terça-feira, 18 de setembro de 2012

Básico


(Essa foi para o Portal da Band, em resposta a um internauta)

Pergunta: Prezados candidatos, gostaria de saber quais são os projetos referentes ao tema de saneamento básico para a cidade?

O Saneamento é mais crítico nas regiões da cidade que tiveram ocupação desordenada. São centenas de domicílios não ligados às redes de coleta e tratamento de esgoto. 

Em alguns lugares, é necessário fazer projetos completos de urbanização, com verticalização (como nos projetos da Favela do Gato (gestão Marta) e Heliópolis e Paraisópolis (gestões Serra e Kassab), organização do viário (calçadas, ruas, guias), desimpermeabilização e  arborização, implantação de sistemas de coleta e reaproveitamento de água de chuva, aperfeiçoamento do sistema de coleta e destinação de resíduos sólidos (recicláveis, entulho, “bagulho”, material orgânico etc) e recuperação do leito e margem dos córregos. 

Nas áreas completamente reurbanizadas ou naquelas em que não for necessário intervenções tão grandes, vamos estudar qual a melhor solução - que não é necessariamente o modo usual, de conexão a rede e transporte até estações de tratamento a longa distância. Existem muitas tecnologias - antigas e modernas - que permitem o tratamento de esgoto no local, inclusive com a possibilidade de geração de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.