domingo, 7 de outubro de 2012

Hoje, só amanhã

Engraçado passar a noite inteira respondendo "E agora, o que você vai fazer"? Sei lá!

Quando encontrei a casa onde moro agora, depois de meses procurando, levou um tempo até que eu parasse de prestar atenção em toda placa de "vende-se" ou "aluga-se" que aparecia. A sensação agora é parecida: ando na rua prestando atenção - "Não, esse negócio de semáforo eu preciso dar um jeito" rsrs.

Vou continuar querendo dar um jeito em todas as coisas, por isso já anunciei que sou pré-candidata à prefeitura em 2016 rsrs. "E enquanto isso?"

Queria não ter de me preocupar nem um pouco com dinheiro e poder fazer só o que me desse na telha.

Quero passar a noite na cracolândia; ficar lá olhando, puxar papo, fazer amizade. Como sou do tipo que tem ímã de maluco, é fácil rs. Quem normalmente é arredio, "cola" em mim com a maior facilidade. Adoro rsrs. Quero ser educadora de rua do Quixote, voluntária do Clube de Mães.

Quero ser "lobista" rsrs. Bater no Gabinete do Prefeito intercedendo pelas Mães da Sé e a busca de desaparecidos; pelos "meus" corredores BRT e minhas passarelas sobre as marginais; pelos planos cicloviários, as centrais de triagem, os surdos, os autistas, os caminhões, os animais abandonados, os ônibus fretados. Os ambulantes, os indígenas, a agricultura urbana.

Quero cobrir a Câmara Municipal; fazer um blog relatando as reuniões da Comissão de Constituição e Justiça e as sessões plenárias. Sem "off", sem bastidores, só o relato objetivo. Se as pessoas soubessem, toda semana, os Projetos de Lei todos que foram protocolados, os pareceres dos relatores e os votos dos membros da Comissão, já teriam um panorama e compreensão muito maiores do que acontece no Legislativo Municipal. Informações que já são públicas, reuniões abertas a qualquer interessado, mas quanta gente acompanha isso de perto?

Quero apresentar meu "powerpoint" explicando como funciona a Câmara Municipal em tudo quanto é lugar em que haja interessados.

Quero brigar pelo cazz voto distrital misto, porque não podemos ter mais NENHUMA eleição com essa barbaridade que hoje: mais de mil candidatos e um apelo para que as pessoas "escolham conscientemente". É como anunciar cerveja como meio infalível para que a Juliana Paes caia a seus pés e depois dizer "beba com moderação".

Quero ENCHER o saco de quem eu puder encher para cobrar a renegociação da p. da dívida da prefeitura com a União.

Sonhos, sonhos, sonhos. Para ser prefeita, tenho de esperar no mínimo mais quatro anos. Pra passar a noite na cracolândia, é só decidir rs.

Nos últimos 120 dias, pouco mais ou menos, saí de casa de manhã e passei a vida explicando proposta e pedindo voto até a hora de dormir.

Ontem eu fui dormir feliz. "Valeu".

Hoje acordei triste (tristeza do pior tipo - indefinível, imprecisa.) NOVE compromissos pela frente, ânimo abaixo de zero.

Claro que estava antevendo algumas coisas óbvias (jornalistas pedindo para fazer um "balanço da campanha" e cobrando a posição no segundo turno) e intuindo outras. Sexta-feira a Ana Luiza, do PSTU (segundo a Gloco) estava com 5% de intenção de voto, mas tudo indica que era eu. Queria ter mais do que isso, esperava ter ao menos isso,tive pouco mais da metade. Menos voto que em 2008.

Por que, hein? Óbvio: apesar de mais gente me conhecer E me apoiar agora, bateu um pânico geral ao preverem o cenário Russomanno + 1. Com medo de seu outro candidato (Serra ou Haddad) não chegar nem ao segundo turno, muito eleitor meu pediu desculpas (pediu mesmo!) por não votar em mim.

Eu sabia que isso ia acontecer, tinha certeza.

Os votos que eu podia perder porque pensavam que eu ia "liberar a maconha" ou "cobrar a gente por andar na rua", não perdi de sexta pra cá, perdi lá atrás. Esses que me deixaram agora foram decididos como forma de evitar "a pior das hipóteses", e nessas eu dancei.

Claro que ser a Soninha do PDT ou do PSB, a Ana Luiza do PSTU e outras coisas que eu fui durante a campanha (nos jornais e portais) não ajudam, mas ainda assim tenho certeza de que quem tirou meu voto foi o "medo do Russomanno".

Triste mesmo eu fiquei com a não reeleição do nosso vereador Claudio Fonseca. Nossa, a Câmara com ele tem muita qualidade a mais. Junto com o Ricardo Young e o Ari Friedenbach, teríamos uma bancada muito forte, consistente. Que pena.

E não só ele não... Sai o Chico Macena, entra o Vavá dos Transportes (PT). Sai o Claudio Prado (PDT), que é um cara bacana, entra um a mais do PRB. Entre o Telhada, o Trípoli é o mais votado, entra o Conte Lopess....Ô, dureza.

Bom, eu já to com tanto sono que não tenho condições nem de reler o que escrevi agora. Fica aí o registro de um cansaço enorme, tristeza e apreensão, um bocado de sonhos e uma convicção: paro não. Deixa só eu descansar um pouquinho que vocês vão ver :o)

Abraços aos meus cem mil e tantos sufragantes rsrsrs, boa noite.

25 comentários:

  1. Soninha! Você foi de longe a única candidata à prefeita nestas eleições. Sem promessas vazias e publicidade que apela pro emocional. Serão 4 anos difíceis, mas ainda torcerei por você! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. O problema é que no Brasil só tem candidato de esquerda, daí você vira só mais uma...

    ResponderExcluir
  3. Soninha, eu voto em quem confio e quem acredito e quem "conheço" (mesmo que só de longe rs)
    estou com vc desde a primeira candidatura à vereadora, quando vi a sua foto num outdoor, e continuarei com vc o quanto for preciso =)

    ResponderExcluir
  4. Valeu Soninha! Devagar e sempre que a gente chega lá!!! Quem persevera conquista, estamos orgulhosos de você, teu voto é fiel!!! E se seus votos tiraram o Russomano do segundo turno puts, que maravilha!

    ResponderExcluir
  5. Oi Soninha, engraçado. Estava inclinado a votar no Haddad por medo do russomano, mas na hora "H", pensei: quer saber? Vou escolher o que quero ao invés de tentar evitar o que não quero. E votei em você! Bjos, Lawrence Shum

    ResponderExcluir
  6. Só quero deixar registrado a minha admiração a você Soninha como pessoa, não só como candidata, por que muito candidato se apresenta ser melhor como politico do que pessoa do que cidadão, paulistano.
    Você é um exemplo de pessoa pública mas antes de tudo exemplo de CIDADANIA. É a prova viva de que um cidadão comum pode, e deve lutar, se posicionar e defender seus interesses e direitos.

    Seria um imenso prazer amanhã entregar a chave da nossa cidade pra você administrar ela nos próximos quatro anos, mas infelizmente dessa vez não foi possível, mas estou junto com você com esta esperança e mantendo este sonho vivo, de que um dia nossa cidade vai ser administrada por alguém que realmente a mereça. Quem disse que eu não posso sonhar? Quem disse que não tem jeito?

    ResponderExcluir
  7. Obrigado!

    Sem dúvida alguma você foi a única candidata que tem ideias que fazem sentido. Mas será que de fato o povo quer isto?

    Um amigo me disse algo estes dias que jamais esquecerei. Ele falava de traição: "Não tente dizer a verdade, elas querem acreditar em você, fale qualquer coisa provável que cola. Logo elas esquecem."

    Acho que é isto que as pessoas querem. Uma mentira provável, não a verdade.

    "Encher" a cidade de BRT's, VLT's, corredores em todas as grandes avenidas. Bondes em ruas comerciais como a Augusta em um trajeto quase turístico.

    Calçadas mais largas, o ser humano em primeiro lugar. Tudo isto bancado pelo dinheiro privado das grandes construtoras e do pedágio urbano é lindo. Mas não é perceptível, não é palpável...

    "Eles" querem uma solução menor, algo como "melhorar os ônibus atuais". Ou: "buraco zero nas ruas". É triste, mas eles querem uma mentira mais fácil de engolir do que a verdade, por mais bonita que a verdade possa ser no futuro, o que vende no Brasil é novela, não filme cabeça.

    Estou junto contigo. Tanto no sono, no cansaço e nos objetivos para a cidade. Mas decidi me graduar de novo e me tornar o melhor urbanista que a cidade já viu. Me formarei quando você estiver se elegendo.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  8. Soninha, se candidate a deputada em 2014 que vc tem grandes chances de se eleger. Pessoas como vc, Marina Silva, Marcelo Fleixo, Heloisa Helena não podem ficar de fora da politica. Infelizmente o povo brasileiro é burro e merece se fuder, reclama mas vota no continuismo, quem faz mais propaganda ganha a porra da eleiçao para cargos executivos. Mas como deputada vc estaria lá perturbando a vida dos corruptos, seria uma grande contribuição. Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é o certo eu sou de Itu eu disse a ela candidatar a Deputada eu apoio ela

      Excluir
  9. Parabens!!!
    Post corajoso! Só de ler ele já deu orgulho de ter saido de casa hoje, ido a pé até a zona eleitoral e ter apertado 23!
    e enquanto tiver forças, continuarei apoiando!
    Abs

    ResponderExcluir
  10. Querida, não se avexe, tudo tem sua hora! E continuaremos com vc até que essa hora chegue.

    ResponderExcluir
  11. Admiro sua disposição de continuar lutando pelas suas propostas. Torço para que o próximo prefeito tenha uma assessoria inteligente que vá buscar nos planos de governo de todos os candidatos as melhores ideias para administrar e minimizar os problemas da cidade.

    ResponderExcluir
  12. Valeu!! Continue com sua maneira de pensar e agir, sabemos bem como funciona esse negócio de eleições no Brasil!!
    Quando a Cultura for algo importante para os politicos, com certeza teremos um eleitorado mais capacitado a entender os bons projetos e atitudes!!
    Seguir em frente sempre!!!

    ResponderExcluir
  13. soninha por favor você deve continuar com a candidatura, vc perdeu essa mais foi muito diferente de todos os outros candidatos. você não precisou atacar ninguém e só se preocupou com as suas propostas e como resolve-las!!!!

    continue firme e forte que você vai fazer a diferença na prefeitura de São Paulo um dia!!!

    ResponderExcluir
  14. Soninha, durante a campanha inteira combati a seu favor!! (meu amigo direito da Juventude do PT que o diga rsrs)

    Confesso que nessa reta final me bateu um desespero: "Socorro!! Será que vai dar Russomano?". Até pensei em votar em alguém para garantir o segundo turno e não deixar o "mano" ganhar de primeira...

    Mas ai ouvi o Miguel (acho) dizendo num programa da campanha dele: "este primeiro turno é para fortalecer as propostas em que você acredita. O segundo turno é outra eleição".

    E, sinceramente falando, a sua proposta é a melhor! Você é a candidata que realmente queria o cargo, a que realmente quer mudar pra melhor a cidade..

    Fui lá ontem, 16h50, e votei 23!!

    E em 2016 vai ser Soninha de novo!!

    Só não pare de lutar, mesmo não tendo o cargo de prefeita! Confiamos em você.

    Diria Fernando Anitelli: "Milagres acontecem quando a gente vai à luta"

    É isso ai! Tamo junto!

    ResponderExcluir
  15. Querida Soninha, parece duvidoso dizer que você foi a maior vitoriosa dessa eleição, mas, SIM, você foi. Quantas pessoas se sentiram orgulhosas por votarem em você? Quantas pessoas se sentiram mais cidadã por isso? Sim, pois hoje em dia parece que votar, dependendo das circunstâncias, não necessariamente é um atitude cidadã. Um voto comprado, um voto dado sem consciência, não, não faz a pessoa cidadã, ao contrário, torna ela menos até, e enoja e desvirtua a verdadeira razão do voto democrático. Sabíamos desde o inicio que não seria fácil, mas também sabíamos que o possível carregava um talvez, que nos motivou, que nos deu esperança e que nos fez estar ao seu lado, mesmo que de longe, durante toda essa árdua caminhada. A tristeza decorrente do perder é normal, e você sabe disso. Sei que logo estará com a cabeça como ela sempre esteve,erguida, e com uma capacidade única de girar 360° para poder enxergar os problemas da cidade, e nos mínimos detalhes. Se por um lado SP abdicou de uma grande gestora pública, por outro ainda manteve a grande cidadã, que sabiamente faz a diferença, onde quer que esteja, seja perto do povo ou seja dentro do governo. É assim que a gente conheceu você Soninha, é assim que a gente aprendeu a te admirar, por esta capacidade de estender a mão sem olhar a quem. Com um povo carente de militância e militantes, a quem você soube emprestar a voz e o suor, sua missão, sua linda missão, sempre se fará presente. É o que nós, que votamos em você ou que te apoiamos, de qualquer parte deste país, esperamos. Até sempre!

    ResponderExcluir
  16. Não fique abatida se candidata a Deputada do estado eu garanto o voto já esta garantido sou de ITU-SP Abraços

    ResponderExcluir
  17. Soninha... minha admiração e torcida sempre! Orgulho pela pessoa íntegra, transparente, humana e sensata que vc é! Sua hora, nossa hora chegará!

    ResponderExcluir
  18. Trabalhei como mesário e votei pela 1ª vez. Meu voto foi seu e, não foi um voto ao acaso. Votei por acreditar nas suas propostas, acreditar na sua real vontade de melhorar nossa cidade, votei por acreditar em você.
    Não fomos para o 2º turno, mas saímos dessa eleição como vencedores. Sim, todos nós que te apoiamos durante todo esse tempo e seguiremos te apoiando, torcendo para que você não desista da carreira política.

    Abraços de um eleitor e admirador que espera ter a honra de votar em você nas próxima eleições. Até o próximo encontro. :)

    ResponderExcluir
  19. Soninha, você foi a única pessoa que vi apresentar o que pensa de verdade, diferentemente desses bonecos de ventríloquo que temos por aí. Isso é muito difícil e requer coragem. Gosto muito de seu trabalho e, mesmo tendo que ouvir de colegas, amigos e parentes coisa do tipo "traidora do 'movimento'", meu voto é seu sempre que estiver na disputa! Parabéns!

    ResponderExcluir
  20. Soninha, eu, minha mãe e minha irmã somos 3 dos cento e pouco mil que não desistiram de acreditar em suas propostas, mesmo com um aparente cenário desolador para a cidade de São Paulo. Que você tenha muito mais força, saúde e disposição para continuar a batalha. Afinal, continuo com você! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  21. Oi, até tentei fazer uma mini campanha para minha família para votarem em você, mas não rolou, minha família é muito partidária :( mas em 2016 já voto e se continuar assim, meu voto será seu e de uns amigos também. PS: Minha mãe até procurou seu numero antes de votar mas não achou.

    ResponderExcluir
  22. Soninha (te chamando assim aproveitando-me da informalidade que a relação que eleitor e político permitem): Você é uma política de marca maior e, em virtude das tuas propostas eu teria orgulho de votar em você, se fosse candidata em minha cidade. Concordo em grandissíssima parte de suas propostas e acho que elas são hoje o que a direita e (infelizmente) o que a "esquerda" brasileira (leia-se PT) temem.
    Só faço a minha ressalva, me somando a muitos que fatalmente têm a mesma opinião, rogando que essas muitas opiniões te façam, quem sabe, tomar posturas diferentes. Em matéria de segurança pública, as pessoas que você apoia tem um modo de agir completamente diverso do que você prega e você sabe disso.

    http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/eliane-brum/noticia/2012/10/um-reporter-ameacado-de-morte.html

    A direita merece ter voz e tem que ter voz. Mas que tem que ser combatida com muito pulso, força e atenção... ah, isso tem. O PSDB do Estado e da cidade de São Paulo, há muito rumou à direita. Sou paulista do interior, há alguns anos adotado por Santa Catarina. Em matéria de segurança pública, a impressão que as pessoas de fora têm em relação à São Paulo, é feia, é muito feia quando se trata de truculência policial. Quem não está acostumado e visita a cidade de São Paulo, hoje, volta, certamente, com relatos no mínimo estranhos acerca do comportamento da polícia militar. Já se tornou claro até para leigos. E a novíssima Câmara de Vereadores, com certeza, achará isso tudo ainda não basta, como você já deve saber.


    Um grande beijo, parabéns pela campanha honesta e pela força que tem demonstrado em seus anos de política.

    ResponderExcluir
  23. Nossa Soninha, volto a dizer não desista em primeiro lugar, olha tantas pessoas que vc tem acreditando, botando esperanças de que pode ser diferente. Hoje vendo o debate na tv fico realmente triste pela sua falta lá, pelo seu amor lá e assim, quero acreditar em algumas outras coisas que vc faz melhor que em depoimentos políticos, que é, dar o acesso ao pensamento politico valido, limpo sem julgamentos e sim visionário, forte e verdadeiro.
    Meu se gosta de conversar com malucos na cracolândia, vai lá fala, se quer ir conhecer um bairro e falar de politica vai lá fala, São Paulo é um espaço cheio de dimensões que quando conhece uma, percebe que vai pra outra.
    O que afinal quero dizer com isso, linda fica triste não mas continua a luta e vai de peito aberto e trilha sempre os caminhos da cidade, os bairros, as ruas e marca sua presença na vida, isso é mais importante e a esperança é algo que se transmite em contato com o externo, tanto pra vc quanto pra outro.

    Beijos e desculpe se sou tão abstrato ou louco, mas quis que malucos respondesse a sua suplica tá ai, descifre.

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.