sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O presidente mente, mente, mente, mente, mente... Barbaridade

Do Blog do Planalto:
Quinta-feira, 21 de outubro de 2010 às 18:30 (Última atualização: 21/10/2010 às 19:10:10)

O fim da divisão entre quem pode e quem não pode

A divisão da sociedade brasileira entre os que podiam estudar em boas escolas e escolher depois as melhores universidades, e os que não podiam, está no fim. Com os mecanismos criados pelo governo para subsidiar o estudo dos jovens mais pobres, há cada vez mais oportunidades para todos. Dinheiro para educação não é gasto, mas investimento, frisou o presidente Lula durante evento realizado nesta quinta-feira (21/10) para a entrega das novas instalações do campus Porto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

"O mundo era dividido assim: tinham aqueles que podiam estudar em escolas boas, do ensino fundamental até o segundo grau, escolas bem pagas, escolas de alto nível educacional, e tinha a maioria dos pobres que eram obrigados a estudar em escola pública. Quando chegava no ensino universitário, era o rico, que tinha podido estudar em uma escola boa, que ia para uma universidade grátis, e o pobre, que não tinha estudado em uma escola boa, é que tinha que pagar uma universidade. Era o pior dos mundos… Essa sociedade dividida entre quem pode e quem não pode está acabando no Brasil".

****
Pois muito bem.

A Universidade Federal de Pelotas, onde o Lula fez o discurso de que "o mundo era dividido entre os que podiam ir à Universidade boa e grátis e os que não podiam", foi inaugurada em 1969. Em 1969, ela já foi criada como um desdobramento da UFRGS, que "remonta à fundação da Escola de Farmácia e Química, em 29 de setembro de 1895".

Na verdade, "Participaram do núcleo formador da UFPel as seguintes unidades: Faculdade de Ciências Domésticas, Faculdade de Veterinária (Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul), Faculdade de Direito, Faculdade de Odontologia e Instituto de Sociologia e Política (Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Pelotas) e a tradicional Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) (a mais antiga do Brasil, tendo suas origens na Imperial Escola de Medicina Veterinária e de Agricultura Practica fundada em 1883)".

Ou seja, a própria UFRS, assim denominada em 1947, já era a incorporação de faculdades criadas ao longo da primeira metade do século XX e até mesmo final do século XIX. Depois ela deu origem, por "emancipação", à Universidade de Pelotas (1969) e à Universidade Santa Maria (1960).

****
Recapitulando:


Em Pelotas, o presidente Lula falou do acesso à universidade pública, vangloriou-se do "fim da divisão entre quem pode e quem não pode". Apesar de estar em uma universidade cuja pedra fundamental tem mais de um século de existência. Que já foi uma extensão da UFRS e se tornou universidade federal em 1969.

****
Isso é tudo? Não.

Abaixo, informação sobre uma das "14 novas universidades" do governo Lula:

"A Unipampa é uma universidade nova e e expansão. A estrutura atual conta com dez campi e uma Reitoria, distribuídos em dez cidades da meso-região sul. Inicialmente, os 10 campi da Unipampa estavam vinculados à UFSM e à UFPel, cada universidade com 5 campi. do Rio Grande do Sul em Pelotas) e a tradicional Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) (a mais antiga do Brasil, tendo suas origens na Imperial Escola de Medicina Veterinária e de Agricultura Practica fundada em 1883)"


Em 11 de janeiro de 2008 Lula sancionou a lei que criou a universidade federal. Para que não reste nenhuma dúvida, eis o texto da lei:
 
LEI Nº 11.640, DE 11 DE JANEIRO DE 2008
Institui a Fundação Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA e dá outras providências

Art. 3o O patrimônio da Unipampa será constituído por:

I- Bens patrimoniais de Universidades Federais, disponibilizados para o funcionamento dos campi de Bagé, Jaguarão, São Gabriel, Santana do Livramento, Uruguaiana, Alegrete, São Borja, Itaqui, Caçapava do Sul e Dom Pedrito, na data de publicação desta Lei, formalizando-se a transferência nos termos da legislação e procedimentos pertinentes;
(...)

Art. 4o Passam a integrar a Unipampa, independentemente de qualquer formalidade, na data de publicação desta Lei, os cursos de todos os níveis, integrantes dos campi das Universidades Federais de Pelotas e de Santa Maria existentes nos Municípios citados no inciso I do caput do art. 3o desta Lei.

Parágrafo único. Os alunos regularmente matriculados nos cursos ora transferidos passam automaticamente, independentemente de qualquer outra exigência, a integrar o corpo discente da Unipampa.

Art. 5o Ficam redistribuídos para a Unipampa os cargos ocupados e vagos do Quadro de Pessoal das Universidades Federais de Pelotas e de Santa Maria, disponibilizados para funcionamento dos campi dos Municípios citados no inciso I do caput do art. 3o desta Lei, na data de publicação desta Lei.

***
Ainda não acabou.

As "novas instalações", inauguradas ontem pelo presidente e o Ministro da Educação, já teve uma... "cerimônia de instalação" em agosto de 2008, como informa o próprio site da Universidade de Pelotas.

A foto no site está pequenininha, mas dá para ver as "novas instalações"

















Informa ainda o site oficial:

"A inauguração oficial das novas instalações está prevista para outubro ou novembro [de 2008!], com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad"

Tem mais:

"Em seu discurso, o reitor referiu-se às unidades acadêmicas que serão transferidas para o novo campus, num prazo de um ano [isto é, agosto de 2009], que são os cursos de Letras, Nutrição, Administração, Economia e Museologia, mais o Centro de Informática e a Rádio Federal FM. A primeira unidade a ser transferida será a Faculdade de Letras".


O prazo estourou "um pouquinho"... Veja notícia de agosto de 2010, do site oficial:

A FACULDADE DE NUTRIÇÃO MUDA DE ENDEREÇO

A Faculdade de Nutrição que estava situada no Campus Capão do Leão desde a sua criação, mudou-se essa semana para o Campus Porto na rua Gomes Carneiro, no. 1, no 1andar. Nas novas instalações serão desenvolvidas as aulas teóricas e aula prática no laboratório de Técnica Dietética e de Avaliação Nutricional. As disciplinas que utilizam os laboratórios de Bromatologia, Microbiologia e Nutrição Experimental ainda serão desenvolvidas no campus Capão do Leão porque os laboratórios construidos no Campus Porto ainda não foram finalizados.

Nas novas instalações da Faculdade de Nutrição contará com estrutura moderna e novos laboratórios ampliados e melhor equipados. Também será criado um novo laboratório de Alimentação Coletiva que será utilizado para práticas das disciplinas de Gestão em Unidades de Alimentação e Nutrição e para o curso de Gastronomia.

Quer dizer: um ano depois do prazo, o curso é transferido para um prédio não concluído, e os alunos precisam se deslocar entre dois campi porque a aula é em um, o laboratório é em outro.
 
Mas precisava inaugurar logo, para que o presidente da República pudesse ir lá dizer que, com ele, graças a ele, a partir dele e de ninguém mais, "termina a divisão" entre quem pode e quem não pode.
 
Enquanto, na verdade, ele reedita não só a história do governo Fernando Henrique, mas também do Estado Novo, da República Velha, até do Império. Bem disse o senador eleito Itamar Franco: ainda vai dizer que foi ele que abriu os Portos.
 
***
Daqui a pouco tem mais. Tem, por exempo, a Ata da primeira reunião do D.A. de Letras no campus novo... NÃO PERCAM.

Um comentário:

  1. Olá,

    O problema é que uma mentira dita diversas vezes acaba que se torna uma verdade!

    Lamentável essa campanha do Lula que ofende a nosso inteligencia!

    Abraços

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.