sábado, 8 de dezembro de 2012

Smile x Sorria

"Desventuras em Série", ou "Mais um capítulo da saga de Sonia Francine em aeroportos"

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Sim, eu errei. Eu perdi o voo da ida. Combinacao de burrada + imprevisto + o previsível.

Burrada: achei que ia conseguir ir de onibus para Cumbica (Airport Express, ótimo)

Aí vi que ia ficar muito em cima da hora e resolvi chamar um táxi.

Sábado, umas 7 da noite. Liguei para DEZ números - pontos, centrais. Nenhuma podia me atender "de imediato".

Liguei desesperada para uma amiga que me levou ao aeroporto. A Marginal estava ok, mas O ACESSO AO AEROPORTO... Horrível, parecia 6 da tarde de um dia útil na 23 de maio.

Bom, perdi. E a loja de passagens (no caso, da Gol) nao podia fazer nada para remarcar: "Você tem de ligar para o Smiles".

Aí comeca:

HORAS [hipérbole, ok?] pendurada no telefone para eles dizerem "tem que ser pelo site".

HORAS tentando navegar no site até encontrar o que fazer

Encontrei POR ACASO a seguinte informacao:

8. Nao comparecimento ao embarque (noshow):
passagens compradas ate 30 de Abril de 2012 : R$ 70,00 - por passageiro
passagens compradas a partir de 01 de Maio de 2012 : perda do valor pago e das milhas usadas para a emissao do bilhete Smiles

Só faltou dizerem "Perdeu, Playboy"

Seguinte: chorar nao adianta, entao o jeito era comprar outra passagem de ida para nao perder TUDO - dinheiro inclusive. Para o trecho da volta, completei as milhas com uns 300 contos.

Pelo menos para comprar a passagem com milhas foi MUITO rápido. Clicou, preencheu, comprou. Por SORTE, tinha voo as 9 da manha do dia seguinte.

Passei uma boa semana em Buenos Aires, ufa. Valeu. O voo de volta, originalmente marcado para as 10 da manha, tinha sido alterado por eles para as 5h30. Assim: "Sonia, houve uma mudanca no seu itinerario" e pronto.

Entao ta, ne? "De graca, quer o que?", devem dizer la entre eles.

Saí do hostel as 3 da manha, cheguei ao aeroporto feliz da vida as 3h45. Balcao nao tinha fila.

EU DEVIA TER ADIVINHADO QUE NAO IA DAR CERTO.

Nao deu outra: "Senhora, sua reserva foi cancelada".

OI? Cuma?

"Consta aqui que a senhora nao veio. A senhora veio pela mesma companhia?"

"Sim!"

"Mas nao posso fazer nada aqui. A senhora tem de ir ali na loja da Gol"

Contei a história outra vez...

"Tem aí o comprovante de embarque?"

Bizarro.

Revirei mala, bolsa o diacho e achei.

Nisso ela já tinha encontrado uma resposta para o meu caso: "Era um localizador só. Quando cancelou a ida, derrubou também a volta".

"Mas quando eu comprei uma passagem nova pra ida, a volta aparecia pra mim OK! Até oferecia a possibilidade de remarcar, se quisesse. Nao dizia que ela seria cancelada!"

"Desculpe, nao posso fazer nada porque é Smiles. A sra tem de ligar para a Central - aqui está o número. Eles comecam a atender as 6h00".

Eram QUATRO da manha.

Corri para o "Communication Center" para tentar pela internet - que só iria funcionar dali a uns 10 minutos (#tavafacil). "A sra pode voltar depois?". Posso, claro, vou até ali bater a cabeca na parede e ja volto.

Enfim, entrei no site do Smiles. Preguica até de contar que, depois de estar no Chat (Atendimento On-line) e já ter DOIS números de protocolo para o atendimento iniciado, fui instruída a "sair, logar e depois entrar novamente, já logada". EU ESTAVA LOGADA.

Final da história: "Perdeu, Playboy!". Cancelou a ida, perdeu a volta. Azar o seu que nao adivinhou. Perdeu as milhas, perdeu o dinheiro, perdeu tudo.

Entao aqui estou, no Communication Center, vendo pelo reflexo no vidro que está amanhecendo um lindo dia. Comprei outra passagem de volta - com milhas, e seja o que Ele quiser.

Total da brincadeira:
Original: 11 mil milhas + trezentos e poucos reais.
Final: As 11 mil + 10 mil da ida + 10 mil da volta + os trezentos perdidos + cento e pouco de taxa disso e daquilo.

Saiu SUPER EM CONTA essa viagem para Buenos Aires! E agora preciso ver se os pesos que me restam chegam para ir ao Aeroparque de onibus - se sobrar ALGUM para o café, ofereco o primeiro gole pro santo.

***
Atualização:

Consegui reembolso de uma parte do dinheiro pago na passagem de volta e, das 11 mil milhas jogadas fora, me devolveram dez.

Não sem briga. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.