quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Aquele mau humor persistente

"Pesquisa indica que a inflação prejudica mais os mais pobres". Ah vá.

***
Eu estava crente que os pobres ou não existiam mais, porque o governo LulaDilma levou eles todos ao paraíso (das compras), ou eram protegidos de todos os males pelo governo e sua revolucionária política social.

***
Mas acho que os pobres estão todos em São Paulo, né? O pior lugar do Brasil.

***
São Paulo é uma vergonha. Tem só 70km de metrô! Vai na contramão do Brasil.

***
Sabe por que as cidades brasileiras, especialmente as capitais, estão milhares de km à frente de São Paulo? Porque o partido do MalufPitta (PP) é, há muito tempo, aliado do governo LulaDilma e ocupa o Ministério das Cidades. Como eles tem uma tradição muito boa em política urbana, haja vista o que seu maior expoente fez em São Paulo, fizeram uma revolução no Brasil: metrôs, moradia decente para todo mundo, saneamento básico 100% ao menos nas cidades, trânsito maravilhoso etc.

***
Aliás, a quilometragem do metrô, os milhões de pessoas vivendo em favelas ou conjuntos habitacionais muito sem-vergonha e longe pra cac., as enchentes, o trânsito não tem nada a ver com a passagem do Maluf pela prefeitura e o governo do estado. A culpa é daquele safado do Covas etc.

***
E a lição que o Rio de Janeiro dá pra gente em matéria de Habitação, Transporte e Segurança, hein? Espetáculo! A gente tem muito que aprender. Violência zero!

***
Vamos mudar de assunto e falar da construção de alianças.

O chamado "mensalão", pensavam alguns membros do governo, era só para pagar dívidas de campanha do PT e partidos da base aliada, em função de despesas realizadas com recursos não contabilizados. Pô, se fosse isso tudo bem, né! Que encheção.

Mas eu sempre fiquei curiosa. Digamos que fosse.

- Dívidas de campanha, de vários milhões? Ahn... Com quem, hein? Quem foi que levou um calote desse tamanho?

- Caixa 2, quer dizer, "recursos não contabilizados", são doações feitas "por fora", por quem não quer aparecer como doador. Então peraí, o partido pegou dinheiro "por fora" e ainda precisa de empréstimos vultosos para pagar as dívidas de campanha? Gente, cassa o registro do contador deles.

- Se o partido se enforcou desse jeito durante a campanha, como é que ainda consegue crédito no banco? Vai pegar milhões de recursos emprestados para pagar as dívidas de campanha, quando podia contar inclusive com patrocinadores "por fora", e vai pagar a dívida para o banco (que cobra aqueles juros suaves) como?

***
E muita gente boa, honesta, inteligente defendeu e continua defendendo o PT. Como se o partido fosse deles, não dos demais.

***
Ontem o representante do PSOL em um debate em escola de Ensino Médio condenou, mais uma vez, as doações de campanha feitas por grandes empresas aos outros candidatos. "Ninguém rasga dinheiro! Se alguém doa para um candidato, é porque espera alguma coisa de volta".

No meu mundo, pessoas fazem doações, sim, porque acreditam em uma pessoa, um projeto, uma causa. Não todas, mas elas existem, eu já vi!! Doam para o Greenpeace, os Médicos Sem Fronteiras, o SOS Criança, o Criança Esperança e para algumas campanhas políticas também.

O PSOL acaba criminalizando as doações - e justamente as que são feitas "por dentro", quando os doadores aparecem na prestação de contas. E criminalizando quem aceita doação assim, com registro oficial.

Faz nada bem pra política. A velha divisão do mundo em "o Bem e o Mal".

***
O PSOL arrecadou mais, até agora, que o PPS. Claro, vão dizer que os doadores deles são pessoas do bem, os nossos não.

***
Se é impossível acreditar que alguém faça uma doação de campanha sem estar mal intencionado, então um doador pessoa-física do PSOL - a menos que tenha doado os 5 ou 10 reais que eles mencionam - pode (ou melhor, SERÁ) alguém mal intencionado, certo? Porque uma pessoa física também tem seus problemas, seus interesses...

***
Campanha precisa ser MAIS BARATA, isso sim.

Algumas formas de fazê-lo:

- Voto distrital. Em vez de MIL candidatos a vereador disputando votos pela cidade toda, doze candidatos por distrito.
- Fim do Horário Eleitoral. NÃO SERVE pra escolher candidato. E custa uma fortuna - inclusive os acordos mais absurdos para conseguir aumentar o tempo do TV.

Pra começar, tá bom.


5 comentários:

  1. Soninha, se candidata a presidente. PS: Dia 22 (sábado) vai ter protestos contra a violência aos animais, você vai?

    ResponderExcluir
  2. Pois é, acabou-se a pobreza. Se vc ganha a fortuna do salário mínimo do Dieese, já tá tão bem na fita q tem q pagar IR. Mesmo q vc seja o único provedor da sua casa. Mesmo q vc pague uma bica de aluguel. Moro perto do trabalho, vou a pé, mas pelo jeito terei q me mudar, pra longe, engrossar a superlotação do transporte público.
    Gostei de saber q vc curte o voto distrital, não é um milagre, mas eliminaria mtas aberrações eleitorais.
    #vaisoninha

    ResponderExcluir
  3. Concordo em partes...

    Quando vc fala sobre eleição distrital eu não entendi mto bem... isso vale só para eleição municipal? me explique por favor!

    É a própria soninha que posta nesse blog?

    ResponderExcluir
  4. Se for a própria Gostaria de compartilhar algumas ideias contigo pois me sinto representado por você nessa eleição!

    1º Incentivo fiscal para bicicletas elétricas;

    2º Substituição de semáforos por passarelas em avenidas de acesso como a m'boi pois grande parte do transito é por causa de semáforos;

    Nos corredores você ja sabe né...!

    Enfim evitar o máximo a utilização de semaforos pois eles em grande parte é oque atrasa nossa cidade!

    Pareci o levy mas nos precisamos mesmo do monotrilho em várias partes da cidade!

    Tenho mais algumas... se gostar de receber ideias novas me responde.. Bjoo

    ResponderExcluir
  5. Acho que o METRÔ da ZORRA TOTAL é que tem a maior quilometragem feita até agora no Brasil; pelo menos sua "cobertura" atende a todos dentro do PROJAC, ihihihi…!

    Mas falando sério agora; eu sempre apoiei a ideia do VOTO DISTRITAL MISTO, p/ fortalecer as representações locais em cada bairro, e pela questão do CUSTO da campanha apontado aqui... em país sério é assim!! Mas como diria um certo Charles DeGaulle.....

    Em alguns países europeus, cargo de vereador e deputado é VOLUNTÁRIO (não-remunerado!!) e recebe-se ajudas de custo p/ exercer funções específicas p/ o "bem público". Será que um dia teremos essa mentalidade por aqui???!! Lá não se perde um ótimo profissional de saúde ou de comunicação, contabilidade, de direito, p/ assumir "carreira" de político.

    Bom, acho que é melhor parar de sonhar. ahahaha! :D

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.