quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Seleta Coletiva, ups, Coleta Seletiva

Minhas ações na prefeitura na área de resíduos:

1) Proporcionar melhores condições para as cooperativas

- Galpões do tamanho e localização adequados (para conseguir processar mais material, ampliar o número de cooperados e trabalhar em três turnos - dependendo do lugar, elas não podem passar das dez da noite, ou não tem bom acesso para os caminhões).

 - Maquinário moderno - por exemplo: esteiras que, por suas características, evitam Lesão por Esforço Repetitivo (LER).

- Crédito para aquisição de veículos

- EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) com a qualidade e quantidade necessárias

- Ações educativas para garantir a chegada de mais material e com mais qualidade. (Hoje chega muita coisa suja, muito rejeito).

- Assegurar que o material coletado em domicílio pela empresa concessionária seja transportado em caminhão gaiola e não o compactador (que faz com que boa parte do reciclável fique inutilizado).

- Oferecer assessoria jurídica, contábil, administrativa

- Oferecer qualificação e requalificação permanentes

- Assegurar e exigir boas condições de trabalho (vestiário, refeitório, etc)

- Apoiar a criação de "pools" ou outros arranjos entre as cooperativas para colaboração e troca de materiais (exemplo: uma recebe todo o isopor das demais, e assim adquire mais rapidamente a tonelagem que compense a comercialização, enquanto a outra concentra determinado tipo de plástico).

- CONTRATAR as cooperativas por serviço prestado; hoje sua receita depende exclusivamente do que conseguirem vender e de eventuais contratos com geradores para retirada de material.

[Tem mais, depois eu volto e completo]

2) Melhorar a logística da coleta

- Coleta domiciliar três vezes por semana, com veículos menores e separação por material.
Exemplo: 2ª-feira: vidro e metal; 4ª-feira: plástico e papel; 6ª-feira: plástico e papel
Por que? Porque assim as pessoas não precisam ter um lugar para armazenar o resíduo de uma semana;
porque o material já chega mais separado às centrais que podem ser cada vez mais locais de processamento, não de triagem.

- Comércio e outros grandes geradores: serão obrigados a contratar os serviços de uma cooperativa para coleta, separação e encaminhamento.

- Postos de entrega voluntária: bem localizados, bem desenhados (não podem ter a boca tão pequena que impede vários resíduos de passar pela abertura), monitorados

3) Fortalecer a cadeia produtiva (melhorar a destinação e o mercado)

- Destinar os resíduos dos órgãos públicos municipais para cooperativas ou Oscips preferencialmente (material de escritório, entulho, eletrônicos)

- Incentivar a instalação, em São Paulo, de indústrias/usinas de reciclagem (muitos materiais são processados fora do município)

- Ampliar as Compras Verdes da prefeitura, adquirindo cada vez mais material reciclado (já tem a lei que obriga a comprar papel reciclado, a Lei 14.439/07 . O projeto foi meu; para conseguir aprovar tive de aceitar que a porcentagem obrigatória fosse de 10%, mas eu queria 25%! Pra começar! rs)

- Estabelecer novas regras para a construção civil qto à destinação de resíduos

- Conceder incentivos para empresas que adquiram material reciclado.

Aceito, como sempre, críticas, reparos ou sugestões.





2 comentários:

  1. E se, através dos CADES regionais e dos NGD's (Núcleos de Gestão Descentralizadas da SVMA) fosse realizado um levantamento das iniciativas de coleta seletiva e datadores de cada sub?
    Em posse dessas informações geo-referenciadas poderíamos, a partir daí, desenvolver ações transversais no âmbito do poder público, como também parcerias com os atores sociais do território.

    ResponderExcluir
  2. Já faz algum tempo que assisti uma reportagem sobre a cidade de UNAI-MG onde há uma usina que transforma lixo em carvão, gera energia e ainda aproveita o material em condições de reciclagem (vidro, metal, etc). Infelizmente não tenho conhecimento técnico para avaliar todo o potencial do projeto mas se o que é mostrado nesses vídeos (estão no Youtube, ex: http://www.youtube.com/watch?v=_ss0e6fMAt8) traduzir o fantástico alcance dessa tecnologia (simples, barata e autosustentável) não entendo como não disseminá-la para todas as cidades e acabar de vez com os abomináveis lixões e aterros sanitários. Aliás, esse tipo de usina poderia ser instalada em cada aterro para consumir o lixo lá existente.

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.