terça-feira, 20 de setembro de 2011

Diário de Uma Usuária (do SUS!) - parte 2

(Veja aqui a parte 1)

Já que é possível pedir para outra pessoa agendar uma consulta para mim, pedi para um amigo fazer esse favor. Desempregado, ele tem tempo para ir à UBS no horário entre 10 e 17h00...

Levou meu cartão SUS e minha carteirinha. Conseguiu, sem muita dificuldade, agendar uma passagem pelo Clínico Geral - no dia 3 de fevereiro de 2012!!!

Não é POSSÍVEL que não possa ser melhor do que isso.

Preciso passar pelo Clínico porque, seguindo orientação dos especialistas, preciso mostrar a um Dermatologista uma mancha de pele para saber se é apenas uma "mancha senil" (é, tô ficando velhinha) ou, quem sabe, um câncer de pele (vai saber).

Ou seja - lá em fevereiro ele vai me encaminhar para o Dermato, sabe deus quando.

***
Conversando com uma amiga que trabalha em um equipamento de Saúde da prefeitura (um hospital), ela contou um dos muitos problemas do Sistema.

Existe um programa - acho que se chama "Siga Saúde" - que é o que libera as consultas de especialistas para toda a rede. Todo começo de mês, se eu entendi bem, as vagas são liberadas no sistema, exemplo: 10 consultas no Ortopedista. As Unidades de Saúde, então, reservam pra si as vagas de que necessitam.

SÓ QUE acontece de algumas unidades reservarem vagas para as quais ainda não tem demanda. É como o flanelinha que coloca um cone nas vagas de estacionamento, esperando chegar um motorista que seja seu freguês... Isto é, está ERRADO.

Uma vez reservada a vaga, ela fica bloqueada no sistema. Então uma outra unidade que precise realmente encaminhar um usuário, vai dizer "para este mês já não tem mais. O senhor vai pra casa que no mês que vem nós entramos em contato para dizer pra quando foi marcada a sua consulta".

Isto é um ABSURDO. Agravado pelo fato de que muitas vezes a Unidade não libera a vaga mesmo sem ter aparecido alguém para ocupá-la, e o especialista fica com horários em branco enquanto tem gente esperando meses pela sua vez.

Ou seja, o Sistema tem deficiências - como o fato de faltarem alguns especialistas, não só no SUS mas "no mercado" (cada vez menos estudantes de Medicina querem ser clínicos gerais ou pediatras, por exemplo). Mas também tem DEFEITOS, e esse sistema todo torto de marcação de consultas é um dos mais graves.

2 comentários:

  1. E depois eles querem a volta da CPMF... se não possuem capacidade nem para aumentar a eficiência e tornar o processo mais inteligente...

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  2. Pô... fácil de resolver isso... basta uma central geral com acesso ao sistema onde seria uma atenda central com os médicos de cada UBS... pronto.. marca-se e a própria UBS consulta a agenda do dia...

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Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.