terça-feira, 26 de junho de 2012

Valor de Lixo Econômico

Deu no Sem Valor (comentários no texto):

Soninha, aliada do campo tucano, (...)

Compreensível, não está errado, sou do "campo tucano" uma vez que somos da oposição ao governo federal e apoiamos a candidatura de Serra à presidência em 2010. Mas não sou "aliada" do "campo tucano" como posição fixa, definitiva, incondicional. Tenho horror de "apoio incondicional"; de "aliados" à toda prova. Na Câmara Federal, somos muito mais resolutos na oposição do que os tucanos - que tem um Senador, por exemplo, que manda prender e soltar em Minas Gerais e pouco se dispõe a criticar o governo, a não ser que seja de modo muito confortável.

(...) evitou se associar ao "tchu, tcha, tcha" do ex-governador, (...)

"Evitou se associar". Pouco enviesado esse texto, não? Toda convenção tem sua "musiquinha", cada partido tem seu jingle. A nossa, no sábado, teve vários sons, várias trilhas. De Pink Floyd a Tim Maia a Rita Lee. Foi no sábado. No domingo o PSDB fez a sua e escolheu a paródia do sucesso do momento. E eu "evitei me associar". São uns idiotas.  EU SOU CANDIDATA. EU QUERO SER PREFEITA. Não "evito me associar" a bosta nenhuma, respondo com sinceridade a tudo que me perguntam (provavelmente sou eu a idiota por isso), mas a mídia ridícula não consegue falar de mim sem me "associar" a alguma coisa. "Aquela"... 

Por que não dizem "Netinho de Paula, do PC do B, "aliado do campo petista", viu-se obrigado a abrir mão de sua candidatura a pedido de Lula". "Há quem diga que o PC do B é "linha auxiliar" do PT, porque pela segunda vez consecutiva abre mão de disputar a prefeitura em troca do lugar de vice na chapa do partido de situação no governo federal, onde ocupa um ministério".

Por que não dizem "Chalita, ex-tucano, ex-socialista, atual peemedebista, ex-Secretário da Educação no governo do estado"?

E, se ao menos lembrassem que o Russomanno existe, "ex-integrante do PP, partido de Paulo Maluf; apresentador de TV, ex-deputado federal, hoje milita no PRB, do Bispo Crivella, Senador nomeado para o Ministério da Pesca e sobrinho de Edir Macedo, da Igreja Universal e da Rede Record.

(...) pelo menos na primeira rodada da eleição. 

"Pelo menos". Deixa eu fazer um desenhinho, talvez eles entendam. Eu SOU CANDIDATA A PREFEITURA. Vários outros também são. Cada um de nós tem uma trajetória, fez campanha para um candidato a presidente, teve uma passagem pelo Legislativo etc. No segundo turno, qualquer um de nós que não esteja lá vai optar por um dos dois candidatos na disputa - exceto o PSOL, que certamente vai pregar o voto nulo porque é tudo igual então tanto faz etc. EU QUERO ESTAR NO SEGUNDO TURNO. Seja contra o Serra, o Russomano, o Chalita ou o Haddad. Se os tucanos tivessem insistido naqueles seus pré-candidatos, eu possivelmente já estaria lá, em segundo, atrás do Russomano - que vem se mantendo no alto desde as primeiras pesquisas. Quem sabe em primeiro. Eu e os tucanos, que somos "do mesmo campo", DISPUTAMOS votos uns com os outros. Os votos de quem desaprova várias coisas nos demais candidatos. Mas esses bitolados só conseguem pensar em Serra, Haddad e, no máximo, Chalita. Obsessão. Freud talvez explique.

(...) Lançou sua candidatura na Câmara dos Vereadores, onde dançou ciranda ao som de tambores à la Olodum baiano, e falou de suas ideias para a cidade.

Quer pegar terrenos usados como estacionamento durante o dia, e ociosos à noite, e construir apartamentos que levem a população a deixar a periferia para morar na região central.
Está na contramão das propostas de concorrentes como o deputado federal Paulinho da Força (PDT) e o ex-ministro Fernando Haddad (PT), calcadas na redução de imposto para empresas que se instalarem nas franjas da cidade. A ex-VJ da MTV não disse em que está baseada. (...)


1- Deixa eu ajudar o Valor Econômico a atualizar seus arquivos. Eu sou ex-estudante de Magistério, ex-atriz de teatro amador, ex-recepcionista de eventos, ex-professora da Cultura Inglesa, ex-redatora/produtora/diretora de programas, ex-VJ da MTV, ex-apresentadora da TV Cultura, ex-comentarista de futebol na ESPN/CBN/Rádio Globo/Folha de São Paulo, ex-AmericaOnLine, ex-Saia Justa. E, para ficar mais dentro do escopo (vida pública/carreira política), que tal ex-vereadora, ex-PT, ex-Subprefeita da Lapa, ex-editora do site de campanha do Serra em 2010 (não escondo, não "evito"!), ex-superintendente da Sutaco, "candidata a prefeita pelo PPS já em 2008, quando começou com 1% e terminou com mais de 4%, ficando atrás apenas dos "peso-pesados", muito mais conhecidos, Paulo Maluf, Geraldo Alckmin, Marta Suplicy e Kassab". FiK DiK.

2 - "Contramão das propostas" #myass. Uma coisa complementa a outra, como bem sabem o FHaddad, que estudou direitinho, e o Paulinho da Força, que também andou pensando no assunto. Tem de aproveitar espaços ociosos ou sub-utilizados no centro, onde já há infraestrutura melhor e maior quantidade de postos de trabalho, E incentivar a atividade econômica nas "franjas" da cidade. Para refrescar a memória (esse foi o segundo programa do horário eleitoral em 2008):




2 - A "ex-VJ da MTV" nem precisaria dizer em que "está baseada", porque usar os recursos da prefeitura para Habitação para adquirir terrenos na região central e erguer moradia ali (e não na casa do cac..., onde o terreno é mais barato", não precisa se "basear" em mais nada exceto a decisão política. Mas há vários mecanismos sim, que não fui eu que inventei - alguns já são lei, olha que beleza. Estão no Plano Diretor, por exemplo, as ZEIS, Zonas Especiais de Interesse Social, que já estabelecem que em determinados lugares só podem ser construídas moradias populares. Tem também a lei que disciplina a aplicação do mecanismo do IPTU progressivo para onerar os imóveis mal utilizados/sub-utilizados. Tem a possibilidade de conceder incentivos ao mercado, com crédito e isenções condicionados à produção de imóveis que atendam às necessidades maiores da cidade (e não apenas imóveis de alto padrão, que são ótimos para "investimento" (a Cyrela faz propaganda disso) ou residência de quem tem muita grana).

3 - A ex-VJ poderia explicar direitinho para o Valor o que pretende, se eles tivessem feito com ela o que fizeram com o Netinho de Paula e outros "prés" - deram-lhes uma página de entrevista. Claro, ele era um dos primeiros em intenção de voto. Eu também - antes do Serra, eu já era terceira. Mas, por alguma razão misteriosa ou nem tanto, o Valor resolveu me ignorar. Marcou um dia, desmarcou, não marcou de novo. (Talvez eles digam "vcs desmarcaram também". Verdade, precisamos cancelar um horário mas prontamente indicamos outro, e eles concordaram. Depois desmarcaram e sumiram).

Eu não devia nunca blogar com raiva, mas... hoje vou. Não quero guardar a raiva aqui dentro. Desonestos, displicentes, enviesados, irresponsáveis.

3 comentários:

  1. meios de comunicação não são mais as melhores forma de obter informação...
    ética do jornalismo é editada pelo olhar do anunciante, vai entender os valores do Valor?!?

    #sorte

    ResponderExcluir
  2. Esse é o grande problema da imprensa brasileira, eles NUNCA serão imparciais NUNCA...Soninha, acabou de (re) ganhar um (ex) leitor, pelo menos no primeiro turno...Se apoiar o Serra no segundo, perde...hehehehe

    ResponderExcluir
  3. Boa! Mas infelizmente é batalha perdida... O Valor tem sua pauta e opinião já definidos. Escutá-la teria sido mera formalidade da parte deles.

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.