sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Maletices da Inspeção

Eu falei, eu falei...

Falei que se a inspeção veicular fossem "gratuita" para os proprietários dos automóveis, a sociedade toda pagaria a conta. É assim que funciona quando uma despesa sai dos cofres públicos.

Falei que "as pessoas já pagam IPVA" também é uma embananação demagógica. Isto é, uma mentira que cai bem no ouvido das pessoas, que é um dos tipos de desonestidade mais difíceis de desmascarar.

Imposto é uma coisa, taxa é outra. Imposto é cobrado do conjunto da sociedade, respeitando alguma regra de proporcionalidade sobre renda ou valor da propriedade (muitas vezes furada, injusta, desatualizada). IPTU: maior conforme o valor do imóvel (teoricamente). IRPF: alíquota maior para quem ganha mais (em tese...). IPVA: corresponde ao valor do automóvel (mais ou menos).

Imposto vai para o Tesouro (municipal, estadual e PRINCIPALMENTE federal - a União recebe a parte mais gorda de tudo o que a gente paga, pra fazer a m. que faz). De lá, é destinado a Saúde, Educação, Funcionalismo, Assistência Social, etc etc etc.

Taxa, tarifa a gente paga por um serviço determinado, como é o caso da Inspeção Veicular. Então se tirar do IPVA o dinheiro para bancar a inspeção, estaremos avançando em um dinheiro que ajuda a sustentar todo o serviço público. Vai fazer falta.

Falei ainda que o que mata as pessoas de raiva não são os R$44 que o Haddad prometeu cortar. É a encheção de saco. Agendar, ir ao banco pagar, passar no mecânico antes por via das dúvidas (isto é, gastar uma grana e ficar um tempo sem o carro), passar na inspeção de ser mandado de volta ANTES de medir a emissão de poluentes e ruído porque a placa tá presa com um parafuso mal apertado ou coisa parecida. Aí volta no mecânico, fica de novo sem o carro, gasta mais dinheiro e tem 30 dias pra voltar lá e tentar outra vez. Se passar disso, tem de pagar de novo. Se tomar pau outra vez, tem de pagar de novo. Se passar na inspeção de poluentes mas não na de ruído, tem de fazer tudo de novo.

CARAMBA.

E a culpa não é da empresa contratada, a Controlar. O problema está na regra estabelecida em Portaria da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, que podia ser bem mais simples.

E quanto as coisas são muito mais chatas e complicadas, aumentam as chances de não cumprir a regra/dar um jeitinho.

Hoje comecei minha romaria Controlar. Primeira parte ok - entrei no site, imprimi o boleto (ainda bem que consertei a impressora de casa, senão a chatice ia começar aí), peguei o banco sem fila e paguei. Vim pra casa querendo marcar logo a inspeção e... Só liberam o agendamento TRÊS DIAS depois do pagamento da tarifa.

Aí não é culpa da Portaria da SVMA...

Portanto, semana que vem começa o segundo capítulo. Informarei. Câmbio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.