segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Não façam isso em casa. E em lugar nenhum



Já vi (todos já viram) muitos vídeos chocantes na internet. Violência me dá aflição, repulsa, horror. Seja contra homem ou mulher, criança ou idoso, criminoso ou inocente, brasileiro ou estrangeiro, humano ou animal. Covardia, estupidez, abuso e agressão aos mais fracos ou totalmente impotentes me embrulham o estômago.

Esse vídeo me dá aflição dessa natureza. Fico bestificada olhando... A mentira, a encenação... Não do rapaz, creio eu, mas das "autoridades religiosas"... O abuso da credibilidade, da fé das pessoas... A incitação ao preconceito... Santo Deus, como abusam do Teu nome.

Para quem não tiver tempo, disposição ou paciência para ver, um resumo:

Segundo o Bispo, o rapaz foi vítima de um trabalho feito por seu vizinho e passou a ser assolado por demônios que inocularam nele o homossexualismo. Ele passa, então, por uma sessão de exorcismo para ficar livre desse mal.

***
Frases extraídas da sessão:

A origem da desgraça desse rapaz...
Limpeza total
A gente vai na raiz
Os trabalhos de bruxaria são feitos na virada do ano
Trazer também o [demônio] que tá no terreiro. Tá no Pai de Santo.
O terreiro vai fechar. Todos os terreiros. Todos os [demônios] que tão na Mãe de Santo, os Filhos de Santo.
Acabou teu reinado no terreiro. No Pai de Santo. Nos Filhos de Santo.
Todos os trabalhos são desfeitos
Voce que tem um problema semelhante a esse e quer se libertar, seja do homossexualismo, lesbianismo, prostituição... qualquer problema que vc sabe que tem origem no inferno... junte-se a nós
Nós vamos arrebentar agora em nome de Jesus
As forças espirituais do mal... sejam todas queimadas
Nós fechamos o terreiro
Se tiver enfermidade, se tem AIDS também vai ser queimada agora.
Todo império do inferno que tem atuado no corpo desse rapaz até aqui... está impedido de tocar nele.Graças a Deus
Muitos rapazes, muitas moças perdidas porque tem um espírito imundo no corpo deles
Ela agora vem a ser um servo de Deus.

***
Não sei se é possível opor-se a essa barbaridade por meio da lei, da Justiça.

A liberdade de expressão não é absoluta no Brasil. Nos Estados Unidos, ela é..."sagrada". Se alguém disser "acho que os ......... deveriam morrer", o ....... pode ser preenchido com "chicanos, negros, muçulmanos, russos, travestis, policiais, velhos, judeus, alemães, burgueses, gays" e o energúmeno que disse isso tem seu direito assegurado. No Brasil, a coisa não é bem assim... Já tem o crime de racismo que é inafiançável. Não sei como os estadunidenses lidam com calúnia, injúria, difamação, mas aqui você pode ser condenado por praticar uma delas.

Quando acusam a Lei Anti-Homofobia de ser um atentado à "liberdade de expressão", não estão considerando os limites que já impusemos a ela, tentando promover ao máximo uma convivência respeitosa e pacífica entre as pessoas. Na nossa cultura, acreditamos que dizer é meio passo para fazer. Que dizer equivale a fazer, de alguma maneira. Enfim, longa discussão, muito interessante, aliás. As pessoas não podem dizer o que bem entenderem nunca. em alguns lugares, em qualquer lugar? Quem determina o que se pode e não pode dizer? Qual o limite de intervenção do Estado? Como o Estado entende a sociedade, qual poder a sociedade delega ao Estado?

Eu sou a favor da tipificação do crime de homofobia porque tenho a convicção de que ele é um tipo específico de violência. Há quem se julgue no direito ou mesmo imbuído do "dever" de agredir, punir, segregar, eliminar homossexuais. Tem quem ache que eles é que não tem o direito de ser o que são - ou de aparecer em público demonstrando serem quem são... Que tem de guardar sua orientação afetiva e sexual para si. "Se não conseguem ou não querem deixar de ser homossexuais, que o sejam em segredo. Não na rua. Não em público".

Uma lei que afirme que "demitir, barrar, expulsar, agredir uma pessoa em função da sua orientação sexual é crime" me parece justificada e necessária. Até aceito discutir essa mania de achar que com lei se resolve tudo, que com a ameaça de punição se contém a violência, mas que homofobia - ou homorepulsa, homocondenação - existe e é problema SÉRIO, não tenho dúvida.

Mas então uma pessoa não pode achar que "homossexualidade não é normal", que é "um desvio, um pecado, uma condição indesejável, um castigo, uma maldição"?

Bom, não há lei no mundo que consiga impedir as pessoas de achar ou acreditar no que quer que seja. Mas a sociedade, com ou sem leis, impõe alguns limites para as manifestações de opiniões e crenças. Não se esqueçam, por exemplo, dos crimes de apologia às drogas e incitação à violência... Enfim, o sujeito pode achar que homossexualidade é "do mal", mas vai ter de respeitar a pessoa assim mesmo. Eu me lembro de um cartaz em uma Parada Gay que dizia mais ou menos "Você não é obrigado a aceitar [a homossexualidade], mas tem de respeitar [a pessoa]". "Ah, mas se eles não se dão ao respeito...". Isso parece o argumento que justifica o estupro porque "quem mandou usar aquela sainha?". NÃO. A nossa opinião sobre os modos das outras pessoas não nos dão o direito de as agredir. Seja uma "perua" ou "uma bichinha quá-quá", uma "sapa" ou um "marombeiro", um "rasta" ou uma "patricinha"... Cada um torce o nariz para um tipo, mas não pode sair por aí tirando as pessoas de circulação tomando por base sua desaprovação, sua rejeição ao jeito delas.

***
Uma emenda feita à Lei Anti-Homofobia garantia às pessoas o direito de manifestar sua desaprovação à homossexualidade desde que não houvesse nenhuma conotação de agressividade ou incitação a ela. Para muitas pessoas, isso esvazia a lei completamente. Eu não acho... Acho que uma comunidade religiosa tem o direito de dizer que "Deus não quis assim", desde que não haja nenhuma conotação de agressividade ou incitação a ela. Já acontece dos pais quererem dar uma surra no filho para "virar homem", uma coça na filha para "ter modos de menina", não precisa o líder religioso incentivar!!!

Esse vídeo é uma incitação. Um incentivo à "queima dos demônios" e uma manifestação inequívoca de preconceito e ódio às religiões de matriz africana. Isso já é condenado por lei, não é não???

E essa encenação horrorosa foi transmitida pela TV IURD, pela rádio deles. Quer dizer, nós nem precisamos ser fiéis, acompanhar o culto, ir atrás do Bispo para que ele nos "orientasse". Isso está no ar, é comunicação de massa. Um absurdo.

Com lei, sem lei, a sociedade tem de se manifestar. Quem foi fazer piquete e ameaçar o dono na porta da gráfica que rodava folhetos patrocinados por um padre católico que pedia votos em quem fosse contrário ao aborto, está onde agora?

Espero que esteja indignado, boquiaberto, preocupado, mobilizando suas redes para protestar contra essa violência disfarçada de crença religiosa.

7 comentários:

  1. Soninha, lembrei-me da canção One do Bono:"Have you come here to play Jesus to the lepers in your head? E também como disse Christopher Hitchens: "A religião envenena tudo." Independentemente de Cristo ter existido ou não, o que se apregoa sobre o pensamento cristão é o respeito pelo próximo. E esses canalhas ainda têm coragem de falar em nome de Deus e Jesus para ludibriar gente simples colocando traumas e criando pecados em suas mentes. É o que dever ter acontecido com o rapaz da escola de Realengo. Com certeza foi envenenado por uma dessas seitas, como aconteceu com vários jovens americanos que têm seus desejos sexuais reprimidos pela religião que atrela sempre sexo ao pecado.

    ResponderExcluir
  2. SONINHA EU NAO TE ADMIRO POR ACASO, EU VIVI ISSO, ANOS DA MINHA VIDA, CHOREI, SOFRI, E VOU LONGE HOJE, NA ULTIMA SEXTA FALAVA COM O GOVERNADOR UMA PARTE DESSA DOR, E VENDO O QUE VOCE POSTOU, ME ANIMA A LUTAR NESSA CAUSA, QUE JA CONSEGUIMOS ALGUMAS POUCAS CONQUISTAS, MAS COM LIDERANCAS COMO VOCE E POUCOS OUTROS, UM DIA VAMOS VIVER NUMA SOCIEDADE QUE AO MENOS RESPEITE. VOCE ME FEZ CHORAR, CARA! SONINHA DISPENSA COMENTARIOS O QUANTO ISSO TUDO E DOLOROSO,E INESQUECIVEL. MAS VAMOS A LUTA, PARA QUE ALGUEM UM DIA, UMA NOVA GERACAO NAO SEJA REFEM DE COVARDES, DESUMANOS, E DOENTES EM NOME DE DEUS. BJS WAGNER

    ResponderExcluir
  3. É lamentável, além do preconceito com o homossexualismo tem o preconceito religioso, essas religiões evangélicas são não só preconceituosas, mas fazem questão de "queimar" o filme das religiões afro brasileiras.
    Queimados serão eles quando chegar a hora de acertas as contas!!!

    ResponderExcluir
  4. Soninha, quando comecei a ler seu post achei louvável, mas vc não perde o hábito de colocar uma mentirinha no meio.

    Tinha q ter um "quem foi fazer piquete e ameaçar o dono na porta da gráfica que rodava folhetos patrocinados por um padre católico que pedia votos em quem fosse contrário ao aborto, está onde agora?"...

    Soninha, vc é bem espertinha, e sabe muito bem a campanha imoral q vcs coordenaram dizendo que a Dilma é abortista! E o panfleto que vc fala, queridinha, não pedia votos pra quem fosse contra o aborto, e sim vociferava um monte de mentiras contra a presidenta Dilma.

    Aliás, vc que tá condenando esta igreja devia se lembrar que o Serra foi em um monte delas e apoiou todos estes pastores dizendo que ia vetar o Plano Nacional dos Direitos Humanos e a Lei antihomofobia. Lembra disso, queridinha?

    Triste pensar que um dia te admirei. Transformou - te em uma figura irreconhencível.

    João Marcelo
    joaomarcelo2008@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. João Marcelo, qual foi a mentirinha?
    (vou postar esta resposta em duas etapas, porque uma só não cabe aqui)

    Um padre católico mandou rodar panfletos dizendo “não vote em quem é a favor do aborto” – FATO.
    Lideranças religiosas SEMPRE participam de campanhas eleitorais e atividades políticas. Aliás, foi no colégio de freiras em que estudei que me envolvi mais ainda com política – elas nos faziam debater sobre justiça social, reforma agrária, etc.
    Algumas podem ser chamadas de “progressistas”; outras, de “conservadoras”. Mas em geral, o julgamento sobre a pertinência da participação delas vai depender do lado em que elas estão...
    Padres, pastores, bispos, pais-de-santo, mães-de-santo tem o mesmo direito que qualquer outra liderança de sugerir candidatos para seus “liderados”. E eles estão por toda parte.
    A base do governo Luladilma é formada por alguns dos quadros mais conservadores das religiões evangélicas. Na formação do PT havia muitos católicos de esquerda, aguerridos, “subversivos” – como as minhas freiras e nossos ícones de então: Dom Helder, Dom Pedro Casaldáliga, Dom Paulo Evaristo Arns... Mas no governo, quem manda é o Bispo Crivella...
    Voltemos à campanha: alguns líderes religiosos fizeram discursos muito agressivos contra a candidata do PT, porque ela seria “contra a vida” e “a favor de matar criancinhas”. UM HORROR ABSOLUTO, que nós da campanha não endossamos, não propagamos, não incentivamos. Quem dera eu tivesse controle sobre todos os antipetistas do mundo, mas eu não tenho. E o site do Serra, que eu coordenava, e as redes sociais da campanha, nunca endossaram esse discurso do qual eu discordo tanto. Na minha equipe, NINGUÉM entrou nisso.
    Outros líderes religiosos fizeram discurso contra o Serra – eu tenho alguns vídeos, se você não acreditar em mim...
    Qual era a acusação que EU fazia e faço à Dilma: que ela tinha uma opinião, declarada em público mais de uma vez: “É um absurdo não descriminalizar o aborto”. E, para não perder votos, ela enterrou o discurso e passou a beijar terço, fazer pelo-sinal ao lado do Chalita, etc. E quis negar que jamais tivesse dito isso.
    Já o Serra sempre teve a posição que tem: é contrário à legalização. O que eu acho disso? Eu discordo – e disse à Folha durante a campanha, o que fez vários tucanos me amaldiçoarem em seus blogs. O que eu vou fazer? Por mais prejudicial que seja a mim, não vou mentir, não vou deixar de defender uma bandeira que já defendi tanto. Se eu mudar de idéia, mudei (às vezes eu mudo – sobre Financiamento Público de Campanha, pra citar um caso). Se não mudar, sustento.
    Voltando aos folhetos: um padre tem o direito de distribuir folhetos para seus fiéis, por mais que eu não aprove o que ele diz. Contra o aborto, a pena de morte, a redução da maioridade penal, a legalização da maconha, a privatização da Vale, a violência policial... (Como se vê, às vezes a gente concorda com as posições da igreja). E uma gráfica não comete nenhum crime quando aceita rodar folhetos da igreja. Mas o dono da gráfica foi ameaçado, constrangido, por parlamentares petistas que foram lá botar uma pressão absurda, desumana.
    Além disso, a CAMPANHA da Dilma, por meio de perfis OFICIAIS, espalhou as seguintes “informações” ou “notícias”: 1)que a Monica Serra disse que a Dilma era a favor de matar as criancinhas; 2)que a Monica Serra fez aborto; 3)que o Serra se dizia contra o aborto mas na verdade tinha sido responsável pela legalização do aborto quando era ministro da Saúde!. No “lado B” da campanha, isto é, apoiadores não oficiais, em tese desconectados da coordenação de campanha, também espalhavam que eu tinha feito um aborto do Serra (!!!).
    Então me diga... De onde veio a baixaria relacionada ao aborto?
    Eu respondo: de tudo quanto é lado, mas com uma diferença fundamental – na campanha da Dilma, os canais oficiais e organizados (como a “onda vermelha”) participavam ativamente da baixaria, não só os apoiadores “desorganizados”, espontâneos.
    (continua...)

    ResponderExcluir
  6. (continuação...)
    Sobre o último parágrafo: “Aliás, vc que tá condenando esta igreja devia se lembrar que o Serra foi em um monte delas” (o Serra foi em várias igrejas evangélicas, a Dilma também foi. A Universal, que é do Bispo Macedo, é da base do governo LulaDilma) “e apoiou todos estes pastores dizendo que ia vetar o Plano Nacional dos Direitos Humanos e a Lei antihomofobia.

    Lembra disso, queridinha?” Lembro. Disse mesmo que ia vetar o PNH3, especialmente por discordar das propostas sobre controle social da mídia, e também a Lei antihomofobia por acreditar que ameaçava a liberdade religiosa. E daí? São opiniões dele, legítimas, quer eu concorde totalmente com elas ou não.
    Mas na prefeitura e no governo do estado, Serra criou muitos espaços e instituições em defesa dos direitos LGBTT – incluindo as travestis, as mais marginalizadas entre os discriminados. No Ministério da Saúde, regulamentou a realização do “aborto legal” (e por isso foi acusado pelos petistas de ser “hipócrita” – por enfrentar a igreja e fazer funcionar uma lei que já existia!). Serra se indispôs com a igreja também ao fazer campanhas pelo uso de camisinha – as lideranças católicas odiavam isso. Mas o PT quer sempre grudar nele a imagem de “retrógrado”, enquanto a Dilma manda suspender a distribuição do material anti-homofobia dizendo que “o governo não tem de fazer propaganda de opção sexual”.

    Então... repito a pergunta: aqueles que se indignam e indignaram com posições retrógradas das igrejas e seus representantes, associando-as sempre ao Serra, aos tucanos etc, VÃO ou NÃO VÃO se manifestar publicamente contra essa BARBARIDADE perpetrada pelos donos da Record?

    Obrigada pela atenção até aqui.

    --
    Soninha Francine

    ResponderExcluir
  7. A ação da militância do PT, acompanhada por jornalistas, visava impedir a distribuição de um documento proibido pelo Tribunal Superior Eleitoral, pois o mesmo constituia crime eleitoral. De onde veio o dinheiro daquele material? Ele queria rodar 20 milhões de exemplares, mas a gráfica argumentou que não tinha capacidade para atender à demanda.

    Não há problema de que cada religioso tenha suas próprias convicções políticas. O problema aqui é o aparelhamento da Igreja Católica para fins eleitoreiros. Afinal de contas, não é barato imprimir 20 milhões de folhetos.


    "Voltemos à campanha: alguns líderes religiosos fizeram discursos muito agressivos contra a candidata do PT, porque ela seria “contra a vida” e “a favor de matar criancinhas”. UM HORROR ABSOLUTO, que nós da campanha não endossamos, não propagamos, não incentivamos. Quem dera eu tivesse controle sobre todos os antipetistas do mundo, mas eu não tenho. E o site do Serra, que eu coordenava, e as redes sociais da campanha, nunca endossaram esse discurso do qual eu discordo tanto. Na minha equipe, NINGUÉM entrou nisso".

    Não é o que diz dezenas de evidências claríssimas, como esta da Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/poder/817799-campanha-de-serra-faz-ofertas-a-evangelicos.shtml) que esclarece o papel do Pr. Alcides Cantóia Jr na campanha, que afirmou que para conquistar o engajamento dos evangélicos, faz um discurso sobre o aborto. Ele era responsável pela coordenadoria dos evangélicos da campanha do Serra.

    Em momento algum a presidenta Dilma afirmou que era a favor do aborto, e sempre reiterou em toda sua trajetória, que aborto é problema de saúde pública. Afirmar isso não significa ser a favor de matar criancinhas, como afirmou a dona Mônica Serra.

    Sobre os blogs progressistas que você afirma que falaram barbaridades sobre o José Serra. Você cita:

    "1)que a Monica Serra disse que a Dilma era a favor de matar as criancinhas; "

    De fato, Mônica Serra disse isto e em momento algum desmentiu que tenha dito ou desmentiu a informação.

    "2)que a Monica Serra fez aborto;"

    Houve relatos que a dona Mônica fez aborto em algum momento de sua vida, o que não significa que é verdade. O fato é que a dona Mônica não desmentiu.

    "3)que o Serra se dizia contra o aborto mas na verdade tinha sido responsável pela legalização do aborto quando era ministro da Saúde"

    O que foi divulgado era que Serra normatizou o aborto no Sistema Único de Saúde nos casos previstos por lei. O que é uma verdade muito bem documentada.

    "No “lado B” da campanha, isto é, apoiadores não oficiais, em tese desconectados da coordenação de campanha, também espalhavam que eu tinha feito um aborto do Serra (!!!)."

    Nunca li isso. É de extremo mal gosto.

    "Lembro. Disse mesmo que ia vetar o PNH3, especialmente por discordar das propostas sobre controle social da mídia, e também a Lei antihomofobia por acreditar que ameaçava a liberdade religiosa. E daí? São opiniões dele, legítimas, quer eu concorde totalmente com elas ou não."

    E daí? Em determinado trecho de sua resposta você afirma que " PT quer sempre grudar nele a imagem de “retrógrado”". E não é? Quem é contra o controle social da mídia, o PNDH3, a lei antihomofobia é um vanguardista?

    "VÃO ou NÃO VÃO se manifestar publicamente contra essa BARBARIDADE perpetrada pelos donos da Record?"

    Da minha parte, sim. Considero um absurdo.

    Obrigado pela resposta e agradeço por não ter sido antidemocrática e simplesmente apagado meu comentário.

    João Marcelo
    joaomarcelo2008@gmail.com

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.