quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Tudo depende

DataSonia: de cada 10 pessoas para quem eu pergunto "Já tem candidato a prefeito?", 8,5 respondem "ainda não".

***
Imagine se os institutos de pesquisa perguntassem se as pessoas já tem candidato a vereador... Aliás, deviam.

***
Não acredito nem um pouco que eu esteja mais perdendo voto do que ganhando. Isto é, em números absolutos, tenho certeza que, até aqui, eu cresci em intenção de voto. Mas se os outros crescem mais do que eu, claro que minha proporção diminui.

***
"A que você atribui o resultado dessa última pesquisa?"

1 - Que o Russomano ia se segurar lá em cima, eu sempre soube. "Quando começar o horário eleitoral ele vai sumir", diziam. "Olha... Outros já despencaram, ele AINDA não. E com esses dois dígitos até agora, vai ficando cada vez mais difícil enfraquecê-lo. O tempo vai passando e ele vai ficando... O tempo de horário eleitoral pode ser pequeno, mas ele tá na TV Aberta faz muito tempo, e fazendo um papel que as pessoas querem identificar em um político - o defensor dos fracos e oprimidos contra as fraudes e injustiças". Mas nem eu, nem ele, nem o PRB, nem a Record, nem a Universal, nem o PT, nem o PSDB poderiam sonhar que ele ia crescer E MUITO, a ponto de passar dos 30%!

Tanto é que... a mídia o ignorou por muito tempo (os "principais" eram o trio Serra-Haddad-Chalita) e os partidos não o colocaram na linha de tiro. Agora... Sei não. Melhor empilhar uns sacos de areia que vem chumbo.

2 - Depois de tentarem colar muitos rótulos no Serra (higienista, capeta, privatista, neoliberal) que não seduziam o povão "desorganizado", agora pegou: Serra larga tudo pela metade; Serra atropela todo mundo para chegar onde quer. Eu diria: Serra não aprende, Serra é burro. Acredita que o PSDB realmente vai apoiá-lo por reconhecer nele um bom governante, que vai defendê-lo de ataques (já que foi buscá-lo em casa para conseguir sair dos 3% de intenção de voto que tinham os seus pré-candidatos). Rá. E continua acreditando que o Kassab o apoia pra valer. Arrã.

3 - Claro que o candidato do PT podia ser uma caixa de correio, um carro novo com IPI zero e juro mais baixo ou o famoso poste que ele não ia ficar com 3, 4, 6% de voto. Tem dinheiro, tem o maior padrinho de todos os tempos, tem TV e de rádio a dar com pau, tem um exército. São Paulo parece um jogo de WAR com os cavaletes demarcando e conquistando territórios, e o PT ganha de looonge. São trocentos mil vereadores pedindo voto pro "H" - MESMO, não como os do PSDB, PMDB, PRB... (Aliás, o PMDB nem vereador eleito tem em São Paulo, senão vocês iam ver onde o Chalita estaria). Enfim, foi quase um milagre eles demorarem tanto tempo para me alcançar e ultrapassar, mas quando entra em jogo aquilo que o antigo, remoto Partido dos Trabalhadores chamava de "O Poder Econômico", aí o bicho pega.

4 - Imagine um segundo turno entre Serra e Russomano: se eu apoiasse o Serra, iam me chamar de vendida, dada, neonazi, higienista, traidora da povo etc. Isto é, iam querer que eu apoiasse o Russomano, né? Que se dá muito bem com a presidente Dilma, apoiou ela no segundo turno, tem o partido na base do governo, gosta de pobre etc.

Imagine agora um segundo turno entre Haddad e Russomano. Se eu apoiasse o Russomano, iam dizer que eu sou uma reacionária mesmo, que estou alinhada com a Igreja Universal, que traí meus ideais progressistas e vou começar a dizer que ser gay é praga rogada por macumbeiro (como alegou o Bispo Macedo durante uma sessão de exorcismo).

Enfim, sacomé, tudo depende. Em 2010, a Marina era uma traidora do movimento que estava fazendo "o jogo da direita". Ambiciosa, carreirista, safada, "sempre soube que não podia confiar nela". No segundo turno, saíram os blogs governistas apagando tudo de horrível que tinham escrito sobre ela e de repente a Dilma ficou mais verde que nota de dólar.

***
Enquanto isso, na Sala de Justiça...

Imagine there's no heaven.
Imagine there's no country.
Imagine se o Supremo Tribunal Federal tivesse condenado à prisão o Presidente da Câmara Municipal de Xiririca do Ó e ele fosse membro de um partido com o qual o PPS tenha feito aliança em 2010. Nossa, eu ia ter o meu tuíter mais pixado que o muro do Palmeiras se continuar jogando desse jeito: "E AGORA DONA SONSINHA, VAI DIZER O QUE? VAI CONTINUAR DEFENDENDO ESSA CORJA?"
Imagine se ele fosse candidato a prefeito aqui do lado da capital.
Imagine.




7 comentários:

  1. Por isso mesmo que eu acho que apoiar é muito diferente de coligar. Porque coligar você de certa forma se alia e bau bau seu nome ta vinculado ao partido x, apoiar você pode por exemplo se limitar para alguns pontos e pronto, pq aí fica fácil a comparação com o adversário que está em jogo

    ResponderExcluir
  2. Força Soninha...!! A verdadeira corja não se vence em um dia... aliás nunca serão vencidos por completo... tente conviver com isso, que cada vez mais pessoas do bem estarão ao seu lado...! Vaaai Soninha..!!!!

    ResponderExcluir
  3. Soninha, meu voto é seu e ponto.
    Vocês já conseguiram entender o motivo de tanta rejeição em torno do seu nome? Será que não seria a hora de fazer como as galinhas que botam um ovo e fazem aquele escândalo, ou seja, aparecer mais na mídia, assumir a contra-candidatura, apontar o dedo para todos ao vivo e a cores?

    ResponderExcluir
  4. Por favor ajude!!http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1148032-galo-galinhas-e-pintinhos-vao-ser-despejados-da-regiao-do-minhocao-em-sp.shtml

    ResponderExcluir
  5. Oi Soninha, Muito bom o texto! Confesso que estou meio tensa com a possibilidade do Russomano se eleger. Me dá uma sensação de dejà Vu, sabe (Pitta, Collor, Maluf.. =X). Queria te fazer uma pergunta sobre suas propostas para a educação. É claro que os professores são importantes, mas não são os únicos que colocam a escola para funcionar. MInha mãe é inspetora de alunos e é super desvalorizada. Ganha mal, não tem benefícios, e olha que, além de inspetora de alunos, ela é professora, mãe, psicóloga, delegada e amiga de uma escola com mais de 2 mil alunos. Vejo que a maioria dos candidatos fala de aumentar os salários dos professores, malhorar a carga horária, fazer plano de carreira, mas nenhuma proposta para o restante dos funcionários das escolas. Quero saber quais são as suas ideias para oferecer um emprego e salário de qualidade para esses funcionários também muito importantes para o Universo escolar. Boa sorte! Gisele Simões (sou só Gisele, não sei pq apareceu Gisele e Camila - hehehe - giselesdias@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  6. SONINHA, NÃO SE DESCABELE POR CONTA DE PESQUISAS! PESQUISA NÃO É 100%, PORTANTO, É DÚVIDA, É TALVEZ. EIS UM SLOGAN QUE PODE SER USADO COMO RESPOSTA:

    PESQUISA É DÚVIDA, É TALVEZ.
    CERTEZA MESMO É SONINHA PREFEITA, 23!

    TEM A MINHA AUTORIZAÇÃO INCONDICIONAL DE USO.

    SUCESSO,
    VITOR

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.