quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Tá querendo o que...

...pra apoiar o Serra?

Bom, como eu quero mesmo ser prefeita mas dessa vez não vai dar, então eu quero:


Secretaria da Habitação
Secretaria dos Transportes (vou mudar o nome para "Mobilidade Urbana")
Secretaria de Coordenação das Subprefeituras
Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social
Secretaria de Serviços
Secretaria de e-gov (a ser criada por mim)
Ouvidoria

Meio Ambiente, Cultura e Esporte são muito legais, mas aí já é pedir demais.

***
Sério agora?

Eu realmente CONFIO no Serra para montar equipe de governo, recusar-se a atender pedidos indecentes de seus aliados, desfazer-se das indicações aliadas (ou do  próprio PSDB) que se revelarem equivocadas, aprovar projetos inclusive da oposição, bancar temas que contrariem os aliados e apoiadores...

Por que?

Porque eu vi a conduta dele no governo.

Criticam-no por ter trazido "prefeitos derrotados do interior" para as Subprefeituras. Ok, entendo - mas não é porque o cara é "de fora" que ele não pode ser um bom Subprefeito. Mesmo. Se tivessem me convidado para ser Subprefeita de Cidade Tiradentes, eu logo ia conhecer cada palmo daquele lugar, ouvir todas as pessoas, manter a porta aberta da Sub sempre. Como foi na Lapa.

Melhor esse critério do que o dos coronéis (ideia de jerico) ou entregar a Sub para os vereadores da base sem o MENOR critério, como foi na gestão da Marta. "Aqui é do Toninho Paiva, aqui do Viviani Ferraz, eles fazem o que quiserem". Se já é difícil conhecer tudo, lidar com um milhão de problemas e combater a corrupção com interesse verdadeiro e honestidade, imagine sem eles.

Serra fez o Centro Cultural da Juventude na Cachoeirinha ouvindo todo mundo que quis dar palpite - inclusive eu e o Youssef, que tinha sido Coordenador de Juventude no governo da Marta e era meu chefe-de-gabinete. E mandou às favas os fanáticos tucanos que acharam absurdo pintar uma parede enorme de vermelho... Mandou pintar e pronto, conforme a própria comunidade tinha decidido.

Aprovou e sancionou projetos de vereadores do PT mesmo quando o PT entrava no Ministério Público contra ele pelos motivos mais ridículos, travando verdadeira guerra (exemplo? Saiu uma foto dele em um ônibus que dava a impressão de que ele estava com o pé em cima do banco; o líder da bancada quis representar contra ele por "dano ao patrimônio". Juro. Não lembro se essa chegou a rolar).

Já a Marta VETAVA projetos BONS de vereadores do PT se esses vereadores fossem críticos e se recusassem a aprovar qualquer coisa que ela mandasse, sem tempo sequer para LER os substitutivos antes de eles irem a voto no plenário. Vetou o projeto do Neder que criava Conselhos Gestores nos Ceus, pode??

"Ah, mas não é a Marta a candidata agora". Porque o Haddad atropelou - pior, aceitou que o Lula atropelasse, fazendo "tudo que seu mestre mandar". Foi lá no jardim da mansão do Maluf, saiu na foto, perdeu a Erundina... Imagine a fibra e a firmeza para enfrentar a base aliada... Bom, ainda no ministério aceitou recolher o kit anti-homofobia para não criar problemas com PRB e outros.

Sim, o PRB do Russomanno, do Edir Macedo, do Senador e agora Ministro Bispo Crivella.

E o Serra?

O Serra, apesar de ter aliados e apoiadores hiper conservadores, que condenam a homossexualidade segundo suas crenças religiosas ou por sei lá qual razão, FAZ O QUE TEM DE SER FEITO. Criou a Coordenadoria da Diversidade Sexual, Centro de Referência para Travestis... Sancionou lei dando direito à licença em caso de luto por companheiro homossexual...

Aliás, para ser bem justa, o Alckmin também fez bastante pelos direitos LGBT. A Secretaria Estadual da Justiça e Defesa dos Direitos de Cidadania também tem atuação muito forte nessa área. Inclusive uma Coordenadoria específica.

Já o Lula... Vai na Conferência LGBT, tira foto com o arco-íris, "aumenta a autoestima" do pessoal e... Providência que é bom... Mesma coisa com a população de rua, os catadores... Meu, O QUE o governo federal fez por eles esses anos todos? Uma coisinha de nada aqui, outra ali... Mas tá sempre na festa de Natal dos catadores. Hmpf.

***
Também não fiquei satisfeita com a gestão do Serra em relação a Coleta Seletiva. Devagaaaar...

E discordo dele quanto à importância dos ônibus no sistema de transporte. Ele está/foi convencido de que só o transporte sobre trilhos "salva". Pra mim, ônibus é FUNDAMENTAL.

Enfim, claro que temos divergências. E ele, apesar do que pode parecer com sua proverbial impaciência, antipatia e estupidez nos momentos de stress, respeita divergências.

***
Voto no Serra porque não sou mais candidata. Meus votos não vão pra ele, como parece em alguns comentários ("se era para você apoiar o Serra, não devia ter votado em você"). Voto em mim é voto meu; agora, no segundo turno, cada um faz suas "segundas opções" - Serra, PT, branco, nulo, abstenção.

Por que eu não fiquei "neutra"? Porque seria o mesmo que voto branco, e eu tenho certeza do lado em que estou. Oposição ao PT - exceto na possibilidade de do outro lado ter alguém que eu considerasse pior para governar a cidade, como o PRB. E apoio ao Serra porque ele FOI um bom prefeito. E um bom governador.

***
"O PSDB destruiu São Paulo". Ah, aí não concordo MESMO. Somos 40 milhões no estado - um em cada 5 brasileiros vive AQUI. Somos "ricos"? Sim, arrecadamos bastante, até porque a atividade econômica também se desenvolveu mais aqui do que em outros lugares do Brasil - mas mandamos BILHÕES para a União. Volta uma merreca. E mesmo assim São Paulo está MELHOR do que outros estados do país. Tanto é que as pessoas vieram pra cá, construíram esta cidade e estado, e continuam vindo. Pra fazer um tratamento de saúde, por exemplo. 

Aqui falta creche? Falta, mas foram feitas muitas, muitas. Tudo com recurso próprio. Foram feitas mais escolas, mais teatros, piscinas, quadras cobertas... Mais moradias... Continua faltando porque é muita, muita gente. Muita gente. O estado de São Paulo é 4x o Paraná em população. A Grande São Paulo (capital + cidades vizinhas) já é duas vezes. É mais populosa, se não me engano, que a Bahia.

Para destruir o PSDB, esse povo fica falando mal de São Paulo... Não 'guento. O Chalita vem elogiar a Segurança e a Saúde no Rio de Janeiro... Fala sério... Pobre Rio, com anos e anos de PMDB... Vem dizer que aqui tem "só" 70km de metrô... É, bom mesmo é nas outras capitais, com recurso do PAC e tudo...

O governo TEM PROBLEMAS E DEFEITOS, mas dizer que São Paulo foi "destruída" é muita mentira, desonestidade.

***
"Você não faz política diferente p. nenhuma".

Eu FALO O QUE PENSO. Sem fanatismo, sem "se tá comigo é perfeito, não tá comigo é um lixo".

Eu respondo mil vezes o que me perguntam.

Eu não me escondo.

Eu quero ser prefeita. Não fico fazendo charme não.

Eu sou do PPS. Posso discordar dele sem problemas (apoio ao Paes no Rio, ao Agnelo no DF...); é democrático. Adoro meu partido.

7 comentários:

  1. Que Pena,
    Eu poderia tentar me justificar pelo comentário, mas não vou!
    Somente vou lamentar!

    ResponderExcluir
  2. concordo com você NUNCA DESISTA DOS TEUS PROJETOS se todos os políticos fosse que nem você O país seria bem melhor, PENSO COMIGO POR QUE SÃO PAULO NÃO VOTA NO FUTURO MELHOR, SÓ FICAM PARADO NO TEMPO DESCULPA ME MAS (PSDB E PT) TEMPO PARADO
    POVO NÃO VOTA PARA O FUTURO PPS 23.
    FICO DOIDO POR QUE NÃO OLHA OS TEUS PROJETOS E A VONTADE DE VC SER PREFEITA NÃO POR DINHEIRO MAS SIM VC QUER FAZER E VER A CIDADE DE SÃO PAULO FAZER A DIFERENÇA!!!

    ResponderExcluir
  3. Soninha te apoio como candidata a prefeita, mas não vi nenhum candidato falar em planejamento familiar ou controle de natalidade, como vc mesma falou, a população de SP é enorme e não para de crescer. Nascem mais crianças que a capacidade do Estado de provê-las de condições mínimas como creches, assit. médica, escolas, lazer, etc. Pode parecer loucura ou utopia, mas vc não acha que devemos reduzir esse crescimento populacional para colocarmos a "casa em ordem" e daí sim crescermos com planejamento??? Um grande abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Soninha, entendo que você seja contra o PT, acho justo já que você conhece o partido por dentro e se decepcionou. Mas me surpreende que você fale do kit contra homofobia. A campanha do Serra chama de "kit-gay", o Serra tem o apoio EXPLÍCITO de uma figura controvertida como o pastor Malafaia que é declaradamente contra direitos dos homosseuxais e foi flagrado uma mensagem onde eles combinavam que o Serra poderia declarar desvinculo do Malafaia e, paradoxo completo, o Serra no governo dele também criou um "kit-gay". Para completar, a secretaria de educação se justifica dizendo que o kit do psdb era só para professores (o que é mentira, já que haviam livros indicados para as crianças como parte do kit) e, fazendo acusações que não competem a uma secretaria estadual, afirma que os kits do governo federal eram para alunos, o que também é mentira. O que no mínimo é usar a máquina pública a favor de um candidato. Por conta disso, como já disse, até entendo você ser contra o PT, mas declarar apoio ao Serra usando como exemplo respeito à diversidade sexual mostra algum desconhecimento seu sobre o que o Serra está trazendo como material e promessa de campanha. Se ficar do lado de Haddad é ficar do lado do Edir Macedo, Serra não está em melhor companhia do lado de Silas Malafaia.

    ResponderExcluir
  5. Soninha,
    Fiquei muito feliz ao ler seu post. Não pelo seu apoio ao Serra em si, mas pelos motivos que te levaram a se posicionar assim.
    Eu tenho 25 anos. Me considerava de "esquerda", votei no Lula para Presidência, simpataziva com o PT.. enfim. Mas com tantos acontecimentos, ficou complicado manter uma escolha a um partido.
    Como muitos brasileiros, ando perdida no quesito política, sem saber em quem confiar.
    Mas, acima de tudo, estou cansada dessa história de, citando você: "se tá comigo é perfeito, não tá comigo é um lixo".
    Só tenho uma certeza nessa vida, que essa postura que não nos levará a lugar nenhum.
    Não aguento mais ouvir lendas antigas, sobre governo de rico e governo de pobre. Eu quero saber quem é realmente competente, quem é realmente honesto.
    Lendo seu post, senti que você está de olhos abertos. Senti que você está atenta ao que realmente importa.
    E é por isso que fiquei feliz, por saber que na política de hoje não temos só fanáticos cegos, chatos e ultrapassados. Há também quem pense e haja de acordo com o melhor para a cidade, para o país. E é gente assim que, pelo menos eu, quero como representante.

    ResponderExcluir
  6. Olá Soninha, fiz um comentário ontem, porém não foi publicado. Gostaria de saber se disse algo ofensivo para que o comentário não fosse publicado. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi Soninha, tudo bem? Sou morador da Freguesia do Ó, homossexual e tenho 30 anos. Fui síndico do meu prédio por alguns meses e percebi o quanto é dificil administrar uma comuinidade com pouco ou nenhum recurso e ainda lidar com pessoas de opiniões divergentes e ainda criticando seu trabalho mesmo sem te conhecer e o que tem feito para melhorar a vida dessas pessoas. Tenho acompanhado seu blog regularmente e confesso que sua postura transparente e objetiva, falar o que pensa e ser você mesma, me levou a acompanhar mais a politica e me interessar por suas propostas que realmente são inspiradoras e sei, mesmo que muito distante, o que você de ter passado em seus cargos politicos. Apesar de não ter conhecimento da história do seu partido, seus comentários e posicionamento politico realmente me fizeram voltar a acreditar que ainda existem políticos que realmente querem e fazem o melhor pela cidade e pelo país. Apesar de eu não ser tão ligado em politica, sua empolgação e vontade em querer mudar as coisas pra melhor, claro sendo realista, me faz querer poder um dia ter a oportunidade de poder trabalhar com você! Você me inspira e estou ansioso pra te ver atuando em São Paulo. Agora te seguirei sempre. Boa sorte e um grande beijo.

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.