quarta-feira, 27 de abril de 2011

Terreno grátis, quem não quer?

Todo mundo quer uma área pública para desenvolver seu trabalho. Atendimento a crianças com autismo, atividade física para jovens e idosos, incubadora de empreendimentos de Economia Solidária, mercado de flores, central de triagem de coleta seletiva, cultivo de fitoterápicos, escola de circo, praça pública, estacionamento, parque para cães, local para receber doações de eletrônicos, academia de boxe, museu da capoeira, usina para produção de material de construção a partir de resíduos orgâncicos, ensaio de orquestra e coral, ETC.

Esses são alguns dos pedidos que me lembro de ter recebido na Sub Lapa. Projetos muito legais, que eu adoraria ter ajudado, mas não é fácil encontrar lugar adequado para todo mundo. Aliás, a prefeitura e o estado também procuram lugares - para hospitais, UBSs, CRAS, creches, Ecopontos, centros de convivência, depósito de veículos apreendidos, desimpermeabilização do solo, etc etc.

Pois bem. Ontem eu soube que a prefeitura de São Bernardo vai doar um terreno para Scania construir uma nova fábrica (ou a extensão da atual, não sei bem). Porque ela vai criar não sei quantos mil empregos e trazer benefícios para a cidade etc.

Não duvido (embora a gente não saiba se os empregos sejam os que a população de São Bernardo precisa ou tem condições de preencher, se o impacto ambiental e de vizinhança será corretamente dimensionado, se a cidade poderá absorver esses novos trabalhadores no sistema de transporte público etc). E o Brasil pode e precisa evoluir muito no setor industrial (que, nos últimos anos, involuiu...), outras cidades certamente adorariam receber a fábrica da Scania e tb ofereceriam maravilhas etc. etc.

Mesmo assim - a ideia de doar uma área pública para uma empresa privada que deveria ter condições de pagar por um terreno me incomoda demais :o/

Um comentário:

  1. Olá Soninha,
    Em nossa região está se repetindo essas "doações" Ainda não esqueci que a prefeitura disponibilizou um espaço público para a construção do "Novo Forum...enquanto isso as METAS capengam!
    Fui eleita como Conselheira de Metas da agenda 2012 para ajudar a prefeitura a implantar as Metas estabelecidas para a Zona Oeste. Aguardei muito feliz pelo dia da Posse , porém demorou 8 meses o que impediu que pudéssemos avançar com sugestões...
    Somente quando me manifestei ao Secretário PLANEJAMENTO Rubens Chamas na Audiência Pública Tématica sobre o Orçamento é que a questão da posse começou a caminhar..,.
    Um mês depois estávamos sendo empossados e contemplados com a primeira reunião, onde somente 3 conselheiros ( Centro, Leste, Oeste) foram eleitos pelo " povão" ...o restante pertence a Associação Comercial...
    Bem, duvidas à parte e muito trabalho para frente...tenho apontado para o Conselho idéias, erros, informações, elogios, criticas, denuncias..contrariando muitos, porém o intuito é de como CIDADÃ E CONSELHEIRA ajudar e avançar em questões que seja o melhor para a cidade, porém a especulação imobiliária é tão poderosa que causa CEGUEIRA em muitos!
    A prefeitura agora está ignorando o nosso papel...Decidiu pelo silêncio para ver se " morremos"...não estou gostando dessa posição.!.
    Não demostram mais TRANSPARENCIA no Site ! As metas estão desatualizadas, pois foi encontrado erros e informações de reformas sendo colocadas como META ATINGIDA,algumas metas desapareceram do plano ou foram remanejadas, entre outras questões que foram apontadas ...mesmo assim.. não paro de questionar : “ CADE AS METAS DA ZONA OESTE?????”” CADE O CENTRO SOCIAL A POPULAÇÃO IDOSA? AMA SORRISO? ECOPONTOS? ENTRE OUTRAS METAS 94, 106,205.”..
    Não é fácil ser um prefeito e ter uma Conselheira "CHATA", por isso optaram por nos "IGNORAR". Tenho esperança que seja revisto essa posição, pois somos "VALIOSOS" e temos como "AJUDAR MUITO", a própria comunidade tem informado os locais que precisam de atenção!
    Algumas metas não atendem a necessidade real da população.Gastam $$$$ e não obtem o resultado desejado!
    Se eu tivesse sido consultada sobre qual meta colocaria no plano , teria dito: “ META de RESOLVER AS QUESTÕES DAS MILHARES DE PODAS DE ÁRVORES” tenho certeza que em 02 anos teríamos CONQUISTADO e muitos munícipes estariam satisfeitos com o prefeito e subprefeitos! Os bairros ficariam mais iluminados e bonitos, além de seguros!
    Acredito que seria mais fácil do que ficar insistindo em questões polêmicas que acabam deixando toda POPULAÇÃO da cidade irada!

    Enquando isso fico aguardando a resposta que fiz sobre quais crianças carentes serão beneficiadas com o terreno cedido pela subprefeitura. O terreno foi cedido, porém a Associação não tem as crianças e o projeto definido para o local....será que vão me chamar para ajudar!?!?
    abçs!

    DESPACHOS DO SUBPREFEITO
    Portaria nº 24/2011/SP-LA/ Gabinete
    CONSIDERANDO a necessidade de políticas públicas para o atendimento de crianças carentes, com o fim de promoção de
    seus direitos, bem como a sua inclusão social,
    CONSIDERANDO a existencia de próprio municipal sem destinação para o uso desta Subprefeitura no presente momento, localizado na Rua a qual está sujeita a invasão e vandalismo.

    RESOLVE:
    Art. 1º - CEDER o uso precário e provisório do bem municipal situado
    a Rua Manoel da Costa Lima, 400-Lapa de Baixo,São Paulo-
    SP à entidade sem fins lucrati vos, denominada Assossiação Amigos da Lapa de Baixo - AALB,

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.