quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Super Transparente [NÃO]

Tenho certeza que antes de lançar o PAC 2 e o Minha Casa, Minha Vida - 2, Lula já dizia que tinha feito "um milhão de moradias" no "maior programa de habitação popular da história do país". Agora o governo federal faz anúncio na TV comemorando a entrega de... um milhão de moradias. Agora. (CLARO que antes era MENTIRA. Adiantava falar? Bem que eu tentei).

E esse um milhão, todos os minimamente interessados sabem, incluem muita coisa que nem de longe é moradia popular. A faixa de 1 a 3 salários mínimos, aliás, é ridiculamente atendida pelo programa. 

Pra variar, tentar conseguir informações nos sites oficiais é trabalho para caçador de tesouros. 

O PAC tem uma página oficial - bem organizada, até. 

De cara a gente encontra informações incríveis, por exemplo:

Autorizada reforma do terminal de passageiros de Salvador
A reforma contemplará, entre outros itens, a modernização do sistema de esteiras de bagagens e das pontes de embarque, e uma nova cobertura do hall entre o terminal de passageiros e o edifício garagem.
"AUTORIZADA a reforma". Puxa, isso é que é Plano de Aceleração. Afinal, foi indagorinha que foi feito o diagnóstico de que os aeroportos precisavam de muitas obras, especialmente nas cidades-sede da Copa, né?
Mas fui atrás das informações sobre o Minha Casa, Minha Vida em sua página específica
Ei-la:

Existem "27 empreendimentos" é uma informação bizarra em - como assim, um empreendimento por Unidade da Federação?? Fui lá saber de São Paulo. Cliquei.

Isso é tudo que eles informam:


Desse "investimento previsto", quanto é do governo federal e quanto do estado e municípios? Quantos, quais e onde são os empreendimentos?

Se vire para descobrir sozinho. #brincadeira


2 comentários:

  1. É Soninha, já tive esse problema, cadê a transparência que tanto falam? Sim alguns links mostram as informações, mas são muito poucos, são segredos guardados a sete chaves.

    ResponderExcluir
  2. Não sei realmente o que o povo vê nestas figuras mentirosas e manipuladoras de números; mas acredito que um dia a casa cairá juntamente com a vida destes PTralhas!!!
    Um grande abraço
    Nelson Nascimento Junior

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.