sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Orçamento for Dummies - 5

Na avaliação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias, a Comissão de Orçamento da Câmara opinou que algumas previsões de receita da prefeitura eram pessimistas.

Em "Hipóteses Macroeconômicas", por exemplo, a prefeitura previu um crescimento do PIB de 4,2% em 2013 - lembrando que a previsão foi feita lá atrás, no primeiro semestre de 2012. O Banco Central previa 4,5%. "A conjuntura econômica recente vislumbra um crescimento um pouco maior do PIB".

[Então tá...]

"(..) Espera-se que as medidas de natureza monetária e fiscal ajam de forma a estimular a atividade econômica a partir do segundo semestre de 2012. Neste cenário, mostra-se pertinente esperar um crescimento do PIB maior em 2013 e, consequentemente, fruto da demanda mais aquecida, as previsões de ma taxa de inflação relativamente mais alta em 2013, com o IPCA atingindo 5,6%, sãó plausíveis.

Em razão [dessas expectativas], entende-se conveniente uma reestimativa das receitas previstas para o ano de 2013, sobretudo as receitas tributárias, cuja arrecadação é mais sensível ao comportamento da atividade econômica".

Assim, enquanto o governo previu uma receita tributária de R$17,950 bi, a Comissão de Finanças da Câmara estimou em R$18,300bi.

A conferir...

***
Com essa previsão mais otimista, o relatório também afirma: "No que tange às despesas com pessoal, a revisão salarial geral, constitucionalmente prevista, consideramos que devam ser incorporados os elevados aumentos de arrecação causados pelo crescimento do PIB"

***
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.