio Ambiente e achava que o estado devia avançar mais, ser mais ousado. Acho que perdemos ritmo. O Serra retomou, promoveu mudanças importantes de postura, chacoalhou. Comprou brigas na área de meio ambiente, por exemplo, que eu admiro demais. Mesmo com as críticas que sempre fiz a ele, hoje eu prefiro o Alckmin para continuar o trabalho do Serra. O desfecho da eleição de 2006 quase me fez sair do PT antes mesmo do segundo turno daquele ano. Discutimos muito no gabinete; resolvi ficar porque a gente temia que isso pudesse fazer alguma marola e atrapalhar, minimamente que fosse, a eleição do Lula. Em 2006, eu ainda votei no Lula, apesar de não botar mais a menor fé no PT. Ah, sim, a progressão continuada: na minha escola de magistério, sou a favor. Nós sabemos os danos causados pela repetência. Os ciclos de aprendizado podem ser maiores do que um ano, com recuperação para que os alunos acertem o passo em vez de voltar para trás. O que é errado é "aprovação automática", empurroterapia. Essa é uma mazela de toda parte, que já assolou São Paulo inclusive. Eu não gostava nem um pouco da gestão do ver. Chalita na Secretaria... Mudamos de lado: hoje ele é de um partido da base do Lula, eu sou da oposição... Sobre o diploma do Serra: Pedro, é horrível uma pessoa ter de ficar reagindo o tempo todo às mentiras que contam sobre ela. Em algum lugar já foi publicado o diploma do Serra, mas isso é ridículo, é total inversão do ônus da prova. Eu minto sobre você; você tem o dever de vir a público provar que eu estou mentindo? Como é que o Serra faria doutorado se não tivesse diploma de graduação? É o fim da picada! Alguém falsifica o currículo da Dilma na internet e a melhor maneira de reagir a isso é inventar uma mentira sobre o Serra? Incrível! Enfim, como disse a Lylian, é difícil ter tempo pra responder a todos. São 00:18, eu parei o trabalho para responder... Vou voltar a trabalhar. Agora me diga uma coisa com toda sinceridade: alguma vez você teve a mínima oportunidade de fazer uma pergunta à Marta? Ela respondeu? Caraca, quanto mais a gente se expõe, mais é cobrado. Quem não dá espaço para comunicação nenhuma fica numa boa!! Imagino como seria se o meu suplente fosse alguém como o Antonio Carlos Rodrigues... Afe.

    ResponderExcluir
  34. a ex-a$$e$$ora puxa-saco que também mordeu a boquinha na prefeitura demo-tucanalha, óbvio que viria aqui defender a ex-patroa. Pensam iguais, são igualmente sem-caráter, hipócritas, carguistas e oportunistas. Gostaria de ver a carguista amoral e sem caráter defender o projeto de segurança pública do Alckmin, assim como a forma ele tratou os professores nos 12 anos que esteve no poder. Serra chacoalhou? claro que sim...o cacetete nos professores, nos policiais, e nos alunos e professores da USP...é que a amoral carguista e sem caráter, hoje convertida ao pensamento demo-tucanalha não escreve a verdade...se bem que verdade não faz parte do dicionário dela e de sua pseudo-a$$eSSora. Hilária vê-la defender o Cacique Merendinha, aquele que superfaturava merenda escolar no RJ, que queria implantar políticas higienistas no RJ e criticava o Bolsa-família...que a carguista amoral não tem caráter, isso já é do conhecimento de todo mundo. Ela vai onde lhe dão um carguinho....ela deveria explicar também as negociações que o PSDB fazia com as FARCs, tendo inclusive FHC defendido a abertura de um escritório em Brasília. Também deveria escrever que Arthur Virgílio, hoje provável amigo da carguista amoral, teve encontros em seu gabinete com os líderes das FARCs...

    ResponderExcluir
  35. e olha só o tipo com quem a carguista, hipócrita, oportunista e amoral anda....é bem do caráter dela e da sua pseudo-a$$eSSora, que mordeu uma boquinha na prefeitura Demo-tucanalha e hoje defende a gang que há 16 anos destroi o estado de S.P.....

    Panorama político – O GLOBO

    "O perfil da rede de mobilização do PSDB no Facebook recomenda a visita à página do Movimento Endireita Brasil, que defende “uma nova direita no cenário político brasileiro: liberal, ética e democrática”. O MEB questiona: “Por falar em Collor, há equívocos que se perpetuam na História: será que a geração cara-pintada foi espontânea?”. Um dos comentários exibidos na página do MEB diz: “Chega de terrorismo de esquerda, chega de Dilmas plastificadas e de Lulas autistas! Que saudade dos coronéis Ustra e Ubiratan. Morte ao comunismo e aos que o defendem! Viva a direita! Volta CCC (Comando de Caça aos Comunistas)!”."

    vamos esperar a resposta da carguista sem caráter, aquela que disse que o site que disse que o mobilizapsdb não tinha nada a ver com as declarações do Índio, mas deu RT no vídeo dele no twitter....

    e ai ex-pseudo-subprefeitinha amoral e carguista, quando vai finalmente admitir que se rendeu para a direita racista, nefasta e corrupta? ou também vai defender o Joaquim Roriz em Brasília e o Quércia aqui em S.P.? vai lá...vocês se dariam muito bem...são do mesmo nível ético.

    ResponderExcluir
  36. Lylian, bom dia.
    quando eu disse que vc responde por ela, não quis dizer que vc fala/opina por ela. quis dizer que vc como assessora, é quem tem a função de vir aqui responder, e colar o que ela escreve. perguntei, por xemplo, se VC achava que ela não queria ser cobrada. Não acho que a Soninha precise de ninguém pra falar por ela.
    me refiri tbém à sua colocação "Para essas coisas realmente não tem resposta".
    não me acho especial, nem nunca disse isso. assim como eu acho que vcs não se sentem especiais quando criticam alguém, ou pedem respostas a certos qustionamentos.
    obrigado pela atenção também!
    pedro

    ResponderExcluir
  37. bom dia Soninha.
    eu acho msm que quanto mais a gnt se expõe, mais é cobrado, mas teoricamente essa deveria ser a regra! eu continuo achando que temos que cobrar o posicionamento dos políticos. Já mandei perguntas pra Marta - na época da campanha - e tive resposta. Mas, como eu disse pra Lylian, eu não acho que vc tinha que escrever pra mim pedro, mas sim responder as perguntas (que devem ser mtas, vc tem razão!).
    Em relação à sua resposta, eu acho meio ingenuo vc dizer que a idéia da capampanha tucana é vincular o PT e as FARC, como um movimento revolucionário. É óbvio que a idéia é fazer uma ligação com o tráfico. Mesmo pq, se fosse diferente disso, o Serra não poderia - por coenrência - andar com o Gabeira, né?? É um tipo de campanha bastante sujo.
    Dos 16 anos de PSDB no estado, acho que estender pro brasil o que temos aqui é bastante assustador. Segurança?? Saúde??? Privatização??Educação?? Pode ser que essa progressão continuada que vc defende seja benéfica, mas em todos os anos dessa política no estado, ela não foi adotada. Vc bem sabe que tem gnt que sai do colegial com nível de 4° série. (eu troco cartas com um menino que está na 5° série, e ele não sabe escrever praticamente nada!!). Se a idéia é acertar o passo do aluno no ano seguinte, e não foi feito em mais de uma década de programa, algo está errado, não?
    Vc acha que a polícia do Serra em relação aos professores é a correta?
    O Alckmin é a continuidade do governo Serra? Ele sabe disso? A relação do Serra com o Alckmin acho que só não é pior do que a Serra e Aécio.
    Se vc não concordava com a política de "Educação, Segurança, Habitação e Meio Ambiente", passou a apoiar, msm que seja a política do msm governante?
    Seria ótimo se ninguém mentisse, né?? Eu nunca vi o diploma do Serra. Onde foi que ele publicou?? (mas também não acho isso fundamental). Acho mesmo que ficar se defendendo deve dar trabalho. Como vc reagiria tendo uma ficha falsa sua na primeira página do maior jornal do país?? Não deve ser fácil, né?

    Só não sei o que é pior... ter um Índio como vice, ou um Antonio de suplente. Páreo duro!

    Sobre a pena de morte pra traficante, é uma polícia - a idéia, que seja - aceitável?

    Demorou, mas agora o Lula vai oferecer o Brasil para receber a mulher iraniana. Uma crítica a menos, né??

    tenha um bom dia.
    abç,
    pedro

    ResponderExcluir
  38. eu só sinto muito por isso:

    Eis a frase lapidar de Lula, oferecendo-se para livrar seu amigo de um "incômodo": "Se vale minha amizade e carinho que tenho pelo presidente do Irã, se ela está causando incômodo lá, ela será bem vinda aqui"

    Você teria amizade e carinho por alguém como Ahmanidejad e, ainda por cima, se vangloriaria disso? E classificaria Sakineh como um "incômodo"?

    É muita compaixão...

    (não tenho mais nada a dizer, só peço que assistam este vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=PTtcrs1EOro)

    ResponderExcluir
  39. por que será que a a$$e$$orazinha hipócrita e sem caráter, que se comporta como papagaio de pirata da ex-patroa, não comenta também a frase de Serra, aconselhando Índio a "ter amantes, mas ser discreto"???? então mulher é objeto mesmo na visão do quadrilheiro que a a$$e$$orazinha defende????

    por que será que ex-subprefeitinha carguista e sua a$$e$$orazinha não comentam a amizade de FHC com Fujimori, defendendo as fraudes eleitorais e mortes cometidas por paramilitares ligadas ao ex-presidente peruano??? ou será que ambas, agora que se mostram sem caráter esqueceram que FHC, com o apoio do PSDB e por tabela também de Serra, queria conceder a maior comenda nacional, a Ordem do Cruzeiro do Sul, a Fujimori....será que a a$$e$$orazinha sofre de amnésia? pois de falta de caráter é notório...

    e se Lula concede asilo a mulher, a a$$e$$orzinha, que mordia uma boquinha na prefeitura DEMO-TUCANALHA critica....caso Lula não tivesse concedido asilo, também seria criticado pela caterva com a qual a a$$e$$orzinha agora apoia....

    ResponderExcluir
  40. Marcelo, confessa: vc é apaixonado pela Soninha né? Desculpa eu ter mais atenção dela do que vc. Mas to adorando a sua. Que bom que vc tem tempo para dedicar essas palavras bonitas e cheias de argumento. Fico tão menos carente.

    ResponderExcluir
  41. ah, vai lá fazer declarações de amor ao Sarney, Sarney, Renan, Maluf, Collor e... claro, ao mais novo membro da familia: Ahmanidejad :o) - não perde seu tempo aqui não. A gente não vai te levar a nada. rs

    ResponderExcluir
  42. e eu gostaria que a a$$e$$orazinha hipócrita, sem caráter e que mordia uma boquinha na prefeitura DEMO-TUCANALHA também sentisse, mostrasse toda a sua indignação, por exemplo, quando o seu abominável chefinho, aquele que foi da ARENA-PDS-PPR-PPB-PFL-DEMO (utilizando os mesmos termos da sua ex-patroa) atacou os pobres que viviam num terreno grilado em Capão Redondo, na periferia pobre de São Paulo.

    ou será que a a$$e$$orazinha, assim como sua ex-patroazinha hipócrita, carguista e sem caráter, também possui indignação seletiva???

    será que a a$$e$$orazinha não se lembra que os pobres que viviam nesse terreno foram atacados com gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral, tiveram seus barracos incendiados e muitas famílias tiveram que sair às pressas, com a roupa do corpo, como se fossem fossem bandidos.

    mulheres grávidas, idosos e crianças fugindo das bombas da polícia....

    mas óbvio que não espero nenhum comentário da a$$e$$orazinha e sua ex-patroa....pois ambas, agoara, apoiam esse tipo de ação e não apenas defendem, como trabalham para seus autores....

    ResponderExcluir
  43. ta difícil pra vc arrumar emprego? pq reclama tanto que eu tenho um? vc não tem? quer ajuda? quem sabe seu currículo é bom e possamos indicar para alguém que precise? ah, mas no PT não precisa ter qualificação para exercer qualquer função, nem experiência né? po, como sou burra. Desculpa.

    ResponderExcluir
  44. a a$$e$$orazinha ficou nervosa? faz o seguinte, eu faço as declarações de amor as pessoas que você se referiu e vocês duas fazem para o Quércia, Alckmin, José Arruda, Joaquim Roriz, Cássio Cunha Lima, Bornhausen, Roberto jeferson e muitos outros mais....que tal carguista?

    ResponderExcluir
  45. fugindo de comentar o que comento por aqui carguista sem caráter??? será que a carapuça serviu?

    felizmente tenho emprego...embora não seja reconhecido pela caterva que atualmente você apoia e vota, haja vista que eles gostam de tratar a categoria na base da bomba e cacetete....

    ao contrário de quem está no serviço público apenas por ser puxa-saco....

    ResponderExcluir
  46. Nervosa? Não, eu sou medicada. Mas pra vc eu indico um bom psicólogo. Assim vc não fica nutrindo essa raiva linda de se ver aqui neste espaço público achando que isso vai ajudar seu candidato. Ops, sua candidata. rsrs - eu me divirto.

    ResponderExcluir
  47. já sei! Vc é tipo aqueles caras de filme que foram mandados embora por psicopatia e se acham traídos e nutrem um sentimento eterno de vingança e planejam aquelas coisas horríveis tipo jogar uma bomba ou apedrejar uma mulher (q tomou seu lugar, talvez)? hmmm... dá um filme. rsrs - chega vai. Pode ir sentar.

    ResponderExcluir
  48. fugindo novamente??? tsc, tsc, tsc....ah, esqueci né.....Capão Redondo e pobres não existem para o novos amiguinhos demo-tucanalhas, não é mesmo?

    fala para o médico aumentar a dose do remédio, embora eu ache que falta de caráter não se cura com remédios....

    ResponderExcluir
  49. afinal, vc sabe bem disso né? E demonstra para o público. Já tentou o circo? rs

    ResponderExcluir
  50. não, o circo eu deixo para quem jura de pé junto que o quadrilheiro que gasta 313 milhões de reais em publicidade, mas paga o pior salário do Brasil para professores e policiais, é um cara de esquerda....

    ah, claro....o Índio Higienista da Costa,por exemplo, é a encarnação de Karl Marx

    hahahahahahahahaha....

    ResponderExcluir
  51. não te aceitariam no circo. Lá é lugar de fazer as pessoas felizes. tsc... q pena né?

    ResponderExcluir
  52. Mas durma feliz. Vc teve 1 minuto de fama no espaço da Soninha. ai ai, esse povo q vive na sombra dos outros é fogo. Já sei q vc vai dizer "tipo você" - é. Já to me achando aparecida mesmo. Chega tá? vamos fazer naninha.

    ResponderExcluir
  53. 1) A Soninha disse: "Já me perguntaram várias vezes o que eu acho sobre a suposta neutralidade dos veículos de comunicação. Como neutralidade não existe, costumo dizer que prefiria que os editores assumissem, no espaço adequado, suas escolhas".
    Quando lerem veículos de comunicação leiam TODOS Veja (PSDB/DEM), Isto É (PT/PMDB), Folha de São Paulo, etc. Acessem O Estado Maranhão, todo dia tem notícia "boa" pra Roseana.
    Portanto eu concordo com ela: TODOS os meios de comunicação são tendenciosos, seja pra direita seja pra esquerda ;)
    2) Ligação do PT com as FARC não é ataque, é FATO. Gostaria que alguém aqui me provasse que o PT não é ligado às FARC;
    3) Pra quem acha que o Estadão é PSDB leiam meu tópico número 1; é Estadão e é Roseana (aliada de dilma), então dependendo do estado o Estadão apóia quem lhe convem;
    4) Hugo Chávez também têm altos índices de aprovação na Venezuela, pra quem gosta de país com presidente aprovado pela população, mudem-se para lá (não tendem dar opinião, o governo caça gente assim);
    5) O Governo da Bolívia aprova sim a plantação de Coca, foi inclusive plataforma de campanha do Evo, tem vídeo no YouTube do próprio Evo dizendo que Ele mesmo defenderia os plantadores.
    6) Aos que reclamam da Globo e Veja, por favor me expliquem as matérias da Isto É.
    7) Aos que gostam da esquerda-socialista, percebam o termo Socialisata, onde o cidadão não é dono de seus próprios bens, e isto já está acontecendo. De onde acham que sai o dinheiro que vai para o Bolsa-Família-Compra-Aprovação-Voto do Nordeste ? dos impostos de SP/RJ/MG.
    Na última eleição a proporção dos votos em Lula foi IGUAL a proporção do número de pessoas que reeberam o Bolsa-Família.
    8)Arhur Virgígio e as Farc: Era uma negociação de paz que estava se encaminhando (com o aval do Mercadante), basta ler: http://bit.ly/ca1ObJ
    9) "313 milhões de reais em publicidade":
    Gasto de Lula com publicidade sobe 48% em 6 anos
    Desde 2003, início do governo, houve aumento de 1.300% no número de meios de comunicação com propaganda oficial ( http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100424/not_imp542387,0.php )
    10) Soninha, tiraram do ar, a honestidade foi embora, mas nada que o Cache do Google não possa resolver: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Xc8WijOmOaIJ:https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2010/4/3/palanque-para-dilma-rio-recebe-triplo-de-verba/+Palanque+para+Dilma,+Rio+recebe+o+triplo+de+verba&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

    Minha opinião:
    Eu sou de Direita sim e me orgulho disto, pois acho que temos que ter um estado mínimo para que as pessoas possam ter estudo de qualidade e possam gerar renda e riqueza para o país. Enquanto o Estado por pesado e paternalista não teremos mais como crescer, pois nunca seremos independentes.
    Acredito do o maior erro do FHC foi não dar atenção devida à educação, pois assim, o povo teria mais condições de pensar e ver como são comprados com esmolas.
    Vi aqui comentários "raivosos" que acredito que não sejam parte de uma discussão, se alguém quiser debater civilizadamente comigo, estou aqui.

    Obrigado e uma abraço a todos seja de onde forem PSDB/DEM/PMDB/PT/PV ;)

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.