quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Enche

Terríveis as enchentes do PMDB (Rio de Janeiro) e do PSB (Belo Horizonte).

***
RIDÍCULO o comentário acima (é meu mesmo). As enchentes sequer são “da prefeitura”, muito menos do partido do prefeito.

Mas os petistas/lulistas passaram os últimos anos falando em enchente demotucana. (Como incluir o PPS - um dos míseros quatro partidos de oposição - comprometeria a sonoridade da sigla, eles me chamam de demotucana também. Não estão aqui para explicar, estão para confundir).

Em um evento na prefeitura em 2009, com a presença do Lula e tudo, houve uma MANIFESTAÇÃO na porta “contra a enchente e inundação”. "Contra" “a enchente”, como se ela  fosse uma decisão da prefeitura. Com tambores e placas, cantavam “Desce Serra, desce até o chão/ [não lembro o que]/ a enchente e inundação”.

Chegaram a dizer que eles (Kassab e Serra, claro, sempre como se fossem a mesma pessoa) estavam deixando o Jardim Pantanal alagado DE PROPÓSITO para expulsar as pessoas dali e atender aos interesses da especulação imobiliária. (O link com a convocação para a manifestação diz isso).

Alguma semelhança com as recentes alegações sobre os incêndios?

***
Havia umas 30 pessoas, no máximo. Todas "simpatizantes da causa", porque morador do Pantanal quase não havia. E neguin' tira um sarro quando protesto tem pouca gente, como se a causa não fosse justa. Quando se tem grupo organizado, como o "Conlutas", já é difícil encher uma praça. Sem isso então...

***
2009 foi um pesadelo climático. Ao longo do ano (inclusive no inverno), durante muitos dias seguidos a notícia era “choveu em duas horas o previsto para o mês inteiro”. Dias SEGUIDOS. Claro que há enchentes. Claro que o rio sai do leito.

Haddad anunciou no primeiro dia de governo o seu plano anti-enchente. Limpeza de bueiros, re-estruturar a Defesa Civil...

Po**a, isso não é plano. Isso é providência imediata, elementar, + o indiscutível meio vago. A Defesa Civil melhorou nos últimos anos - viaturas novas, computadores nas "salas de situação", maior integração com o Centro de Controle de Emergências. Ainda falta MUITO e eu, na Subprefeitura, tinha mais essa razão para querer esganar o prefeito. Espero que eles vejam honestamente o que falta e providenciem.

Quanto a limpar bueiro... CLARO, né? Em alguns lugares, o intervalo entre cada operação de limpeza vai diminuir para 15 dias (segundo o SPTV, era de dois meses. Não sei). Ótimo, isso realmente é uma providência elementar importante. Mas olha... Eles vão ver o inferno que é limpar em um dia e ver tudo sujo outra vez, em intervalo bem menor que duas semanas. Ver o que é recolher dois caminhões de lixo/entulho jogados no lugar errado e NO DIA SEGUINTE já tem uma pilha outra vez. Se nas esquinas da Pompeia é ruim, precisa ver na Brasilândia, na divisa com Osasco...

É deprimente.

Educação, sabe? Falta muito. Mesmo quando outras coisas são mais acessíveis, tipo carro zero e faculdade privada e por isso o governo se jacta de ter feito “inclusão social”, sem educação a gente não aprende a JOGAR LIXO no lugar certo.

Elementar.

[Continua mais tarde]

***
PS1 - Aquela maravilha do PAC tem plano para as enchentes também. Achei, por acaso, o de Belo Horizonte. Só vendo para crer.

PS2 - Em uma materiazinha de menos de dois minutos, a Globo mostrou que, dois anos depois da "maior catástrofe climática da história do país", a da Região Serrana do Rio de Janeiro, continua tudo MUITO parecido com o que restou daquela tragédia. Casas abandonadas, semi-destruídas; pessoas no aguardo de
um lugar novo para morar.

Cinco mil casas populares foram prometidas pelo governo, mas ainda não estão prontas. Algumas estão condenadas, como o da cabeleireira Úrsula Carvalho, e na fila de demolição. Às 19h, os clientes já foram embora e Úrsula também deveria ir para casa, mas não consegue. Há quase dois anos, mora no mesmo local onde trabalha, porque, até hoje, não recebeu o aluguel social.

O governo respondeu que "é difícil achar terrenos" (e olha que o governo do Rio tem um Subsecretário da Reconstrução da Região Serrana!!). Porrra, isso tinha de ser uma reportagem especial, um Globo Repórter, um bloco inteiro do Fantástico. Mas como é no Rio de Cabral...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.