quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Eu voto distrital


O Imil - Instituto Millenium - apoia o debate sobre a mudança do sistema eleitoral e realiza em São Paulo o 7o Colóquio Colóquio do Instituto Millenium: “Voto Distrital ou Voto Proporcional?”, no dia 13 de setembro, na Fecomercio.

O prefeito de Canoas, na Grande Porto Alegre (RS), Jairo Jorge (PT), é um dos convidados do colóquio. Ele apoia o voto distrital, apesar de o seu partido ainda não ter “formalizado o debate do assunto".

Seguem trechos de sua entrevista ao portal do Instituto.


Instituto Millenium:  Quais são as principais vantagens do voto distrital em relação ao sistema que temos hoje?


(...) Penso que o sistema eleitoral vigente aprofunda a crise de legitimidade, de representatividade, o ceticismo e o desencanto das pessoas com a política. Na minha opinião, o voto distrital estabelece um território e uma identidade maior do representante com o representado – um vínculo que é essencial, pois o território é um elemento basilar de identidade das pessoas –  e pode inclusive recuperar a política, reencantar as pessoas e estabelecer uma cobrança maior das pessoas, que podem passar a exigir mais transparência, gerando maior controle social. Eu defendo o voto distrital, pois entendo que ele é um instrumento efetivo para reencantar as pessoas e aproximar o representante do representado.




Instituto Millenium:  Como o voto distrital pode ajudar ao  controle da corrupção?
Jorge: (...) O sistema que temos hoje  (...) pode agudizar este desencanto e esse distanciamento, o que leva a uma ausência de fiscalização e controle, permitindo com isso que se amplie a corrupção e práticas negativas. Porque quanto mais vínculo tivermos entre o eleitor e aquele que exerce o mandato – até porque a política não é uma profissão, é uma função pública – quanto maior a proximidade maior o controle e dessa forma teremos mecanismos efetivos de enfrentamento à corrupção.

2 comentários:

  1. Sô, eu concordo que o sistema proporcional de hoje é um absurdo, mas não gosto do voto distrital. Seja pelo personalismo, seja pelo individualismo. Eu sou favoravel mesmo ao voto em lista e ao fortalecimento dos partidos. Incluindo a criação de mecanismos que dificultem ainda mais a criação de partidos, preceitos mínimos de funcionamento de partidos e a criação de regras que dificultem a manutenção de partidos de fachada.
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Victor:

    Por isso eu gosto da proposta do PPS: ter voto majoritário distrital, com a possibilidade de candidaturas avulsas, isto é, não conectadas a partidos políticos - reconhecendo que existem outras formas de organização social que não os partidos políticos; que muitas lideranças militam na sociedade sem terem, por alguma razão, feito parte de uma legenda. E ter também o voto em lista fechada, em que o eleitor escolhe mesmo um partido e sua proposta, não uma pessoa. Acho que devemos reconhecer que tanto o voto em pessoa quanto o voto em legenda tem sua legimitidade... E oferecer ao eleitor a possibildiade desses dois votos. Sobre mais dificuldade para criar partidos... Não deveria ser o contrário? Digo - para criar um partido, basta que algumas pessoas se reúnam em torno de um estatuto e pronto. Liberdade total de associação. Aliás, se tiver "um partido para cada um", não precisaria haver legendas de aluguel rsrs. Aí quem tem competência se estabelece - se conseguir receber muitos votos na sua lista, pronto... Se não, um abraço :o). E com a possibilidade de a candidatura avulsa - outra razão para NÃO haver legenda de aluguel. bjs!

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.